Descrição enviada pela equipe de projeto. A Torre Wangen e o Pavilhão Híbrido de Linho, construídos para a Landesgartenschau em Wangen im Allgäu, Alemanha, marcam os esforços colaborativos dos institutos ICD e ITKE da Universidade de Stuttgart. Surgidos a partir de pesquisas realizadas pelo Cluster de Excelência “Integrative Computational Design and Construction for Architecture (IntCDC)”, esses projetos destacam abordagens inovadoras na arquitetura ao utilizar materiais bio-based e estruturas bioinspiradas, oferecendo novas perspectivas sobre o design regenerativo e expressivo.
O Pavilhão Híbrido de Linho é um edifício central de exposição na Landesgartenschau, situado às margens sinuosas do Rio Argen, recentemente revitalizado. O pavilhão destaca um sistema de construção híbrido inovador, que utiliza madeira e fibras naturais, desenvolvido pelo Cluster IntCDC como uma alternativa aos métodos de construção convencionais.
O sistema híbrido único combina madeira laminada cruzada fina com elementos de fibra de linho enrolados por robôs, criando uma estrutura de construção inovadora e eficiente em recursos. Esta estrutura é feita de materiais bio-based regionais e possui uma conexão local significativa, uma vez que o linho era historicamente processado na indústria têxtil local. A antiga fábrica de fiação foi renovada como parte da Landesgartenschau.
O telhado levemente ondulado do pavilhão, junto com seu piso circular e o jardim climático central, forma um espaço de exposição que se integra à paisagem ao redor com harmonia. A laje de piso, ativada geotermicamente e feita de concreto reciclado, proporciona conforto durante todo o ano para o uso contínuo do edifício.