O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, subiu 5 pontos percentuais e está numericamente à frente dos adversários na corrida eleitoral na maior cidade do Brasil. É o quem mostra uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pela Quaest.
De acordo com o levantamento, o emedebista saltou de 19% para 24%, acima da margem de erro. Foi a primeira pesquisa feita pelo instituto desde o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, há 11 dias.
O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparece em seguida, com 23% das intenções de voto – subiu 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Continua depois da publicidade
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) marca 21%, segundo a Quaest, o que representa uma oscilação negativa de 1 ponto percentual. Os três candidatos estão tecnicamente empatados.
Distantes do pelotão principal da pesquisa, aparecem o jornalista José Luiz Datena (PSDB), com 8% das intenções de voto (tinha 12%), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), também com 8% (tinha os mesmos 8%).
Veja os números:
Continua depois da publicidade
Ricardo Nunes (MDB): 24%
Pablo Marçal (PRTB): 23%
Guilherme Boulos (PSOL): 21%
Datena (PSDB): 8%
Tabata Amaral (PSB): 8%
Marina Helena (Novo): 2%
Bebeto Haddad (DC): 1%
João Pimenta (PCO): 0%
Ricardo Senese (UP): 0%
Altino Prazeres (PSTU): 0%
Indecisos: 5%
Branco/nulo/não vai votar: 8%
Leia também: Pesquisas eleitorais são confiáveis? Entenda as diferentes metodologias aplicadas pelos institutos
Segundo turno
A Quaest fez algumas simulações de segundo turno para a disputa pela prefeitura da maior cidade do Brasil.
Continua depois da publicidade
De acordo com o instituto, o prefeito Ricardo Nunes derrotaria tanto Guilherme Boulos quanto Pablo Marçal em uma eventual rodada final.
Já em um confronto entre Marçal e Boulos, aponta a Quaest, haveria empate técnico.
Leia também: Confira as principais datas, da campanha à posse dos prefeitos
Continua depois da publicidade
A pesquisa
A Quaest entrevistou 1.200 eleitores da cidade de São Paulo, entre os dias 8 e 10 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-09089/2024.
Reportagem em atualização.