Arquitetura
Mausoléu Thomas Sankara / Kere Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
450 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rimtalba Jean Emmanuel Ouédraogo, primeiro-ministro de Burkina Faso, inaugurou um mausoléu em homenagem ao ex-presidente e revolucionário panafricanista Thomas Sankara, junto de doze de seus companheiros mais próximos. Sankara governou Burkina Faso de 1983 até ser assassinado aos 37 anos durante um golpe de Estado em 15 de outubro de 1987, no qual outros doze oficiais também foram mortos. Durante seu governo, ele defendeu os direitos das mulheres, lançou campanhas ambientais, buscou a independência econômica do país e deixou um legado duradouro de reformas nacionais. O Mausoléu Thomas Sankara é o local de descanso final do ex-presidente e de seus doze aliados. Inspirado pelo movimento do sol, os treze túmulos estão dispostos concentricamente a partir do centro do edifício, cada um posicionado sob uma claraboia individual. A cada hora, um novo túmulo é iluminado pela luz solar, conduzindo o visitante por diferentes espaços de memória. Treze colunas formam treze vãos abertos que representam fisicamente a ausência daqueles que foram assassinados — um lembrete comovente do vazio deixado em suas famílias. Do lado de fora, um pavilhão sinuoso e colorido conduz os visitantes do Boulevard Thomas Sankara até a entrada do edifício.

Uma grande cúpula de 34 metros cobre o mausoléu e protege o espaço do calor intenso do sol. Orientado para capturar os ventos predominantes no eixo leste-oeste, o edifício conta com dois grandes portões de entrada com painéis vazados, que garantem ventilação natural, mantendo o frescor por meio da grande massa térmica da construção. O mausoléu é feito de laterita e tijolos de barro extraídos localmente, em continuidade ao compromisso de Sankara com a construção em terra no país. As comunidades locais participaram da extração do barro para a obra, ativando um sistema de construção que se espalhou para além de Ouagadougou e alcançou outras regiões de Burkina Faso. A conclusão do mausoléu marca a primeira etapa de um projeto maior: o Parque Memorial Thomas Sankara, iniciativa do Comitê Internacional para o Memorial Thomas Sankara, financiado pelo governo de Burkina Faso e projetado pelo escritório Kéré Architecture. O parque terá 14 hectares e incluirá um anfiteatro, restaurantes, lojas, escritórios, além de instalações educacionais e de conferências. Além do mausoléu, que será o centro cerimonial do projeto, uma torre será construída no exato local onde Sankara e seus companheiros foram assassinados. A torre terá 100 metros de altura, com um terraço acessível a 87 metros — uma referência simbólica ao ano do assassinato. A plataforma convida futuras gerações a sonhar o sonho de Thomas Sankara.


Francis Kéré comentou: “Esta é a primeira vez que me pedem para assumir a responsabilidade de construir um edifício em memória de uma grande figura. Considerando que Sankara foi morto aqui, o local permaneceu, por muito tempo, um espaço marcado pelo medo. Agora, foi transformado em um lugar de encontro e convivência, que promove a memória, o respeito e a esperança. Thomas Sankara teve um papel crucial na formação de Burkina Faso — inclusive dando nome ao nosso país — e suas ideias panafricanistas ressoam hoje mais do que nunca. Conhecê-lo foi um momento decisivo na minha juventude, e acredito que muitas pessoas em Burkina Faso sentem uma conexão profunda com ele e com seu legado. O mausoléu será um espaço pertencente ao povo, apresentando um importante marco histórico como símbolo de progresso, mudança e esperança.” O Parque Memorial Thomas Sankara será integrado ao plano de desenvolvimento do Cinturão Verde de Ouagadougou, que prevê novos edifícios inseridos em um grande parque urbano — criando áreas verdes valiosas para a capital árida do país e honrando o legado ambiental de Sankara.

Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


