É muito comum ver pessoas com o sonho de ter sua própria casa, encontrar um novo imóvel para alugar ou até mesmo realizar um investimento em um imóvel para dar aquele reforçado no imóvel. São várias possibilidades e o marketing imobiliário é essencial para conectar empresas com pessoas em busca desses objetivos.
Hoje em dia, há várias coisas a fazer para qualquer um que procura obter destaque em um mercado tão concordado. O primeiro passo para ter visibilidade é simples: saber posicionar seu construtor ou loteador. Desta forma, é certo falar que os clientes não vão faltar, seja na compra ou até mesmo no aluguel, mas a conversão (venda ou locação) depende de uma série de fatores.
Executando o mesmo papel que em outros segmentos, o marketing pode: atrair, educar, engajar e, finalmente, gerar a conversão tão desejada, independentemente do que ela seja. Assim, é necessário saber como encantar o seu público, passar a segurança e dar todo o apoio na decisão para um novo lar. É exatamente isso que o marketing imobiliário pode fazer.
Através deste conteúdo, você descobrirá como melhorar sua gestão e suas vendas por meio de marketing imobiliário. Você verá os segredos para planejar uma boa estratégia e realizar conversões. Sendo assim, você está pronto para dar isso em seu embutido ou loteamento? Então, vamos lá!
Neste artigo você vai ver:
- O que é Real Estate Marketing?
- Estratégias de Marketing de imóveis para sua empresa
- Os principais tipos de marketing imobiliário
- Marketing Digital para Marketing Real Estate
- Por que o marketing digital é importante em empresas de construção civil?
- Iniciar para aplicar o marketing digital em empresas de construção
- Por que investir em Marketing Digital e Marketing de Imóveis?
- Vantagens do marketing digital na construção
O que é Real Estate Marketing?
Com o foco na divulgação de negócios, o marketing imobiliário é o campo que fortalece as marcas e cria conexões entre empresas do ramo imobiliário e do público desse setor. As estratégias e ações podem auxiliar na promoção de oportunidades imobiliária e de negócios, para atrair pessoas interessadas na compra ou aluguel de imóveis.
Nesse trabalho, há uma série de obrigações nas tarefas de marketing, além das mais todas elas são projetadas e adaptadas ao setor imobiliário, naturalmente. Desta forma, na rotina do marketing imobiliário, as tarefas consistem em:
- desenvolver anúncios de divulgação imobiliária e empreendimentos;
- definir estratégias de atração de possíveis stakeholders;
- desenvolver um relacionamento sólido com os clientes;
- fornecer suporte ao consumidor, pré e pós vendas;
- criar uma experiência de compra e contratação completa e satisfatória;
- revisar estratégias de marketing sempre que possível.
Seguindo essas bases, você pode ter certeza de que um trabalho de marketing imobiliário será capaz de alcançar o sucesso no apoio aos negócios de construção, loteamento ou outros tipos de indústria.
Obviamente, não é uma maneira super diferente de executar o marketing, mas sim uma adaptação para o mercado em questão, dando garantia de apoio para todas as necessidades específicas que ele impõe.
Mas que importância você tem de ter uma estratégia de Marketing?
No Brasil, o mercado imobiliário viveu uma fase de altos e baixos nos últimos anos. Mesmo assim, o setor da construção civil é um dos que mais demonstra potencial de recuperação.
Cotidiano, novos empreendimentos são criados, ainda na planta são vendidos imóveis para futuros proprietários. Vários são os incorporadores que trabalham com o máximo de potência em apartamentos de condomínios, casas, salas comerciais e várias categorias de propriedades. Consequentemente, o crescimento do nível de competitividade no setor é o resultado mais visível.
Você precisa investir em divulgação para o caso de querer destacar. Mas não só isso. É necessário fortalecer a marca e o relacionamento com o público, tudo o que pode ser oferecido por meio do marketing imobiliário e também do marketing de conteúdo.
