Arquitetura
Nossa Floresta / CTAA Architects Lab

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
450 m²
Ano:
2025
Fabricantes: CTAALAB, DONGLONG PROJECT CO., LTD. , Yamasa Mokuzai Co.,Ltd.

Diferentes elementos se reúnem e se fundem sob o grande telhado – A estrutura principal utiliza paredes de concreto aparente como elementos de sustentação e painéis de cobertura em CLT de cipreste. À medida que os espaços internos do edifício se transformam, o amplo telhado curvo, girado em 45 graus, cria diferentes configurações de duas águas em diálogo com o sistema ortogonal, revelando múltiplas aparências através de luz e sombra.

Este projeto adota novos materiais e métodos construtivos em CLT e GLT, que permitem ampliar os balanços e aumentar a curvatura do telhado. Assim, foi possível formar uma cobertura monumental, com 16 m de largura e 18 m de comprimento, rompendo com os formatos tradicionais de estruturas de madeira e criando um espaço habitável que combina beleza arquitetônica e eficiência estrutural.


O bangalô no primeiro pavimento parecia ligeiramente mais baixo que as casas vizinhas. Para corrigir essa percepção, elevamos a altura do telhado para 5,8 m e desenhamos coberturas em diferentes formas e alturas, acrescentando camadas às beiradas e evitando que o edifício parecesse baixo demais. O telhado se ergue e revela a bela estrutura de madeira, aumentando a imponência da cobertura.


O imenso telhado hiperbólico em GLT, girado em 45 graus, reforça a identidade do edifício e cria múltiplos espaços sombreados. Em cada ambiente, é possível observar as fendas diagonais formadas pelo encontro entre o padrão ortogonal do telhado e o plano, resultando em diferentes jogos de luz e sombra. Esse grande telhado de cipreste conecta os espaços como se fossem uma família vivendo em meio a uma floresta.

A cobertura hiperbólica em forma de bacia, com 16 m × 18 m, foi construída com 396 peças de madeira laminada, cada uma com curvatura única, unidas por mais de 3.000 diferentes conexões metálicas. A borda externa da cobertura curva se apoia sobre o telhado em CLT, sem necessidade de colunas. Os 46 painéis inclinados em CLT, de 2 m × 3 m cada, criam uma composição entre linhas (GLT) e planos (CLT), permitindo que a cobertura curvada expanda o espaço.



Para este projeto, foi utilizado cipreste proveniente de Kagoshima, no Japão. O uso de estruturas de madeira em substituição a materiais de alta emissão de carbono reduziu significativamente a pegada ambiental. A troca do aço pela madeira permitiu uma economia de 696 toneladas de CO₂ equivalente. Além disso, o desenho estrutural leve reduziu o tempo e a complexidade da construção. Durante a obra, o aroma do cipreste permeava o ar, aumentando o prazer e a eficiência dos trabalhadores. Com a conclusão do projeto, o proprietário relatou sentir-se relaxado e confortável ao retornar para casa, como se estivesse tomando um banho de floresta, graças ao perfume natural dos óleos essenciais liberados pela madeira.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


