Lançar imóveis requer cuidados no planejamento e atenção aos detalhes antes, durante e depois do evento principal
Fazer um lançamento de imóvel bem sucedido não é fácil. Muito pelo contrário. Exige dedicação, comprometimento de toda a equipe e estratégia. E muito embora pareça ser apenas mais um evento, o lançamento é um conjunto de táticas de captura e venda que precisa ser muito bem pensada para que dê as frutas certas.
Aqui no blog, já falamos muito sobre pontos positivos e dicas práticas de especialistas sobre o assunto sobre como lançar um imóvel no e-book “Lançamento Imobiliário na Prática”. Neste artigo, o que eu quero é dizer quais erros para evitar.
O que evitar em um lançamento imobiliário de sucesso?
Lançar imóveis não é nada fácil. E, por mais incrível que pareça, muita coisa pode dar errado se você não chegar aos detalhes. Portanto, diminua os equívocos e crie um lançamento imobiliário de sucesso com este roteiro de erros para evitar.
Erro #1: Não faça pré-campanha e campanha
Eu digo e repito: o lançamento imobiliário não é apenas um evento. Não adianta torcer para o sucesso de um lançamento sem uma divulgação à sua altura. Na melhor das contas, uma divulgação malfeita pode resultar em um evento em sua capacidade mínima; na pior das contas, será uma verdadeira catástrofe.
Pré-campanha e campanha servem para dar identidade ao seu novo empreendimento. Ele solidifica as propostas e qualidades do empreendimento e conversa com um público específico. Isso ajuda você a desenhar a atenção do seu potencial cliente e, consequentemente, melhorar suas taxas de conversão.
Erro #2: Não se concentre nas estratégias online
Outro grande erro é descobrir que seu lançamento só acontece no “mundo real”. Os lançamentos imobiliários também fazem parte do universo digital. Divulgá-los nas redes sociais, criar estratégias online e usar a internet como suporte para o evento é essencial.
As possibilidades de marketing online são muitas: você pode captar mais leads para o dia do lançamento através de landing pages, criar anúncios direcionados e mais. Com criatividade, um lançamento imobiliário de sucesso pode acontecer dentro e fora do mundo físico.
Erro #3: Não se concentre nas estratégias offline
O oposto também vale: há aqueles que focam tanto no online que esquecem o offline. Mas a verdade é que o lançamento imobiliário é um conjunto de esforços que deve convergir no dia a dia do evento. Por isso, as estratégias físicas também são muito importantes. Cartões de visita, outdoors do novo empreendimento, outreach em espaços estratégicos … s vale de tudo por um bom lançamento imobiliário.
Erro #4: Sobrecarga o espaço de eventos
Um lançamento imobiliário promete uma experiência de qualidade. Cumprir com essa promessa, portanto, é o mínimo a se fazer. Mas o que acontece é que, por falta de planejamento ou pouco acompanhamento do processo, alguns pitches podem apresentar problemas como excesso de pessoas, problemas de limpeza nos banheiros, entre outros desconfortos para as perspectivas.
Superar o espaço do evento, portanto, é uma falha grave que pode impactar os resultados do lançamento. Uma experiência ruim no ambiente de vendas pode desmotivar o cliente a continuar sua jornada até o final da compra.
Erro #5: Não treine as equipes de vendas
As pessoas que falam por sua marca precisam estar prontas para vender. Ainda mais no curto espaço de um lançamento imobiliário. Sendo assim, o treinamento pré-evento não é apenas importante, mas indispensável para o sucesso do negócio.
De acordo com o portal G1, mais de 60% dos consumidores alegam que um serviço de qualidade é mais importante do que o preço dos produtos. Ou seja, é essa recepção calorosa e atenciosa que fará com que mais da metade do seu público conclua a compra.
Erro #6: Não saber segmentar seu público-alvo
As pessoas não possuem interesses homogêneos. Não é todo mundo que vai se interessar por um empreendimento com perfil mais casual, por exemplo. Da mesma forma, nem todos terão condições de comprar um imóvel de luxo. Entender as necessidades do público do empreendimento é essencial para vender bem e garantir a satisfação do cliente.
Daí, segmentar o seu público. Conheça seu perfil, suas características e maiores desejos. Trabalhe sua comunicação especificamente para ele. Assim, ele será atraído por ele e, consequentemente, marcará presença durante o lançamento.
Erro #7: Esqueça o post-launch
Um lançamento de imóvel de sucesso não termina no final do evento. Você ainda deve manter contato com as pessoas que fecharam negócio, seja parabenizando ou oferecendo ajuda. Além disso, também deve aproveitar para qualificar aqueles leads que marcaram presença, mas por alguma razão não fecharam negócio.
Todo o pós-almoço é uma oportunidade para vender os imóveis restantes e converter aqueles contatos que já estão próximos de se tornarem clientes.
Erro #8 Não usar uma boa plataforma de gestão comercial
Lançar imóveis como as melhores práticas de mercado atualmente exigem uma plataforma completa de CRM. Em outro artigo, eu explico melhor sobre o que o software CRM é, mas, resumidamente, é um ambiente completo de gerenciamento comercial de imóveis.
Nele, você pode cadastrear seus leads, realizar análises de crédito, visualizar seus melhores corretores, assinar contrato e muito mais. No CRM CV, por exemplo, você conta com 9 módulos e mais de 365 funcionalidades nativas. Além de mais de 30 integrações!
Bem-sucedido launchpad do setor imobiliário: o que fazer?
Tendo em vista tantas restrições, você deve estar se perguntando: “afinal, o que posso fazer no meu lançamento?”. Tudo bem, eu quero te explicar exatamente isso.
Primeiro de tudo, se você tem um interesse no tema, sugiro que você faça o download do e-book “Lançamento Imobiliário na Prática”. Trata-se de um material escrito pela equipe de especialistas no lançamento do CV CRM. Sua proposta é entregar conteúdo de valor gratuito sobre pitches e fazer com que você entenda como criar seu evento, do início ao fim.
Agora, vamos para a lista: o que deve ter o lançamento?
- Estratégias on e offline
- Padrão visual para campanha
- Equitime organizadora de eventos
- Treinamento da equipe de vendas
- Preparado do público através da campanha
- comunicação assertiva com perfil de público
- Investimento em anúncios e publicidade
- Abroad use of email marketing
E muitos outros detalhes que você só encontra no novo ebook CV CRM.
Faça como grandes players da indústria imobiliária e planeem um lançamento bem sucedido!
Você sabia que o autor deste texto é parceiro Sienge?
O único CRM 5,0 do mercado imobiliário juntou-se à plataforma apaixonada pela construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gestão e integração, o CRM CV permite que você tenha um panorama completo do seu incorporador na tela do computador.
A partir da prospecção de leads para pós-vendas, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CV CRM-Sales Builder.
Para saber sobre o mercado imobiliário, vendas de geston e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e siga-nos no Instagram!