Atualmente, para se manter ativo no setor imobiliário, é preciso reforçar a imagem da sua empresa e garantir que ela saia na frente dos concorrentes.
Estratégias de Marketing imobiliário para sua empresa
Estar inserido no mercado imobiliário não é sinônimo de ser tradicional. Diferente do que muitos pensam, há um espaço imenso para as inovações no setor. Assim sendo, marketing imobiliário vem abrindo portas diferentes e reinventando o mercado de uma vez por todas.
Antes de vermos os diferentes tipos de estratégias usadas neste ramo, vamos falar um pouco sobre a importância de investir neste setor para o crescimento da sua empresa.
Quais são os benefícios do marketing para o mercado imobiliário?
É provável que você já tenha boas noções sobre o marketing. A metodologia é composta por estratégias diferentes que buscam adicionar valor a uma marca. Assim, fomos capazes de promover um produto ou serviço com mais qualidade e de capacitação.
Daí, o marketing adquire rostos diferentes à medida que a empresa avança. Temos, por exemplo, digital, marketing de relacionamento e muitos outros. E, quando bem utilizada, as estratégias têm o poder de aumentar expressivamente as vendas de uma empresa.
Para o mercado imobiliário, a realidade é bem similar. Entre os principais benefícios, alguns recebem destaque, como:
- Educação do mercado: em virtude da necessidade de gerar valor, o marketing acaba utilizando práticas de produção de conteúdo que educam o mercado. Ou seja, ele acaba contribuindo para criar clientes mais antenados e conscientes em suas decisões;
- Aumento no portfólio do cliente: um dos conceitos instituídos pelo marketing é o “lead“, ou cliente potencial. Uma vez que suas estratégias trabalham na busca por qualificar e encaminhar essa liderança para compra, o aumento no portfólio do cliente pode facilmente ser percebido;
- Mais serviços personalizados: com o auxílio do marketing, o mercado imobiliário cede a foco no produto para priorizar o cliente. Assim, são oferecidos serviços muito mais personalizados e prospectivos para o que o consumidor deseja;
- Modernização de processos: o marketing pode ser um conceito relativamente antigo, mas ele se reinventa como as necessidades do mercado. Daí, utilizar o marketing no mercado imobiliário é uma garantia de modernização para processos internos.
Mas, acreditem em mim, estes não são os únicos benefícios que o marketing pode trazer. Ele também incentiva um melhor relacionamento com o cliente e promove o uso de diferentes tecnologias como drivers de processo. Com tantos pontos positivos, não é para o tote que o mercado imobiliário incorporou estratégias de marketing em seus próprios processos.
Os principais tipos de marketing imobiliário
O marketing imobiliário é o termo criado para definir as estratégias de marketing que são aplicadas especificamente ao mercado imobiliário . Ou seja, pode ter as mesmas características dos diferentes modelos de marketing, mas ela sega sua área de atuação na área de construção de .
Em outras palavras, o marketing pode se fazer presente nos mais diversos mercados. Seja na construção, finanças ou tecnologia, podemos utilizar as armas de marketing sempre que quisermos inovar dentro da nossa empresa.
Então vamos conhecer agora algumas nomenclaturas de marketing aplicáveis ao mercado imobiliário:
Inbound marketing
A partir dos termos que apresentaremos abaixo, o inbound marketing é o mais amplo. Ele atribui uma metodologia de marketing que busca gerar valor por meio da atração do público-alvo. Dessa forma, o inbound marketing quer que o consumidor venha para sua marca conscientemente.
O grande sorteio da entrada é a capacidade de fazer o público sentir-se ativo, e não passivo, durante a tomada de decisão. Através da criação de conteúdo de valor, o inbound atrai clientes e cria um cada vez mais sólido e fiel de amantes da marca.
Nesse sentido, ele provoquem:
- Mais engajamento;
- Comunicação Bilateral;
- Criação de um relacionamento;
- Interesse do público.
