Se a sua empresa precisa identificar, gerenciar, monitorar e controlar as questões ambientais de forma integral, ISO 14001 pode ser a norma adotada para definir as diretrizes do sistema de gestão ambiental.
É uma certificação internacionalmente reconhecida, que pode ser aplicados a qualquer tipo de organização. A partir da norma, é possível apriviver o desempenho por meio do uso eficiente de recursos e redução de resíduos.
Na indústria da construção civil, a implantação do ISO 14001 é vista como um atestado de sustentabilidade e consciência ambiental.
Até o final deste artigo você entenderá como aplicar a norma para obter a certificação e contar com as vantagens deste selo verde no seu negócio!
A quem se aplica ISO 14001?
Não são apenas as grandes indústrias ou atividades altamente poluente que devem voltar a atenção para a ISO 14001. A formulação da norma explica que sua aplicação vale para qualquer organização, independentemente de seu tamanho, tipo e natureza.
Ou seja, todo construtor ou incorporador pode adaptar-se à ISO 14001 total ou parcialmente para melhorar sua gestão ambiental. Mas declarações de conformidade com esta norma só são aceitáveis se todos os requisitos forem incorporados e atendidos nas rotinas da empresa, ok?
5 passos para obter a certificação ISO 14001
Para obter uma certificação ambiental, a sua empresa precisa adotar e seguir certos padrões. É necessário, por exemplo, utilizar os recursos naturais de forma racional e preservar a biodiversidade. Se a empresa for adequada, a visita dos auditores é solicitada. São profissionais que pertencem a organizações certificadoras. No caso da ISO 14001, quem confere a certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A cartilha Certificação Ambiental do Sebrae resume o processo em cinco etapas:
Você tem um papel essencial na gestão ambiental
Se você tem um papel de liderança na construção civil, saiba que a ISO 14001 conta com o comprometimento da alta direção em relação ao sistema de gestão ambiental. Isso porque há responsabilidades específicas que demandam seu envolvimento pessoal direto ou participação na direção das atividades.
A norma indica que a alta direção pode até mesmo delegar a responsabilidade por essas ações, mas permanece no comando da prestação de contas e assegurar sua execução adequada.
- Documentos específicos e responsabilidades podem ser atribuídos a um representante da direção, compartilhado por indivíduos diversos ou atribuídos a um membro da alta direção
- Os envolvidos no sistema de gestão ambiental devem compreender seu papel, responsabilidade e autoridade
7 princípios que estruturam a ISO 14001
A ISO 14001 propõe alternativas que favoram um contexto de desenvolvimento sustentável. Isso não diz respeito apenas aos aspectos ecológicos, mas ao ambiente de negócios em si, com reflexos financeiros e operacionais. Para isso, a norma é amparada até sete princípios:
benefícios de gestão ambiental associados à ISO 14001
Mais do que garantir a regularidade das operações em relação ao ambiente, a certificação ISO 14001 mostra a comunidade e mercado que sua empresa está preocupada com a sustentabilidadepráticas.
Um selo verde agrega a confiança da marca e pode ser um poderoso aliado para atrair novos clientes, mais atentos e conscientes dos temas ambientais. Você pode apresentar um diferencial em relação aos concorrentes e ainda contar com maior facilidade de acesso a algumas linhas de crédito.
O Sebrae aponta mais benefícios da certificação em gestão com a ISO 14001:
- Maior eficiência no consumo de energia, matérias-primas, recursos naturais (redução de custos em geral) e com melhor desempenho ambiental
- Minimização do impacto ambiental na atividade produtiva
- Redução da exposição de funcionários e da comunidade a impactos ambientais
- Redução e / ou eliminação de riscos de acidentes ambientais, evitando custos de reparo
- Melhoria da condição de conformidade com a legislação do setor
- Redução do risco de penalidades de poder público (multas) em relação à legislação ambiental
- Melhoria da organização interna e aumento da motivação e envolvimento dos colaboradores
A cadeia produtiva da construção e da sustentabilidade
Quando se pensa na cadeia produtiva da construção, as construtoras estão praticamente no final da processo, certo? Para que um projeto saia do papel, há uma série de atividades necessárias que vão desde a extração e transformação da matéria-prima, passando pela prestação de serviços, comércio, até a execução da peça.
Ou seja, os impactos ambientais no segmento da construção começam antes da primeira etapa do canteiro de obras e permanecem até a eliminação do último resíduo.
