O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira 10, que aproximadamente 1,2 milhão de pessoas seguem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul.
“[No início] nós chegamos a 560 mil famílias, quase 2 milhões de pessoas sem luz no estado”, afirmou Silveira à CNN Brasil, no município de Canoas (RS), um dos mais afetados pelas enchentes.
“Já diminuímos isso para 360 mil unidades consumidoras, mais ou menos 1 milhão e 200 mil pessoas”, que ainda estão sem energia elétrica.
Ao todo, outro 1 milhão de famílias foram reintegradas ao abastecimento. Cerca de 4 mil eletricistas continuam trabalhando no setor, conforme explicado pelo ministro. No entanto, as demais religações vão depender da baixa do nível da água.
A infraestrutura “está suficiente para a gente dar a resposta”, disse o ministro. “Agora ficamos nós esperando que a água desça”.
O boletim mais recente da Defesa Civil do estado aponta que mais de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas, com 113 mortes confirmadas, 146 desaparecidos e 756 feridos.