E tudo isso acontece através do acompanhamento do funil de vendas. Ou seja, inbound marketing é uma metodologia bastante completa que pode, inclusive, englobar os conceitos que traremos em uma linha.
Marketing Digital
Marketing digital é aquele que focaliza o ambiente digital, e é onde muitos dos esforços de inbound marketing estão concentrados. Ao acontecer na internet, tal modelo de marketing é reconhecido por utilizar, ao mesmo tempo, canais diferentes de comunicação. Por exemplo: e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram, LinkedIn e muitas outras plataformas digitais.
Com o marketing digital, uma empresa de mercado imobiliário garante:
- Mais modernidade para sua produção de conteúdo;
- Digitalização de atividades e estratégias;
- Contato mais de perto com o público da internet;
- Atração de parcelas maiores de audiência.
Mais adiante neste artigo vamos aprofundar melhor este tema em específico devido a sua importância. Mas antes, vamos conhecer mais uma espécie de marketing imobiliário que pode ser muito eficiente para a sua empresa.
Marketing de Relacionamento
Outra grande face do marketing é a relacionamento. Como o nome sugere, essa metodologia se volta para o protagonismo do cliente. Sua experiência é colocada em primeiro plano, e o que mais importa é criar um sólido relacionamento de fundação com aquele que deseja consumir seu serviço.
Resumidamente, o marketing de relacionamento deve oferecer estratégias de fidelização dos clientes. Além disso, ele precisa apostar em táticas como CS (Customer Success, ou Customer Success).
Através do marketing de relacionamento, a sua incorporação pode:
- Criar clientes mais leais;
- Aumentar o índice de referencial da marca;
- Estimular a segunda compra de clientes satisfeitos.
Gostou de saber sobre os principais tipos de marketing utilizados no mercado imobiliário? Então que tal descobrir como aplicar algumas estratégias incríveis em sua organização? Ele vem com a gente!
Marketing Digital para Marketing imobiliário
O marketing digital é um dos principais, se não o principal tipo de marketing nos tempos atuais devido ao imenso potencial de alcance em um curto período de tempo. Por esta razão, decidimos aprofundar ainda mais este conceito para que você possa se candidar no marketing imobiliário da sua empresa.
Nesse sentido, nossa intenção aqui é vender serviços de engenharia e arquitetura, não é mesmo?
Se você for contratar uma agência, ela saberá identificar exatamente qual pé é a sua empresa como presença digital e o que deve ser feito na hora de alavancar sua marca.
Diferentes momentos, diferentes abordagens.
Eu, como especialista em Growth Hacking (orientado por dados orientados), depois de propor soluções em marketing digital para várias empresas de engenharia e arquitetura, posso afirmar:
- Não existe um pacote genérico, cada empresa deve ser analisada individualmente;
- Campanhas de marketing são experimentos controlados feitos para coletar dados. Só assim nós ampliamos o que está dando resultados e descarte não é.
Como usar o Marketing Digital para construção
Chegou a hora de conhecer mais sobre estratégias dicas pontuais de marketing digital que podem alavancar seus resultados e contribuir para o crescimento da sua empresa. Vamos ver abaixo alguns deles.
Presença profissional nas mídias sociais
O primeiro passo é garantir a sua presença nas redes sociais. Para isso, sua empresa deve criar uma página profissional e alimentá-la com conteúdo regularmente.
Mas estar online não é tudo para garantir a assertividade da técnica. Você deve, também, manter um contato frequente com seu cliente pelas redes sociais e estar atento às suas tentativas de comunicação. Sendo assim, se um lead te envia mensagem, é importante que você tente responder em até 2h.
Isso acontece como o novo consumidor não gosta de esperar. Por isso, você precisa mantê-lo atualizado e ter as respostas na ponta da língua.
Investimento em SEO local
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para atuar melhor nas pesquisas orgânicas do Google. Através dele, você passa a otimizar sua construção de conteúdo e garantir um ranqueamento favorável em plataformas como Google Search e YouTube, por exemplo.