Mas a indústria da construção é também o núcleo dentro da cadeia produtiva que determina em grande parte o volume de atividade dos setores remanescentes em sua órbita. Isso significa que a maneira como você faz a gestão do seu negócio tem um papel fundamental na promoção da sustentabilidade!
Qual um exemplo prático? Este artigo explica como o uso de materiais de construção ecologicamente amigáveis (madeiras reflexivas, vidros inteligentes, telhados verdes, entre outros) agregam sustentabilidade ao trabalho.
Dica: O CBIC Guide to Good Practices in Sustainability in the Construction Industry mostra os reflexos da construção no ambiente.
Alguns destaques do guia:
- A construção é responsável por 12% do consumo total de água
- A cadeia tem emissões significativas de gases de efeito estufa: a produção de cimento é responsável por 5% e o uso de energia em edifícios em 33%
- Atividades de construção produzem 40% de todos os resíduos gerados para a sociedade
- Grandes empreendimentos de infraestrutura geram pressão sobre diferentes ecossistemas
Política ambiental na ISO 14001 = compromissos
Estabelecer, implementar e manter uma política ambiental é uma das designações prevista para a alta direção na ISO 14001. Essa política, conforme a norma, implica a atenção aos princípios declarados como compromissos. Isso representa as intenções de apoiar e aumentar o desempenho ambiental de sua construtora.
Os compromissos podem abordar a reciclagem, por exemplo. Considerando a grande quantidade de entulho gerada em uma peça, a atenção para esse processo é fundamental!
A política ambiental deve:
- Ser mantido como informação documentada
- Ser comunicado na organização
- Estar disponível para as partes interessadas
O ciclo PDCA como uma forma de sistematizar a gestão ambiental
Você já ouviu falar do ciclo PDCA? Trata-se de um conceito definido pela sigla de inglês “Plan-Do-Check-Act”, que pode ser traduzido para o português como planejamento, realização, verificação e atuação. Aplicado à ISO 14001 no contexto da construção civil, o ciclo PDCA é indispensável nas rotinas de avaliação antes, durante e depois de concluído um trabalho.
Entenda as etapas:
- Planejar (planejar) -Estabelecer os objetivos e os processos ambientais necessários para entregar resultados de acordo com a política ambiental da empresa
- Fazer (fazer) -Implementar os processos conforme planejado
- Confira (verificar) -Monitorar e medir processos em relação à política ambiental, incluindo seus compromissos, objetivos ambientais e critérios operacionais, e relatar os resultados
- Atuar (act) -Tome ação para melhoria contínua
A adoção do PDCA permite que os esforços de controle de qualidade não só ocorram apenas quando os problemas acontecem. Além da prevenção de desperdício e danos ao meio ambiente, essa prática é bem-vinda na redução de custos com materiais.
Quem já é exemplo na aplicação da ISO 14001?
A maioria das iniciativas no país com certificações ISO 14001 estão na região Sudeste. No litoral norte de São Paulo o certificado foi despachado para o loteamento Riviera de São Lourenço, por exemplo. É o primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber este reconhecimento em todo o mundo.
Para atender às necessidades de infraestrutura de saneamento básico foi implantado um sistema de captação de água, tratamento e distribuição, bem como um sistema de captação, recalque e tratamento de esgoto.
Você estava interessado? Você pode conhecer mais detalhes deste empreendimento e conhecer outras orientações no ebook gratuito de Sienge “6 Certificações Ambientais para sua Construtora“.
Controle todas as informações em uma só plataforma
Ter um software especializado à disposição auxiliará na gestão ambiental de sua construtora. Com as ferramentas certas, você será capaz de fazer o acompanhamento da legislação e dos resíduos gerados nas obras. Ele também terá controle sobre o cadastro da procedência do resíduo, tipo de embalagem para armazenamento e destinação. Além disso, é possível informar os aspectos e impactos ambientais sobre onde o trabalho é realizado.
A Plataforma Sienge oferece uma base tecnológica aberta às conexões, o que dará à sua empresa a liberdade necessária para você conectar sua solução a diferentes softwares e aplicativos, de acordo com a sua necessidade!
5 materiais grátis com tudo sobre gestão ambiental
Agora que você já sabe tudo o que precisa para obter ISO 14001, que tal conferir esses cinco materiais grátis do Sienge que tratam exclusivamente de sustentabilidade e gestão ambiental?