Liderança e mercado: 5 dicas para ser um incorporador líder

Liderança e mercado: 5 dicas para ser um incorporador líder

Liderança e mercado: 5 dicas para ser um incorporador líder

Liderança não é um post para o qual nos inscrevemos. Não é uma categoria que define exatamente o que faremos dentro de uma equipe. Liderança é um papel incumbente para aqueles que entendem que o fator humano é o nosso maior ativo.

Da mesma forma, liderar não é necessariamente preside, gerenciar ou administrar. A liderança vai além, já que todos nós, independentemente do cargo ou título do cargo, podemos exercê-lo no dia a dia. 

Seja você corretor de imóveis de uma equipe, gerente de equipe ou até mesmo diretor: Eu nem preciso saber você para dizer que saber liderança é o caminho certo para você. Porque liderar é uma arte exercida pelas pessoas e para as pessoas. 

E o que você aprende tornando-se um bom líder? Simples:

  • Sensibilidade ao erro
  • Sensibilidade a novos talentos
  • Habilidade de dizer “não” da maneira correta
  • Criação de outros líderes
  • Capacidade de solução de problemas
  • Habilidades Interpessoais
  • Redução de danos e retrabalhos
  • Capacitação de equipes
  • Regular o direcionamento de metas
  • Planejamento Assertativo de novas metas
  • Humanização do trabalho

Quantos benefícios, não é verdade? E, acreditem, essas são apenas algumas das milhares de vantagens em se tornar um bom líder. Na prática, isso gera maior retenção de profissionais, equipes mais desenvolvidas e, nós não podemos esquecer, lucros palpáveis.

Que tal acompanhar a questão mais a fundo?

O que é liderança em uma equipe?

Líder é aquele capaz de promover mudanças e influenciar pessoas dentro de uma equipe. Através de pilares como protagonismo, empatia e execução, um líder tem o poder de engajar equipes, mover positivamente seus arredores e, mais, criar novos líderes. 

Apesar de usadas recorrentemente para designar patrões (que representam um dos vários modelos de liderança) e gerentes, a liderança não é necessariamente sinônimo do “trabalho de poder”. É muito mais um conjunto de estratégias com foco na influência das pessoas. Dessa forma, qualquer profissional pode ser um líder. 

Mas, para isso, é necessário se exercitar:

O autoconhecimento

Líderes precisam de conhecimentos extensivos sobre si mesmos para que entendam qual é o seu melhor tipo de liderança. Diferentes temperamentos resultam em pistas distintas, e para saber a qual você pertence, nada melhor do que uma boa dose de autoconhecimento. 

Empathy

É impossível liderar uma equipe sem empatia. Por colocar-se na realidade do outro, você é capaz de compreender o que pode ser melhorado e o que precisa manter-se como está. Além disso, a capacidade de empatar gera um feedback positivo da sua equipe 100% dos tempos.

A inconformidade

Pode parecer estranho, mas o líder deve ser um eterno inconformado. Você sabe por quê? Quando nos conformamos, deixamos de lado nossa sede de mudança, e um líder deve sempre estar pronto para mudar, evoluir e revolucionar o seu ambiente. 

O protagonismo

Um líder deve entender que sua liderança significa protagonismo. Mas não de você: das metas que foram delegadas a você e da produtividade de sua equipe. O líder é responsável pelo sucesso de sua equipe, e precisa saber o que liderar e priorizar nas horas certas. 

Quais são os 3 principais modelos de liderança?

Há uma infinidade de leads, que podem variar de acordo com a personalidade, ambiente profissional e necessidade de cada líder. Entender qual modelo se comunica melhor com o seu perfil é o primeiro passo para implementá-lo no mercado imobiliário .

Agora, vamos descobrir, com exemplos práticos, como pode-se editar cada tipo de liderança.

Liderança Autocrática

O Líder Autocrático é, na verdade, um anti-líder. 

Aquele é aquele líder que conhecemos por chefe. Essa liderança tradicional cria uma hierarquia forte entre o chefe e seus subordinados, para que novas ideias tenham muita dificuldade florescem e os colaboradores não se sintam confortáveis fazendo além do que lhe foi atribuído. 

No mercado imobiliário, isso pode ser traduzido como aquele gestor considerado difícil, rígido e até mesmo ausente. Nesse cenário, o que se percebe é um grau muito baixo de proatividade da equipe, além de pouca flexibilidade por parte do gestor. 

liderança democrata

O líder democrático é o oposto do autocrático. 

Aquele é o líder que sabe gerenciar todo mundo, promovendo um ambiente positivo e a proposição gratuita de ideias pela equipe. Os líderes democráticos sabem elogiar e potencializar as qualidades de cada um. 

Já em caso de erros, a liderança democrata evita apontar culpados e envergonhando as pessoas na frente dos companheiros de equipe. Pelo contrário, o líder procura convergir, entender a raiz do problema e, só então, tomar as atitudes aptas para fixar o erro.

Para o mercado imobiliário, esse é o líder que propõe encontros sempre que possível, atende a seus colaboradores, integra novas ideias na cadeia produtiva e não se abre para ficar por dentro do nível de satisfação da equipe. 

liderança liberal

A liderança liberal é, resumidamente, aquela que se abstinera. 