Então também é o SEO local que, por sua vez, tem um clipping geográfico. Como o espaço físico é algo importante para muitas incorporadoras, construtoras e loteadores, é essencial que você fique sabendo mais sobre a técnica SEO local para impulsionar os resultados em sua região de atuação.
E-mail marketing
E-mail marketing é uma estratégia de email trigger com base em seu funil de vendas. Ou seja, você cria e-mails específicos para cada tipo de cliente: aqueles que ainda estão na parte superior do funil, aqueles que já foram qualificados pelo marketing e também aqueles que estão em tempo de compra.
Além disso, é importante também disparar e-mails para aqueles clientes que finalizaram a compra. Essa é uma estratégia eficiente pós-venda que fará com que o consumidor não se esqueça da sua empresa.
Mas atenção: planete bem a sua estratégia de email marketing. O seu conteúdo deve ser relevante para o público e deve ser disparado até uma lista personalizada, com contatos que sua empresa alcançou. Não adianta comprar listas de e-mail ou disparar conteúdo genérico, já que isso levará seu incorporador para a spam box (lixo eletrônico).
técnicas de remarketing
técnicas de remarketing são indispensáveis em uma boa estratégia de marketing imobiliário.
Em princípio, o remarketing funciona da seguinte maneira: os clientes que entram em contato direto com a sua página são escolhidos para receber automaticamente novos anúncios sobre a sua marca. Tudo isso é feito automaticamente, exigindo apenas algumas configurações em sua página de anúncios.
Através do remarketing, sua empresa constrói progressivamente uma memória de marca, para que as pessoas atingidas comecem a reconhecer e a entender o serviço fornecido por você.
1. Iscas digitais
Os banhos digitais são conteúdo relevante e com alto potencial para chamar a atenção do público-alvo. Exemplos: e-boks, planilhas, vídeos, infográficos, webinários, entre outros.
A partir do momento em que a pessoa está interessada em alguns desses conteúdos, ela é convidada a fazer o download através de uma landing page com formulário. Dessa forma, caso você queira fazer o download do material interessado, será necessário que a pessoa forneça informações como nome, telefone, e-mail etc.
Dessa forma, você será capaz de converter um lead, recebendo seus dados que você pode usar para se relacionar com ele no futuro com ele, oferecendo conteúdo mais relevante ou até mesmo realizar uma abordagem de vendas, se for o caso.
É crítico considerar que, durante a busca por um imóvel, um lead acaba fornecendo e-mail para várias empresas com o objetivo de receber informações adicionais sobre a unidade em questão. No entanto, por mais que uma liderança demonstre estar pesquisando imóveis, isso não significa que, de fato, ele esteja no momento adequado para a compra.
Portanto, é essencial continuar mantendo o contato frequente com seus leads até o momento em que eles estiverem prontos para realizar a compra.
2. Fluxos de nutrição
Você já deve ter em mente que a maioria dos leads atraídos não está no momento da compra, por isso é necessário estabelecer um relacionamento para mantê-los próximos. Caso você não tenha assuntos interessantes e não insista na venda enquanto o cliente ainda está em fase de busca, há grandes chances de ele desistir da aquisição.
É necessário saber como fazer uma boa gestão de seus leads, e isso é extremamente fundamental para todas as estratégias de marketing imobiliário. Por isso, por meio de conteúdo rico e bem direcionado, é possível realizar a qualificação de seus leads para que eles se tornem compradores. O objetivo aqui é que o seu futuro cliente saiba, respeite e saiba que sua empresa pode auxiliá-lo.
Para que este seja firme, é necessário prever as formas de interações e abordagens esperadas pelos clientes, identificando os pontos ideais de contato, ou seja, os melhores momentos e canais para interagir com eles.
Sendo uma ferramenta fundamental para estratégias de marketing imobiliário, a ruler de relacionamento torna fácil definir esses pontos de contato e, consequentemente, melhora a tomada de decisão.
3. Segmentação de leads
Você quer entender quais são os conteúdos mais relevantes para suas perspectivas? Por isso, é preciso ter uma base de contatos bem segmentada. É importante entender que a coisa para a pessoa certa, deve ser conversada na hora certa.
De nada ele vai chegar na frente se você só sair disparando o mesmo conteúdo para toda a sua base sem, pelo menos, te conhecer. É válido mencionar que os leads só irão interagir com você caso você percebem que sua empresa entende suas necessidades e que está fazendo de tudo para tratá-las da melhor maneira, ou seja, personalizada.
Um passo importante no marketing imobiliário é a segmentação de leads em grupos menores, com características semelhantes. Isso possibilita a oferta de mensagens adequadas a essas pessoas, além de aumentar o impacto das ações. Entenda como fazer:
- Dados do Colete: as informações devem incluir análise de tráfego do site, perfis de clientes, histórico de compra e pesquisas de satisfação;
- Padrões de Alinhe: é possível que você descubra segmentos que você já esperava, ou até mesmo outros que sequer imaginavam;
- Identifique o comportamento de cada segmento: conheça suas crenças e preferências.
A partir do momento em que você passa a entender as características de cada segmentação, você pode definir os canais de comunicação mais relevantes e as mensagens adequadas. Como a jornada de compra é longa, é essencial entender o momento de cada lead para acompanhá-lo de perto durante a sua viagem de compra.
E quando falamos de eventos, falamos em trazer leads de experiências online para offline. Isso faz parte das estratégias de Marketing imobiliário e trabalha muito bem.
De acordo com um estudo feito pelo The Event Marketing Institute, 98% das pessoas tiram fotos e fazem vídeos de eventos ao vivo, enquanto quase 100% compartilham esses meios de comunicação nas redes sociais. Os eventos offline podem fazer muito barulho no ambiente digital e fomentar a publicidade online boca-a-boca.
4. Automação de Marketing
A automação de marketing é o uso da tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, possibilitando o aumento das vendas sem precisar de mais vendedores. Através dele, você passa a acompanhar e agir personalizado com o seu público, uma oportunidade para melhorar o relacionamento e aumentar as vendas.
Por meio dessa ferramenta, há redução no trabalho manual da sua equipe de marketing e, consequentemente, aumenta a eficiência, uma vez que diminui o tempo gasto com as tarefas.
Com o auxílio do marferramenta de automação de keting, você será capaz de:
- Planejar posts nas mídias sociais;
- Disparar e-mails específicos e personalizados de acordo com dados do cliente;
- Avaliar pessoas que realmente estão prontas para conversar com a equipe de vendas;
- Mensurar resultados das campanhas;
- E muito mais!
Em outras palavras, a automação de marketing possibilita a compreensão e o ato personalizado com as pessoas que interagem com a sua incorporadora. Hoje, você deve não só vender, é essencial para construir um relacionamento com o seu público e cliente. Dessa forma, além de você garantir a recompra, capta mais clientes para a sua empresa.
Mas como definir ações a serem tomadas para construir um relacionamento? É aqui que a ferramenta entra em ação. A automação de marketing permite entender o interesse de sua liderança e qual estágio de compra ele se encontra em. Assim você consegue tomar as ações corretas e receberá as informações necessárias para dar o passo adiante na jornada do cliente .
Por que o marketing digital é importante em empresas de construção civil?
O marketing digital é uma ferramenta que torna possível dois grandes ganhos: autoridade e relacionamento. Quer saber mais sobre eles?
Autoridade
Primeiro de tudo, vamos falar sobre a autoridade. Com ela, é possível se posicionar entre a competição com muito mais profissionalismo e valor de mercado. Assim, você passa a agregar mais qualidade à sua marca e sofisticar sua imagem no setor.
