Arquitetura
Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025 / Kengo Kuma & Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Portugal, assim como o Japão, é um país do mar, com uma conexão profunda com o oceano. Durante a era das descobertas, exploradores portugueses navegaram pelos oceanos do mundo, trazendo a civilização ocidental para Tanegashima e abrindo o Japão para o Ocidente.


Nosso objetivo era criar um pavilhão que refletisse essa conexão, onde os visitantes pudessem sentir a presença marítima no local da Expo, que está situado em uma ilha do Mar Interior de Seto. Ao contrário das montanhas, o mar não tem forma, portanto não é fácil expressá-lo como arquitetura, mas era um desafio que valia a pena enfrentar. Surgiu a ideia de criar um lugar real – não uma forma – onde se pudesse experimentar a natureza do mar como uma sensação física. Utilizamos cordas de barco, outrora ferramentas essenciais para a navegação durante a era das descobertas. O vento percorre essa rede de fios de diferentes espessuras, fazendo com que balancem suavemente ou vibrem sutilmente. A luz se infiltra entre as cordas e se reflete nelas, desenhando padrões em constante movimento. Juntos, esses elementos evocam a essência do mar — um espaço dinâmico, moldado por ondas, brisas e vibrações.


A arquitetura é percebida como um volume pesado e sólido que está fixo no local, mas este Pavilhão de Portugal é um tipo de arquitetura sem precedentes que continua a se mover e vibrar. Uma arquitetura que é tão livre e leve quanto um ser vivo, que substitui os blocos feitos de concreto pesado e estruturas de aço que conquistaram o mundo desde o século XIX. Ao unir Portugal e Japão, os dois países marítimos, queríamos criar uma nova arquitetura, livre e humana.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


