Dois ônibus foram incendiados no início da noite deste domingo (20) na avenida Princesa Isabel, no bairro Santana, em Porto Alegre. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul em publicação no X (antigo Twitter). A EPTC informou, também por meio da rede social, que o cruzamento da avenida Princesa com a avenida João Pessoa está bloqueado em razão da ocorrência.
Populares apedrejavam os veículos que por ali passavam, ocorrendo confronto com a BM
De acordo com testemunhas, os coletivos da Viação Teresópolis Cavalhada (VTC) estavam com identificação de recolhe e sem passeiros, fazendo o trajeto da avenida Bento Gonçalves e se dirigiam ao centro. Supostamente, dizem as testemunhas, os autores já estariam dentro do coletivo. O Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar atenderam a ocorrência, e durante o atendimento, populares apedrejavam os veículos que por ali passavam, ocorrendo confronto com a BM. Nos vídeos sobre o episódio que circulam nas redes sociais pode-se ouvir estrondos do que parecem ser tiros e bombas.
Confira a nota emitida pela Secretaria de Segurança Pública do RS
Informações preliminares apontam que aproximadamente 50 pessoas bloquearam a via e lançaram um artefato incendiário, possivelmente um coquetel molotov, com o intuito de inflamar dois ônibus. As chamas foram prontamente contidas pelo Corpo de Bombeiros, enquanto a Brigada Militar assumiu a responsabilidade pela segurança do perímetro.
A ocorrência ainda está em andamento e a Brigada Militar está coordenando esforços para garantir a integridade e ordem no local da ocorrência.