Os esforços de ajuda humanitária em Gaza podem ser paralisados pela tomada, pelas tropas israelitas, do lado palestiniano da passagem fronteiriça de Rafah, alertou uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (7).
“A interrupção contínua da entrada de ajuda e fornecimento de combustível na passagem de Rafah irá interromper a resposta humanitária crítica em toda a Faixa de Gaza”, disse a UNRWA, a agência da ONU para os refugiados palestinianos, numa publicação na plataforma social X.
A “fome catastrófica enfrentada pelas pessoas, especialmente no norte de Gaza, irá piorar muito se estas rotas de abastecimento forem interrompidas”, acrescentou a UNRWA.
Os militares israelenses afirmaram ter assumido o controle do lado palestino da passagem entre Gaza e o Egito, que é um ponto de entrada crucial para a ajuda humanitária ao enclave sitiado.
Uma autoridade palestina disse que todo o movimento parou nas instalações depois que elas foram capturadas por tanques israelenses.
A CNN entrou em contato com militares e autoridades de Israel para comentar quaisquer planos para facilitar o fornecimento de ajuda a Gaza.
Compartilhe: