Arquitetura
Nova Lima, em Minas Gerais, atrai empreendimentos de alto padrão
De acordo com o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Nova Lima, em Minas Gerais, ocupa em 2025 o nono lugar quando o assunto são as melhores cidades para viver no Brasil – a classificação é baseada em critérios como infraestrutura urbana, saúde, educação, segurança, moradia e sustentabilidade. Ao lado de Belo Horizonte, o município conta com regiões conhecidas pela gastronomia e pelo lazer. Um dos destaques é o bairro Vila da Serra – além de unir tranquilidade e conveniência, ele reúne os novos grandes empreendimentos de alto luxo da região.
É o caso do Place Vendôme, projeto da incorporadora Patrimar, localizado em um dos pontos mais altos das redondezas. Com uma vista panorâmica da cidade e das montanhas, o prédio é composto por 57 apartamentos com metragens entre 266 e 296 metros quadrados, bem como opções duplex e cobertura. O espaço, que possui arquitetura assinada pelo escritório Dávila Arquitetura, interiores da arquiteta Débora Aguiar e paisagismo de Benedito Abbud, foi cuidadosamente planejado para criar diferentes atmosferas em cada área comum, valorizando a experiência dos moradores e visitantes.

“Traduzimos a essência da Patrimar por meio da atenção minuciosa aos detalhes e da estética apurada”, diz a gerente de novos projetos da incorporadora, Juliana Lambi. Em termos de lazer, o edifício é completo: sauna, piscina coberta, piscinas descobertas, banheira de recovery com água fria, ducha, solário, deque molhado, academia, sala de pilates, quadra de saibro para tênis e quadra esportiva voltada para práticas como padel, pickleball e futebol são alguns dos atrativos.
O Place Vendôme está localizado no Reserva Jardins, nova ilha de luxo e sofisticação da Patrimar, planejada para elevar a infraestrutura da região com foco em um público exigente. “O local será composto por empreendimentos residenciais, todos desenvolvidos por profissionais renomados, com arquitetura sofisticada e alto padrão de acabamento. Cada projeto foi cuidadosamente pensado para proporcionar qualidade de vida, exclusividade, sofisticação e bem-estar”, explica Juliana. O destino fica ao lado do La Réserve, que conta com quatro empreendimentos.
O lounge de vendas do Place Vendôme oferece uma imersão no universo do empreendimento. Ali, os visitantes descobrem cada detalhe da arquitetura na maquete, vivem a experiência da sala imersiva e se encantam com o apartamento decorado, assinado pelo arquiteto Carlos Rossi — um projeto que prioriza a fluidez e a harmonia entre os ambientes. A atmosfera de conforto e sofisticação traduz o conceito do Place Vendôme. Para mais detalhes, acesse o site oficial da construtora.

Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