Para líderes liberais, as decisões são tomadas exclusivamente pelos componentes da equipe. Nesse sentido, o líder faz muito pouco para ensinar, orientar e propor um método para as tarefas cotidianas da equipe. 

Embora o clima dessa liderança seja leve, ele perde muito em produtividade, uma vez que conta com o empurrador de todos os membros de uma equipe (não menos o líder). 

No mercado imobiliário, uma liderança liberal significa decisões não assertivas, sem foco no modelo de driven driven. Especialmente no setor imobiliário, cuja jornada de compra é demorada e muito bem pensada previamente, isso pode significar perda de autoridade do incorporador, além de uma queda acentuada e às vezes irreversível no número de vendas.

É boa liderança um diferencial competitivo?

Não precisamos nem sair da caixa para entender a relevância de uma boa liderança no ganho de produtividade. E nós também não precisamos ir longe para entender por que, atualmente, ser um bom líder é um imenso diferencial competitivo. 

O Gallup, uma marca especializada em consultorias globais e soluções B2B, comprovou em pesquisas que 82% das empresas não conseguem escolher seus líderes. A cada dez profissionais contratados para funções de liderança, apenas um possui empoderamento. 

Ou seja, otimizar a liderança em sua incorporadora já coloca você acima de mais de 80% das empresas do mundo. Sim, ser um bom líder é um diferencial competitivo que pode trazer frutos no curto, médio e longo prazo. 

Liderança no mercado imobiliário: qual é a importância do conceito?

Tanto no mercado imobiliário quanto em qualquer outro setor, ser um bom líder cria um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Além disso, otimiza a produção e a produtividade do colaborador, duas coisas muito importantes para a geração de lucro. 

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Certo, mas como todos esses conceitos se encaixem na realidade do seu setor? Bem, é relativamente simples: imagine que o líder de seus corretores ‘ equipe está sempre de mau humor, pouco proativa e inacessível. É lógico que seus corretores não se sentirá confortáveis para pedir ajuda, solicitar uma opinião ou até mesmo admitir um erro. 

Isto significará, em breve, sparkless brokers, que aprenderam pouco ou nada de sua liderança. Então quais são as chances de uma família em busca da casa própria aceitando fechar negócios com esse agente imobiliário desmotivado e inseguro?

O que é preciso para ser uma incorporadora líder?

Nós alcançamos a cereja no bolo: o que é preciso para ser uma incorporação líder, estimular a liderança em todos na sua equipe e colher os frutos daquele engajamento coletivo dentro da sua empresa? 

Isso é o que descobriremos agora.

1. Ouça a sua equipe

O primeiro passo para uma liderança de qualidade é ouvir de perto o que sua equipe tem a dizer. Preste atenção nas sugestões, opiniões e principalmente críticas de cada pessoa. Sim, as críticas da sua equipe imobiliária podem dizer mais sobre a sua empresa do que você percebe. 

2. Tenha uma voz ativa

Sua voz é a responsável por motivar a equipe. Então, líder, você não pode (e nem deve) calar a boca. Use a sua voz para incentivar o trabalho em equipe, dê vazão a novas ideias e seja uma referência para os funcionários. Mas, mais do que isso, use a sua voz também para reconhecer talentos, exaltar aqueles que merecem e mentoreou aqueles que estão precisando.

3. Estabelecer uma filosofia

Todas as boas lideranças precisam de uma filosofia sobre a qual se baseie. 

Aquela filosofia nada mais é que uma máxima que vai traduzir o objetivo da sua gestão. A filosofia geralmente vem na forma de uma frase curta, que pode ser entendida como a missão de sua liderança. 

É importante que sua filosofia esteja fixada na mente de seus colaboradores. Eles precisam estar cientes do que a sua liderança significa na prática. 

4. Definir metas estruturadas

É muito frustrante para uma equipe criar metas e não ser capaz de cumpri-las (ou até mesmo chegar perto do que foi estabelecido). Esse problema acontece quando a equipe não tem bons parâmetros e indicadores, e pode acabar demotivando todos os envolvidos. 

Daí, um bom líder deve assumir o comando da compreensão do progresso da equipe e estipular objetivos inteligentes com base em sua capacidade produtiva. 

5. Feedbacks de oferta

Precisamos saber se estamos fazendo bem ou mal para delinear nossos próximos passos profissionais. Claramente, um líder precisa ser essa voz, aquele nortista, seja para destacar sucessos ou erros. Mas atenção: seus feedbacks devem ser seguidos por dicas, proposições e ideias de como implementar o seu trabalho ainda mais. 

Liderança no mercado imobiliário: em conjunto em direção à inovação

Boa liderança é possível e deve ser incentivada em todos os mercados. O mercado imobiliário, que trabalha com valores relativamente altos, tempo de consideração mais longo e apelo emocional elevado, deve apostar na liderança como uma forma de se destacar.

E o que seria do líder sem as suas equipes? Todos são igualmente importantes na busca por uma empresa saudável, escalável e inovadora. Sabendo disso, compartilhe este texto com seus colaboradores e impulsione a criação de mais líderes na indústria.

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