Artigo Relacionado
Mercados: exemplos de arquitetura em planta e corte

A criação de um lugar não é, em princípio, algo complexo; basta que as pessoas passem a se reunir regularmente em um mesmo local, com um propósito ou atividade comuns, para que um espaço se constitua. Isso não exclui o fato de que um elemento físico precisa acompanhar esse encontro para que o espaço se torne acolhedor, funcional e convidativo. Essa ideia de um espaço que emerge da intenção pode ser observada de forma muito clara em uma das funções mais antigas da humanidade: os mercados de alimentos ou de produtos agrícolas.
Para que um mercado exista, o elemento arquitetônico pode ser tão simples quanto uma cobertura leve, capaz de abrigar os comerciantes e estabelecer um limite implícito para o lugar. Pode também assumir formas mais engenhosas, como a reutilização adaptativa de um edifício ou de um sítio existente, ajustado a novas necessidades. Em outros casos, trata-se de uma estrutura temporária e leve, montada para eventos ou demandas específicas e, depois, desmontada para ser reutilizada em outro local ou com outra finalidade.
![]()
![]()
![]()
![]()

Em todo o mundo, mercados de alimentos ou feiras de produtores reúnem pessoas em torno do ato mais básico: a troca de bens e produtos, fortalecendo os laços comunitários. A relação entre comerciante e comprador local exige muito pouco — apenas um espaço onde seja possível montar uma mesa ou um quiosque. A seguir, observamos alguns tipos de mercados criados seja a partir do projeto de uma cobertura marcante e icônica, seja pela reutilização de espaços já significativos para a comunidade local.
Mercados: exemplos de arquitetura em planta e corte














Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Construindo lugares de encontro. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.


![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na intervenção em uma casa tradicional antioquenha, localizada no sudoeste do estado colombiano, em um território montanhoso e de clima quente.


![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim de infância primordial, moldado pelo espírito do lugar e pelas emoções da criança. Um espaço simultaneamente protegido e onírico, seguro e aberto às maravilhas. Uma pequena aldeia: um conjunto abstrato de volumes piramidais articulados por pátios abertos. Uma escola vermelha, quente e acolhedora, que se eleva entre as árvores, aninhada no verde.

Casa EJ / Leo Romano
Casa Crua / Order Matter
Casa AL / Taguá Arquitetura
Terreiro do Trigo / Posto 9
Casa São Pedro / FGMF
Casa ON / Guillem Carrera
Casa Tupin / BLOCO Arquitetos
EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes