Conhecer o destino que você quer chegar é tão importante quanto saber qual a melhor rota a ser mapeada para alcançar os objetivos estipulados em sua força de trabalho. Na construção civil, no entanto, é comum que alguns gestores não vejam com clareza qual melhor caminho a ser percorrido.
Muitas vezes, mesmo sabendo onde quer chegar, não sabe o que fazer para cumprir as metas, picadas nos pilares do deadline, custo, qualidade e segurança.
Vários profissionais apontam dois fatores como as principais variáveis que são passíveis de problematização: processos e pessoas. Só que, de fato, se pararmos para pensar, essas duas palavras realmente trazem sobre a solução.
A necessidade de pessoas qualificadas e o conhecimento direto de quais processos precisam ser realizados para que os resultados sejam alcançados, são 2 tópicos extremamente importantes em qualquer gerenciamento de mão de obra.
Afinal, não fica à frente de nada você tem a melhor equipe e não tem aquelas pessoas alinhadas na busca pelos mesmos objetivos dentro da força de trabalho, não é?
Sendo assim, aqui vão ser alguns pontos primordiais que sua equipe deve ter em mente, garantindo maior desempenho em sua gestão de trabalhos e elevando o seu produtividade.
A importância de mão de obra qualificada e equipes de alto desempenho para a força de trabalho
A construção civil é realizada, predominantemente, por pessoas. Por mais que tragam alta tecnologia e os melhores equipamentos, ainda assim precisarão da mão de obra do carpinteiro, o engenheiro, os mestres de obras, encarregados, pedreiros e tantos outros.
Infelizmente, muitas equipes não sabem que curso levar e muitos gerentes sofrem por não saber liderar e criar novos líderes, construir uma equipe capaz de entregar o resultado esperado.
A revirava-chave deve ser justamente esta: nós, gerentes, devemos estar cientes da importância das pessoas e de uma equipe comprometida, dentro de nossas obras e nosso processo de gestão.
Afinal, a partir do momento que você consegue criar uma equipe produtiva, você fica consequentemente para alcançar resultados cada vez maiores, pauper no esperado produtividade dentro do canteiro de construção.
A peça é um grande fluxo de serviços. Por isso, um gestor não é capaz de jogar uma peça inteira sozinho sem uma equipe comprometida. É a mesma coisa se pensarmos em um único jogador em um time de futebol tentando jogar sozinho.
Otimização dos processos e integração de pessoas na construção civil
Várias metodologias dentro do nosso nicho estão relacionadas com a integração das pessoas. Dois exemplos são: Lean Construction, responsável por reduzir o tempo de espera entre os fluxos, que são realizados por pessoas; e Construindo Modelagem de Informações (BIM), uma metodologia que integra também processos e pessoas.
Sendo assim, é claro que se você souber quais processos precisam ser feitos e quais habilidades devem ser desenvolvidas nas equipes, o problema no alcance dos objetivos será resolvido. Tudo isso usando a metodologia que melhor se adequa aos objetivos do seu cliente.
Para, independente do tipo de trabalho, seja ele um trabalho de uma faculdade, hospital, residencial, alto padrão de trabalho, construções, com as pessoas capacitadas e os processos certos você terá o mapa para chegar, com sucesso, para o resultado.
Se todos da equipe conhecem os processos, estão capacitados e sabem onde querem chegar, não tenham erro!
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Agir mais valor ao que você está fazendo em sua gestão Obra
Saber aplicar esses pontos, você terá como recompensa saber como atingir os objetivos mapeados, querer melhor do que isso? Não tem como você agregar ainda mais valor à sua empreitada sem olhar para pessoas e processos.
Mesmo em seu papel como gerente ou empreendedor, ter essa consciência é a virada chave para qualquer profissional que queira crescer e buscar mais obras.
Uma gestão que atingiu esse nível de maturidade é aquela que teve o entendimento de potencializar pessoas e processos, alcançando a sua própria equipe, terceirizada, liderança média, taskmasters, masters of works, entre outros.
Diferentemente daquele que investe em pessoas, esse tipo de gestão não gera uma equipe produtiva. E a tendência é que o trabalho não siga os parâmetros do prazo, a qualidade esperada, a previsão de custos e de segurança. É natural uma equipe que não se capacita para entregar resultados e não se diferencie no mercado, e isso não precisa ser a sua realidade.
Conclusão
Os recursos de tempo de sua equipe, os recursos financeiros, a qualidade da força de trabalho, a imagem profissional que deseja transmitir, tudo isso está relacionado a esses dois pontos: saber colocar as pessoas certas, no momento certo, para executar o que precisa ser feito.
Estruturar os processos de gerenciamento em cada etapa e empoderar as pessoas que compõe sua equipe são pontos-chave de qualquer Gerenciamento de Alto Desempenho. Outro ponto é que nessa era da informação, às vezes o problema é justamente o excesso de informação.
Não estamos falando aqui em saber como fazer tudo, o tempo todo. Trata-se de saber o que precisa ser feito em cada etapa, nem, nem no mínimo. O melhor processo é aquele que funciona melhor para você e para a sua realidade.
Muitas vezes, as pessoas tentam responder as perguntas de trás para dentro, e não é bem assim.
Formar sua equipe te garante crescimento e isso faz você se manter em destaque no mercado. Isso precisa ser o seu foco como gestor, e estar ciente disso é o primeiro ponto a ser virado: invista em processos e pessoas.
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