Artigo Relacionado
From Brazil to Ukraine: 7 Conceptual Learning Spaces Expanding the Boundaries of Education

Kéré Architecture apresentou sua proposta para a Biblioteca dos Saberes, um complexo cultural de 40.000 metros quadrados no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Projetado por Francis Kéré, Mariona Maeso Deitg e Juan Carlos Zapata, o conjunto foi encomendado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e está previsto para um terreno próximo ao Cais do Valongo e à região da Pequena África. O projeto foi apresentado à comunidade em 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Entre seus elementos principais, estão uma fachada perfurada para proteção solar, jardins na cobertura, terraços ajardinados, pátios sombreados, áreas ao ar livre, um anfiteatro coberto e uma passarela para pedestres que conecta o edifício ao monumento a Zumbi dos Palmares.
![]()
![]()
![]()
![]()


No coração da proposta está a “árvore do conhecimento”, uma estrutura cilíndrica inspirada nas árvores nativas da Floresta da Tijuca e que evoca o papel comunitário das árvores na cidade natal de Kéré, Gando, em Burkina Faso. Este volume vertical articula os três níveis da biblioteca, que abrigariam salas de leitura, acervo, oficinas, áreas expositivas, um auditório e um café. O programa segue uma progressão do silêncio ao movimento: ler, compartilhar, reunir, performar, criar, comer e brincar, apoiando uma ampla variedade de usos comunitários no centro histórico. O projeto também celebra as heranças indígena e afro-brasileira, as tradições orais e o samba como forma viva de conhecimento. Ele reimagina o Atlântico não como separação, mas como um rio de história cultural compartilhada que conecta Brasil e África.


A proposta também se inspira nas camadas culturais da antiga Praça Onze — berço da primeira escola de samba do Brasil — e na proximidade com o Sambódromo de Oscar Niemeyer. Ao apresentar o projeto, o prefeito Eduardo Paes afirmou: “Da Pequena África para o mundo, o projeto de Francis Kéré homenageia as formações atlânticas, africanas e portuárias que moldaram este Rio plural, casa de todos os cariocas. Uma biblioteca do samba e dos saberes do povo, ela consolida o legado do Rio como a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de Capital Mundial do Livro da UNESCO — uma honra que agora se torna obra e símbolo do nosso tempo.”
From Brazil to Ukraine: 7 Conceptual Learning Spaces Expanding the Boundaries of Education

A Biblioteca dos Saberes é uma celebração da linda cidade do Rio de Janeiro. Amo seu ritmo, suas vozes, seu espírito que flui pelas ruas e acompanha as ondas do Atlântico. Esta biblioteca nasce da história e da sabedoria da cidade, do samba que move o corpo à poesia que move o coração. É uma casa do conhecimento que pertence a todos — um lugar onde passado e futuro se encontram sob o mesmo teto, aberto para a cidade e para o mar que leva suas histórias ao mundo. — Arquiteto Francis Kéré

Outros recentes avanços no campo da arquitetura cultural incluem a conclusão do Museu de História Natural de Abu Dhabi, projetado pelo escritório Mecanoo e dedicado a apresentar 13,8 bilhões de anos de ciência e descobertas, com foco na região arábica; a divulgação das novas imagens da Snøhetta para o projeto vencedor da futura Ópera de Düsseldorf; e o lançamento, pela Qatar Foundation, do Lawh Wa Qalam: M. F. Husain Museum, um novo espaço cultural dedicado à vida e obra do artista Maqbool Fida Husain. No cenário de eventos culturais, a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2025 encerrou sendo a edição mais visitada da história, juntamente com o encerramento do World Architecture Festival 2025, em Miami.

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Casa EJ / Leo Romano
Casa Crua / Order Matter
Casa AL / Taguá Arquitetura
Terreiro do Trigo / Posto 9
Casa São Pedro / FGMF
Casa ON / Guillem Carrera
Casa Tupin / BLOCO Arquitetos
EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes