O Museu do Toalete, também chamado de Museu Internacional de Banheiros Sulabh, se tornou uma atração turística em Nova Delhi, na Índia. Fundado em 1992, o espaço é considerado um importante espaço para conhecer a história do saneamento no país.
Na Índia, as instalações de esgotos estão disponíveis para apenas 30% da população nas áreas urbanas, enquanto nas zonas rurais apenas 3% da população tem acesso a latrinas com descarga.
Com a sua extensa coleção de imagens e objetos, o museu expõe a evolução dos sanitários desde 2500 a.C. até aos dias de hoje. Com exposições, o espaço propõe mostrar aos visitantes o impacto das práticas históricas e contemporâneas de saneamento na sustentabilidade da água.
Entre os itens que mais despertam a atenção do público, está a réplica do banheiro do rei Luís XIV, da França. O sanitário está acoplado ao trono oficial do monarca.
Mantido pela ONG Sulabh International, sediada na Índia, o espaço tem entrada gratuita e foi criado para promover o saneamento em todo o país. A coleção apresenta peças de 50 países classificados em três grupos – antigo, medieval e moderno.
A sala de exposição exibe descrições, desenhos e réplicas de banheiros e práticas sanitárias do antigo Egito, Babilônia, Grécia, Jerusalém, Creta e Roma.