Em um mundo onde a tecnologia é a chave para o sucesso, deixar de se modernizar não é uma opção. O mercado imobiliário está ciente disso, e não é coincidência que vem apostando cada vez mais na digitalização, não menos por meio de ferramentas como o CRM imobiliário. Mas o que é CRM?
CRM é uma tecnologia que já impacta milhares de empresas, e cujos resultados podem ser vistos de longe. O acesso aos dados, habilitados pelo CRM, já reduziu o ciclo de vendas entre 8 e 14% há quase 10 anos (Pesquisa Nucleus, 2015).
Imagine, então, o impacto que teve durante e depois da pandemia.
Muita gente ainda falha em ver a completude da plataforma CRM para uso imobiliário. No entanto, a verdade é que o software pode revolucionar uma empresa, e os incorporadores inteligentes estão cientes disso.
Afinal, o que é CRM e por que um incorporador de sucesso deve usá-lo?
Vamos descobrir agora.
O que é CRM?
CRM significa Customer Relationship Management.
Cliente é consumidor ou cliente; relacionamento, relacionamento; gerenciamento, gerenciamento ou gerenciamento. Ou seja, a princípio, parece que estamos a falar de uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente.
O que acontece, de fato, é que o CRM é muito mais do que isso.
CRM é uma ferramenta de gestão de jornada comercial que trabalha com base em tecnologia e princípio de funil de vendas para garantir que sua liderança seja acompanhada ao longo do processo de compra. Além disso, ele atua como catalisador de processos, integrando sua empresa a diversos outros prospectos, venda e outras soluções.
Os 5 pilares do CRM
A última novidade no CRM é o CRM 5,0. Com cinco princípios básicos, o CRM 5,0 promete envolver toda a jornada comercial, desde o pré até as pós-vendas. O objetivo desta nova categoria de CRMs é alcançar a integralidade do software, integrando o maior número de benefícios possível em uma única plataforma.
Os cinco pilares que dão nome e propósito ao CRM 5,0 são:
- pre-venda
- Sale
- Post-sales
- Management
- Ecosystem
Como esses pilares se comunicam com a sua empresa?
Como você pode ver, cada pilar contempla uma etapa específica da jornada, um ponto de atenção que deve ser considerado. Juntos, esses cinco pilares fazem do CRM a powerhouse que faz com que 65% das empresas a adotem nos primeiros 5 anos de mercado (Capterra).
E como isso se comunica com um incorporador? Simples:
Pre-sale
A pré-venda de imóveis é reconhecida por sua complexidade. São vários canais de atendimento, e a dificuldade em captação de leads e acompanhá-los sem uma automação é latente.
Venda
A venda ainda é muito “quadrada”, mesmo no setor. Assinaturas longas, envio de documentação muitas vezes por motoboy, e outros impasses dão ao processo comercial um tom mais arcaico.
Post-selling
O pós-venda é onde o cliente demais se perde. A empresa que não presta assistência e um bom follow up acaba enviando o comprador para longe, quando poderia estar ganhando novos clientes por indicação.
Gerenciamento
Gerenciar todo esse processo não é fácil, nem por isso menos sem um bom CRM. São muitos pequenos passos, uma dúzia de fluxos de trabalho e muita demanda para controlar.
Ecossistema
Sem um CRM, é quase impossível criar um ecossistema de integrações. As ferramentas Helper requerem uma ferramenta maior para onde enviar seus dados e convergir seus esforços.
Por que um fabricante de embutidos de sucesso merece um CRM?
Nós somos deixados sem dúvida sobre os benefícios do CRM de imóveis. Se em outros mercados ele é importante, em imóveis ele é absolutamente indispensável. Fazer negócios sem a plataforma é custoso, não apenas porque potencializa processos, mas porque o próprio consumidor digital requer uma experiência que só a tecnologia pode propiciar.