Um bom marketing digital permite que você trabalhe sua autoridade através da produção de conteúdo profissional. Esta produção de alto valor impacta novos públicos e constrói um maior rodapé em meio a seus concorrentes.
Afinal, você passa a ser visto como a empresa que não tem medo de compartilhar seus conhecimentos. Aos poucos, sua produção de conteúdo se torna tanto uma referência para outras empresas como também um portfólio para sua própria organização.
Relacionamento
Além da autoridade, outro benefício latente do marketing digital é a criação de um relacionamento .
Não é nenhum segredo que o novo consumidor deseja se sentir exclusivo. Muito mais do que uma simples compra, o consumidor 4,0 quer um atendimento de qualidade, preços justos e a criação de um relacionamento que o beneficie.
Para isso, o marketing digital é perfeito. Juntamente com o marketing de relacionamento e o marketing imobiliário, a produção de conteúdo é um driver da interação cliente-empresa. Nesse sentido, é criado um vínculo de troca, no qual sua liderança te confia com dados importantes em troca de conteúdo benéfica a ele.
O relacionamento pode significar a diferença entre uma compra feita e um desistente. Por se sentir conectado à empresa de alguma forma, a lead se mostra mais apta a comprar e mais confortável para fechar negócios.
Começa a aplicar o marketing digital em empresas de construção
Tendo entendido o que marketing digital é sobre em empresas imobiliária e de construção, chegamos ao momento de ensiná-lo como aplicá-lo em sua organização. No entanto, vale a pena lembrar que não existe uma fórmula perfeita para isso.
O que existe, de fato, são boas práticas. Com eles, você garante uma aplicação limpa e assertiva da sua estratégia. Desta forma, é garantido que eles não estão comprometidos erros comuns e preveníveis dentro do seu marketing digital.
Agora, vamos conhecer as principais formas de aplicar a metodologia na sua empresa. Vamos lá?
1) Atende o seu público-alvo
Antes de realizar qualquer tentativa de modernização dos seus processos, é importante saber com quem está falando. Mas por que?
É muito simples. Seus esforços devem ester completamente alinhado ao seu público. Tanto a linguagem que você usa em seu conteúdo quanto as referências visuais que sua peça traz, tudo deve se comunicar com um grupo específico de pessoas.
Sem conhecer bem o seu perfil de público, acerto em seu apelo de vendas se torna praticamente impossível. Afinal, é muito difícil falar sem saber quem está no outro fim da linha, não é verdade?
Uma vez entendido o público, crie sua persona a partir dele. Uma persona nada mais é que um personagem que tem os principais atributos de seu público-alvo. Esse personagem deve refletir os desejos do seu público e é para ele que você deve produzir.
2) Em seguida, defina seu posicionamento
Agora é hora de entender como você se posicionará. Parece complicado, mas na verdade é bem fácil.
Tudo o que você precisa entender é: qual a imagem que minha empresa quer passar?
Respondendo a essa pergunta, você terá em mãos o seu posicionamento. Sendo assim, sua organização pode ser mais moderna e jovial e abordar temas políticos. Ou então, ele pode ser mais tradicional e tratar apenas assuntos do universo do prédio.
O que importa é que o seu posicionamento esteja diretamente ligado ao seu tipo de público. Será que ele gostaria de consumir os assuntos que você quer falar? Se for assim, o seu posicionamento é perfeito.
Caso contrário, talvez seja melhor rever suas estratégias.
3) Criar um plano de marketing personalizado
Para criar um plano de marketing, você deve levar em consideração os 4 pilares citados acima, neste artigo. Defina planejamento, orçamento, plano de ação e metodologia de acompanhamento.
Em seguida, passe todas as informações possíveis para o seu documento. É essencial que ele seja coerente e traga um panorama realista do mercado da construção civil. Nesse momento, dados, índices e outros números atuais são de suma importância para guiar a estratégia.
Por que investir em Marketing Digital e Marketing Real Estate?
