O colchão viscoelástico é o colchão que muitos também chamam de “Nasa colchão”, ou ” O colchão de espuma da NASA#8221;.
Isso porque foi a NASA que inventou essa espuma na década de 60, pensando em melhorar o conforto e a segurança dos aviões espaciais.
Mas atualmente é possível encontrar esse tipo de espuma em colchões e travesseiros comuns, para usar em casa mesmo.
O que é espuma viscoelástica
A espuma viscoelástica é um polímero que advém da reação química entre substâncias derivadas de compostos orgânicos juntamente com os catalisadores de água e elementos. Mas falando em termos práticos, é aquela espuma que afunda quando a abalamos e ela retorna para a forma original bem aos poucos.
Não é igual aos feixes de má qualidade que são deformados com o uso, e se um espuma que retorna para a forma original completamente, apenas devagar. E com muita maleabilidade, como se fosse uma massinha, apenas afunda exatamente onde ela é pressionada.
É por isso que é bem macio, amortecendo bem os impactos e moldando completamente a forma do corpo.
Recursos de colchão viscoelástico
Para ser tão confortável e suave, a espuma viscoelástica pode ser travesseiros ou colchões. Ao longo dos travesseiros, toda a peça é feita com esta espuma. Já os colchões são de algum outro material sobre a base, geralmente um colchão de molas, e só na parte superior tem uma camada com o material viscoelástico. Isso porque essa espuma é tão macia que se você fixar todo o colchão ele ficaria muito macio, e ao deitar nele estaremos muito afunilados, quase enterrados.
O colchão viscoelástico é ideal para criar conforto sem deixar o corpo retorcido, já que ele afunda mais onde o corpo pesa mais, e menos onde não precisa. Além disso, cria um sentimento confortável porque dá a sensação de que o colchão está lentamente afundando em torno de cada parte do corpo.
É uma boa opção também manter a cama raspando demais, com uma pessoa se mexendo de um lado e acordando outra, por exemplo. Mas para isso sua base precisa ser de molas ensacadas, e não de molas de boné. E isso geralmente é o caso mesmo. (Veja mais sobre tipos de molas para colchões aqui).
E em alguns lugares você ainda pode ver a informação de que a espuma viscoelástica é muito quente, mas não é mais verdadeira. Isso porque ela atualmente costuma ter um gel que a faz mais frescura. Basta pegar essa informação no momento em que você compra.
Pillow Viscoelastic
Outra maneira de ter um colchão viscoelástico é colocar um travesseiro viscoelástico em cima de um colchão de qualquer outro tipo. Isso pode ser uma boa opção quando o colchão já existe, ou para economizar um pouco, já que essa solução costuma ser mais barata. E funciona para colchões de casal único e casal.
O travesseiro geralmente tem cerca de 4 cm de espessura, e só é apoiado no colchão. É bastante semelhante ao colchão viscoelástico normal, apenas com a diferença de que o travesseiro é liberado, nesse caso.
Onde comprar o colchão viscoelástico
Veja em seguida vários modelos de colchão viscoelástico para comprar online, ou se você preferir ver aqui algumas coberturas viscoelásticas.
(Veja também: “Medidas dos Colchions” e “Tipos de Colchions“)
Projetos de arquitetura
Veja todos os projetos aqui do site para se inspirar: