Arquitetura
O fruto com propriedades medicinais que te ajuda a cuidar do fígado

Um alimento fácil de encontrar, mas ainda pouco consumido no Brasil, pode ser um grande aliado nos cuidados da saúde do fígado. Trata-se da nêspera, também conhecida como ameixa-amarela, uma fruta de cor amarelo alaranjada, de textura macia, com casca fina, que contém de uma a três sementes grandes em seu centro e possui um sabor doce com um toque levemente ácido.
“A nêspera é uma fruta muito versátil e nutritiva, ainda pouco valorizada no Brasil. Incluí-la na dieta é uma forma interessante de experimentar sabores novos e cuidar da saúde, aproveitando um alimento saboroso e fácil de encontrar em algumas regiões do país”, comenta o nutricionista Bruno Della Vechia Fiacadori, da Clínica CliNutri.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Os benefícios da nêspera para o organismo
A nêspera apresenta boas quantidades de fibras, vitaminas, compostos fenólicos e minerais
gi8mail/Pixabay
Rica em compostos antioxidantes, como o ácido ursólico, carotenóides e o ácido clorogênico, a nêspera pode auxiliar o bom funcionamento do fígado, já que tais componentes ajudam a proteger as células hepáticas contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
Mas o fígado não é o único beneficiado com o consumo regular da nêspera. A fruta ainda apresenta boas quantidades de fibras (pectina), vitamina A (betacaroteno), vitamina C, vitaminas do complexo B (como B6 e ácido fólico), compostos fenólicos, além de minerais, a exemplo do potássio, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.
“A nêspera pode auxiliar no combate da prisão de ventre, fortalecimento do sistema imunológico, equilibrar o colesterol, melhorar a digestão, tratar problemas respiratórios, ajudar no controle da diabetes, bem como favorecer a perda de peso”, diz a nutricionista Letícia Lenzi.
Como consumir a nêspera e cuidados
A nêspera pode ser consumida de diversas maneiras, o que inclui a fruta in natura com ou sem casca
Getty Images
A nêspera pode ser consumida de diversas maneiras, o que inclui a fruta in natura com ou sem casca, em sucos, vitaminas, geleias, compotas, doces, saladas de frutas ou verdes, e ainda em chá, feito com as folhas da árvore, porém, sob orientação de um profissional de saúde.
Os profissionais não indicam uma frequência ou quantidade pré-estabelecida para a obtenção dos benefícios da fruta, mas ressaltam que ela deve estar inserida em uma alimentação equilibrada. Além disso, na hora de escolher, vale prestar atenção se a nêspera está com cor uniforme, sem manchas ou machucados e evitar aquelas com sinais de fermentação ou cheiro forte. “O ideal é que tenham toque levemente firme, mas que cedam um pouco à pressão. Deixe de lado as muito duras ou muito moles”, orienta Bruno.
Pessoas com problemas digestivos, como úlceras ou doenças pancreáticas, devem ter cuidado com o consumo excessivo da nêspera devido ao seu teor de ácido. Além disso, ressalta Letícia, as sementes da fruta não devem ser consumidas, pois elas contêm amigdalina, um composto que pode liberar ácido cianídrico no organismo, sendo potencialmente tóxico em grandes quantidades.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes

