Arquitetura
Paraná terá parque com acervo de Fulvio Pennacchi
As obras criadas por ele na casa onde viveu com a esposa, a artista Filomena Matarazzo, no Jardim Europa, em São Paulo, estão sendo cuidadosamente removidas para integrar o acervo do parque que fica na cidade paranense de Ibiporã. O conjunto de obras, entre elas os outro afrescos executados diretamente sobre as paredes, ganhará um pavilhão, preservando o legado do artista que soube unir o rigor renascentista à sensibilidade moderna.
Cerca de 260 obras, entre afrescos, pinturas e esculturas, vão a compor o acervo do espaço. As peças foram doadas ao colecionador e mecenas Orandi Momesso, criador do Parque Geminiani. Assinado pelo escritório Reinach | Mendonça Arquitetos, o pavilhão será um espaço voltado à arte moderna brasileira.
Os afrescos de Pennacchi, realizados à maneira dos mestres do quattrocento — como Botticelli, Leonardo e Masaccio —, evidenciam o vínculo com a tradição humanista italiana e sua contribuição à arte brasileira. A Oficina de Mosaicos, comandada pelos arquitetos Isabel Ruas e Gonçalo Ruas, está à frentea complexa operação de remoção e restauro, empregando a técnica do distacco, que permite destacar a pintura mural de sua parede original preservando integralmente a camada pictórica.
No novo espaço, criado especialmente para receber o acervo, os afrescos receberão condições museológicas ideais — climatização, controle técnico e infraestrutura de conservação — para que pesquisadores e o público possam apreciar e estudar a obra em profundidade. Além da preservação física, o projeto prevê ações educativas e parcerias institucionais voltadas à difusão da trajetória de Pennacchi, integrante do histórico Grupo Santa Helena, ao lado de Volpi, Bonadei e Rebolo.
O Parque Geminiani Momesso é um museu a céu aberto dedicado à integração entre arte e natureza. O espaço é administrado pelo Instituto Luciano Momesso, organização sem fins lucrativos, e abrigará cerca de 80% da Coleção Orandi Momesso. Construída ao longo de cinco décadas, a coleção reúne aproximadamente 7 mil obras que percorrem cinco séculos de produção artística nacional – do período pré-cabralino aos dias atuais. Obras importantes do acervo foram doadas a instituições de referência, como MASP, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o MAM.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


