Descrição enviada pela equipe de projeto. No terreno vazio de uma futura sala de espetáculos, o ‘Olevodroom’ trata da reconfiguração de uma pista de ciclismo que ocupava o local desde 2021. Ele foi encomendado pela cidade de Leuven e pelo Centro de Artes 30CC, com o intuito de construir algo que conectasse passado e futuro, e nós decidimos usar ambos. Do velódromo, reaproveitamos toda a madeira sem cortar nenhuma peça, desafiando-nos a encontrar uma nova forma dentro da existente. Estantes para paletes, recuperadas de um antigo armazém e pintadas em cores brilhantes, foram inseridas como estrutura de suporte a qual permite que as curvas do velódromo se dobrem e girem livremente, buscando uma nova forma que convida e abriga. A forma nos lembra a cratera de um vulcão extinto. Procurávamos por um gesto simples, um movimento, como um abraço, que marca um local onde qualquer pessoa pode se reunir a qualquer momento.
Em grande parte, o Olevodroom foi projetado enquanto era construído. Em vez de desenhar tudo em detalhes, gostamos de tomar decisões e encontrar soluções na hora, como em um modelo em escala real. Dessa maneira, a construção se torna uma conversa entre materiais e desejos, empurrando uns contra os outros como placas tectônicas. Por isso, sempre temos que construir nossos próprios projetos. Durante a construção do Olevodroom, decidimos intuitivamente qual lado deveria ser aberto ou fechado, construindo um equilíbrio cuidadoso entre ser visto e ser protegido.
O fato de termos construído o Olevodroom em Leuven também o tornou uma jornada pessoal, evocando memórias da cidade onde Menno e eu crescemos. Uma memória que sempre voltava: a história de Olivio Versluys, um menino que, catorze anos atrás, escalou a fachada da biblioteca universitária e caiu para a morte. A história de ‘Olijf’, como seus amigos ainda o chamam, permeia todo o projeto. Ela nos inspirou a construir um local de encontro para os jovens se reunirem. Tentamos transformar a história de Olivio em uma memória ativa que também levanta questões. Quanto apoio os jovens precisam? Quanta institucionalização é necessária? Ao dedicar o Olevodroom a Olivio, queremos ajudar a cidade de Leuven a reconhecer que a cultura jovem sempre existirá, principalmente nas margens do que é considerado legal e seguro.
Como espaço de treinamento para parkour e hip hop, o Olevodroom oferece aderência para escalar, dançar e ser visto, ou – ainda mais crucial – estar fora da visão. Dedicamos esta construção à energia de jovens como Olivio que, geração após geração, procuram um espaço onde possam fazer o que gostam, destemidamente e às vezes imprudentemente. Eles são os guias que nos mostram que há espaço entre as regras.