Se abordar o marketing digital, bem, muitos duvidaram que a internet assumiria as proporções da atualidade e que seria possível investir em marketing digital em construção.
As pessoas antigamente abriram empresas de engenharia locais e foram capazes de gerar bons resultados, com dedicação, trabalho duro e certas habilidades com finanças.
Atualmente, os desafios para manter as portas abertas são absurdamente maiores, todos enfrentam uma grande concorrência.
E essa afirmação vale não só para as construtoras e imobiliária, mas para as empresas de todos os setores.
O jogo virado, você precisa manter-se atualizado sobre as novas possibilidades de aumentar as vendas, reduzir os custos e os riscos do negócio.
Talvez algumas pessoas ainda consigam gerar alguns resultados com os mesmos esforços realizados no passado, mas a grande maioria não.
Já disse Albert Einstein “Insanidade é continuar a fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.
É preciso mudar.
Hoje, existem soluções que podem ser estas plicadas para apriorizar os setores: Comercial, marketing, planejamento e controle, produção, suprimentos de mão de obra, recursos humanos, finanças.
Todos os dias surgem novas tecnologias no mercado, focadas no aumento de resultados das empresas e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Um dado interessante:
No ano 2000, apenas 400 milhões de pessoas estavam conectadas com a internet. Hoje, somamos mais de 3,2 Bilhões de pessoas conectadas no mundo.
De acordo com o relatório divulgado pela UNCTAD (Conferência das nações unidas pelo comércio e desenvolvimento), brasil ocupa a quarta posição global em usuários de internet com mais de 120 milhões de pessoas conectadas (59% da população).
Em praticamente todos os locais públicos e privados ocupados é possível ver pessoas usando o celular.
Provavelmente a maioria de seus clientes já usa alguma rede social pessoal ou profissional, além do e-mail.
Por que não aproveitar essas oportunidades?
Se você já identificou que seus clientes potenciais usam a internet, investir em marketing digital na construção é o que levará sua empresa ao seu conhecimento.
Todos nós temos testemunhado campanhas de marketing digital extremamente bem sucedidas nos últimos tempos. Entre eles podemos citar Facebook, Instagram, LinkedIn, Uber, entre outros.
Você provavelmente está pensando “Nenhuma dessas empresas está no negócio de engenharia!”, “Em coisas de engenharia funcionam de uma maneira diferente.”
Concordo que há desafios técnicos envolvidos, porém, os mesmos princípios que foram aplicados a essas empresas para alcançar onde estão, podem ser adaptados para potencializar os resultados de sua empresa.
A mente humana trabalha com características semelhantes, não importa se você é um diretor, gerente, engenheiro, técnico ou estagiário.
Entenda que eu não estou dizendo para você desistir de suas estratégias tradicionais.
Meu objetivo é apenas mostrar que existe uma ferramenta poderosa para sua empresa chegar a novos mercados.
Vantagens do marketing digital na construção
Os excels de marketing digital (e muito) sobre o marketing tradicional.
Veja as vantagens de escolher fazer marketing digital na construção.
Low Cost
Em uma pesquisa realizada pela Lyfe Marketing, verificou-se que o marketing digital nas redes sociais tem o menor custo por mil impressões que as restantes modalidades.
Com pouco dinheiro e algum conhecimento, você pode obter um bom alcance das publicações de sua empresa publicando em redes sociais.
Ao optar por investir em marketing digital na construção, você poderá diminuir o orçamento com marketing ou mantê-lo indo e alcançar ainda mais pessoas interessadas em gerar negócios.
Segmentação
Seguindo a filosofia do marketing tradicional, as empresas anunciavam seus produtos e serviços incansavelmente, esperando que os clientes entendam as mensagens e tomem providências.
Foi usada mala direta, jornais, rádio, panfletos, guias comerciais, entre outras ferramentas que forneceram muito pouco controle sobre quem estava consumindo o conteúdo anunciado.
