Grandes Obras

No Pará, Macron condecora Raoni e Lula defende ‘compartilhar com o mundo’ exploração da biodiversidade – CartaExpressa – CartaCapital

No Pará, Macron condecora Raoni e Lula defende ‘compartilhar com o mundo’ exploração da biodiversidade – CartaExpressa – CartaCapital



O presidente da França, Emmanuel Macron, condecorou nesta terça-feira 26 o cacique Raoni Metuktire com a Legião da Honra, a mais alta distinção do país. O líder kayapó é uma das personalidades mais emblemáticas na defesa da Amazônia.

A homenagem ocorreu na ilha do Combu, no Pará, ao lado do presidente Lula (PT). Este é o primeiro dia da visita de Macron ao Brasil. Durante a cerimônia, o petista reafirmou o compromisso de seu governo de erradicar o desmatamento em territórios amazônicos até 2030, mas fez uma ressalva.

“O que nós queremos é compartilhar com o mundo a exploração e a pesquisa da nossa riqueza de biodiversidade, da nossa riqueza daqui, mas que os indígenas possam participar de tudo o que for usufruído da terra que eles moram”, disse. “Nós não queremos transformar a Amazônia no santuário da humanidade.”

Raoni instou, por sua vez, os presidentes a continuarem defendendo as causas indígenas para proteger a floresta. Ele pediu a ambos que o acompanhassem em sua aspiração de receber o Prêmio Nobel da Paz.

“Não tem ninguém no planeta Terra que mereça ganhar o Prêmio Nobel da Paz mais do que você, pelos efeitos da sua passagem pelo planeta Terra”, respondeu Lula.

(Com informações da AFP)



Fonte: Carta Capital

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *