Arquitetura
Parque Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé / Biselli Katchborian Arquitetos + Consoante Arquitetura e Integração

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo de 600 metros da Avenida Presidente Kennedy, o Parque Municipal Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé redesenha uma das principais faixas urbanas de São Caetano do Sul. O projeto, assinado por Mario Biselli, sócio-diretor de Biselli Katchborian, em parceria com o escritório Consoante Arquitetura e Integração, transforma uma área antes fragmentada em um parque linear de mais de 37 mil metros quadrados, articulando equipamentos públicos, áreas de lazer e espaços de convivência.


Indo além de sua função, o Parque Rei Pelé representa uma operação urbana de reconexão, entre espaços antes isolados, diferentes escalas da cidade e, sobretudo, entre as pessoas e o território. Iniciado em 2022 e concluído em 2024, o parque nasce da necessidade de dar novo uso a antigos clubes e áreas institucionais, promovendo a integração entre cultura, esporte, educação e lazer.


“A interpretação da prefeitura de que ali deveria ser um lugar destinado ao lazer estava certa. Já há o costume de liberar o espaço para os pedestres aos domingos, por exemplo, além da proximidade com os vários equipamentos de qualidade do outro lado da avenida”, revela Mario Biselli

Implantado em um fundo de vale, o parque acompanha o curso do Córrego dos Moinhos, que corre sob a Avenida Presidente Kennedy. A partir das condições topográficas do terreno, o projeto organiza o programa em platôs interligados por rampas e passagens, garantindo fluidez e acessibilidade ao longo de todo o percurso. A solução transforma o desnível natural em elemento de desenho urbano, utilizando a própria geografia como ferramenta de conexão entre as margens da avenida e os diferentes equipamentos públicos.

Um dos principais desafios do projeto era costurar o conjunto de instituições já existentes no chamado Complexo Santa Maria, que inclui o Teatro Paulo Machado de Carvalho, a EMEI Cleide Rosa Auricchio, o Parque das Crianças e o futuro Complexo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência. Para conectar esses pontos, o novo parque atua como uma espinha verde, oferecendo continuidade aos percursos e ampliando o uso público de áreas antes subutilizadas.


“Primeiro pensamos em como reestabelecer a conexão do terreno, antes com muros altos e extensos, com o seu entorno. Disso surgiram as linhas mestras para o desenho dos pisos e a organização em platôs. Trabalhamos as bordas para mitigar o impacto da avenida na paisagem e para dar alguma privacidade às residências no entorno imediato do parque.” descreve Victor Piza, sócio arquiteto da Consoante Arquitetura e Integração.

A solução para atravessar a Avenida Presidente Kennedy sem interromper o fluxo urbano resultou em um dos elementos mais marcantes do conjunto: uma passarela elevada que liga os dois lados do parque e se converte em mirante urbano, de onde se observa a paisagem e a vitalidade da cidade.

Com orçamento público controlado, o projeto adota materiais simples e duráveis, como concreto aparente, blocos intertravados e pintura, valorizando o uso cotidiano. O detalhamento cuidadoso e o desenho preciso dos espaços garantem conforto, diversidade e clareza na leitura do conjunto. Entre os novos equipamentos, destacam-se a pista de skate profissional, quadras esportivas, playground, cachorródromo, pista de cooper, praça das esculturas e o mercado municipal requalificado.


Este último ocupa o Espaço Multiuso Barcelona, onde a antiga estrutura circular de um ginásio foi reinterpretada: a cobertura e as arquibancadas foram removidas, e o espaço passou a abrigar lojas e atividades comerciais, integrando lazer e economia local. A solução reforça o papel do parque como nova centralidade urbana, aproximando comércio e convivência.

Com o Parque Rei Pelé, São Caetano do Sul ganha um espaço público contemporâneo e estruturador, dialogando com o tecido urbano da cidade. Ao criar continuidade entre equipamentos públicos, espaços livres e frentes comerciais, o projeto introduz uma nova centralidade capaz de irradiar vitalidade para o entorno e redefinir a relação da cidade com seus espaços coletivos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