Como controlar quem vai ouvir o seu anúncio no rádio ou ler seu anúncio de empresa no jornal?
O marketing digital trouxe uma poderosa ferramenta de segmentação de pessoas, permitindo que você tenha exatamente como alvo o perfil do cliente que deseja adquirir.
Ao criar o Google ou redes sociais, com certeza, em algum momento, você vai se deparando com algum produto que você está propenso a comprar durante a navegação na internet.
No segmento de engenharia, uma ferramenta poderosa para atingir pessoas interessadas em comprar seus serviços ou produtos é o LinkedIn.
Em outro texto, abordo Como usar o LinkedIn para vender serviços de engenharia e arquitetura.
Nele te dá dicas de como usar a segmentação para atingir seus clientes, criando anúncios dentro da rede social.
Medição e mais retorno sobre investimentos
No marketing tradicional é muito difícil mensurar o retorno financeiro nos investimentos realizados.
Como quantificar o número de pessoas que foram atingidas por um anúncio de rádio?
Usando corretamente a internet para anunciar sua empresa, você pode medir exatamente o desempenho de todos os aspectos das campanhas realizadas.
Em uma campanha bem executada, você tem a possibilidade de verificar os números:
- Imprimir no anúncio;
- Cliques no anúncio;
- Direcionamentos para página de vendas;
- Orçamentos solicitados;
- Negócios encerrados.
Então, vamos considerar o exemplo:
Você gastou R$ 100, obteve 10.000 impressões do anúncio, 100 pessoas clicaram para página de vendas, chegou a dez orçamentos e você fechou dois acordos
A tendência, se você dobrar o investimento, é ter o dobro de negócios fechados!
Com o valor médio dos dois negócios fechados, conseguimos calcular qual o retorno financeiro sobre seus investimentos em marketing.
Viralização
Imagine se sua empresa faz uma publicação que viraliza em cada rede, e de repente surge com uma enorme quantidade de interesse em fazer negócios com você.
Com marketing digital isso é possível!
A partir do momento em que uma empresa cria impacto no nicho que age, a tendência natural das pessoas é compartilhar com quem se divide desses valores.
Viral marketing é uma realidade para as empresas que investem em marketing digital. Se você não acredita, veja o exemplo do jardim de cemitério da ressurreição que se tornou viral fazendo humor com temas relacionados à sua atividade.
Usando a criatividade você pode fazer com que todos do mercado de engenharia conheçam sua marca.
Engajamento
Quantas pessoas não estão interessadas em comprar da sua empresa neste momento, mas podem ser ótimas parceiras no futuro?
Usando recursos digitais é possível manter o potencial cliente engajado com sua empresa, através de conteúdo, emails entre outros recursos.
Campanhas específicas são criadas para garantir a entrada de novos contatos comerciais, bem como a reativação de sua base de contatos.
Clientes são segmentados como a decisão de compra, tornando mais fácil para qualquer um que adquirir os produtos e serviços de imediato, e relembrar seus clientes antigos que você existe e, está pronto para ajudar.
O aumento do engajamento é uma das principais vantagens de fazer marketing digital na construção.
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um conteúdo e hoje você poderia conferir o que é marketing imobiliário e mais 4 dicas de como encantar seus clientes e melhorar seus resultados no final do mês.
Sendo essencial para o desenvolvimento de sua incorporação ou loatação, as estratégias de marketing devem estar bem alinhadas com você e sua equipe. Assim, além de entender a jornada da liderança durante a sua empresa, será possível qualificá-lo e, finalmente, realizar a venda. Definitivamente, o marketing imobiliário é um investimento fundamental e que deve ser levado para o seu negócio.
Você sabia que o Vendas de Vendas tem a jornada de clientes mais completa do mercado imobiliário? Imagina ser capaz de ter todo o acompanhamento de seus leads desde a prospecção até a pós-venda, na palma da sua mão? Não perca tempo, vá até agora mesmo o website CV e peça um demonstração!