Mas sei que você quer saber: na prática, quais são as razões para implementar um CRM de imóveis?
Seguindo o bem alimentado Funil de Vendas
Seguindo o pilar de pré-vendas, nada melhor do que falar sobre o funil de vendas. Esse funil é muito bem contemplado através do CRM. Em plataformas como CV CRM, por exemplo, você pode visualizar o seu funil de forma prática.
Além disso, cada lead, de qualquer estágio do funil, pode ser visto em detalhes. Lá, aparecerão suas principais atividades com a empresa (bate-papo, clique em anúncio, solicitação de simulação, download de ebook, entre outros).
Aumento de vendas
Muito embora 22% das equipes comerciais nem sequer saibam o que é a plataforma, enquanto 40% ainda utilizam métodos informais de gestão comercial, a verdade é que uso de CRM pode disparar vendas em até 29%.
Este aumento é fruto de fatores diversos, como melhor gerenciamento da pré-venda proposta pela plataforma e fornecimento de tecnologias para fechamento de contrato.
Destas tecnologias, stand out:
- Assinatura eletrônica
- Análise de crédito
- espelho de vendas
- Workflow de vendas
Maior retenção de clientes
O pós-venda também não deixa de ser impactado pelo CRM. Guarde esses CRMs que de fato só atuam a partir da pré-venda à venda, o software que aplica a metodologia 5,0 beneficia grandemente o pós-venda imobiliária.
E como eles fazem isso? Disponibilizar peças do sistema para o atendimento de demandas como assistência técnica, levantamento, levantamento de satisfação, entre outros.
Uma das grandes funcionalidades que o CRM 5,0 pode oferecer, neste sentido, é o Portal do Cliente. Esta área de autoatendimento atende a uma demanda de mais de 70% dos compradores, funcionando como um mediador entre empresa e cliente.
Lá, ele pode acessar documentos referentes à venda, abrir atendimentos e assistências, acompanhar o andamento das obras no caso de compra na fábrica … os benefícios são muitos.
Gestão integrada e unificada
Como já falei anteriormente, a proposta da nova classe de CRMs não é apenas gerenciar o relacionamento com o cliente, mas a jornada comercial, como um todo.
Para isso, ele unifica toda a sua gestão, apresentando um panorama completo do processo imobiliário comercial em uma única tela de gestão. Assim, toda a tomada de decisão é monitorada na plataforma e permite mais assertividade por parte dos gestores e diretores.
Integração com as melhores ferramentas
Outra grande característica do CRM é ser muito mais do que uma plataforma: ela possibilita a criação de um ecossistema completo de tecnologias voltadas para o processo comercial em sua integridade.
O CV CRM oferece mais de 25 integrações, que contemplam tudo a partir da legenda de leads para o pós-vendas. Eles podem ser incorporados ao CRM, de modo que todos os convirtos informes capturados para um ponto comum, o CV.
CRM: o melhor amigo da gestão comercial
Em meio a tantos dados, conclui-se, portanto, que o CRM é sim um grande parceiro das incorporadoras de sucesso. E isso prova, leitor.
Você sabia, por exemplo, que 50 das 100 maiores construtoras do país são parceiros CV e Sienge?
Essas empresas entendem que a tecnologia anda de mãos dadas com o crescimento.
Mas e você, você está esperando o que revolucionar os cinco pilares da sua incorporadora com um CRM líder de mercado, especialista em jornada de clientes, e parceiro das maiores construtoras do Brasil?
Você sabia que o Sales Builder é parceiro Sienge?
O único CRM 5,0 do mercado imobiliário juntou-se ao ERP apaixonante com construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gestão e integração, o CVCRM permite que você tenha um panorama completo do seu incorporador na tela do computador.
A partir da prospecção de leads para pós-vendas, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra no site do CVCRM-Sales Builder.
Para descobrir sobre o mercado imobiliário, gerenciamento de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e siga-nos no Instagram!