Arquitetura
Pavilhão Tess / Estúdio Leonardo Zanatta

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Tess adota estratégias de eficiência térmica passiva e dessolidarização estrutural. A cobertura plana é projetada como uma laje autônoma, dissociada dos volumes principais, permitindo ventilação contínua e sombreamento permanente. O posicionamento das aberturas foi estudado para otimizar o ganho solar no inverno e mitigar a insolação direta no verão, reduzindo o consumo energético e melhorando o conforto térmico.



A estrutura metálica ritmada, com pilares finos e elementos tensionados, foi inspirada na imagem em uma harpa, funcionando como matriz organizadora do espaço. A estrutura é deixada aparente, sem revestimentos, comunicando a lógica construtiva do edifício com clareza e economia formal. A cobertura estendida, cria zonas de transição sombreadas entre interior e exterior.



A organização espacial dos volumes sob a cobertura foi inspirada pelas composições do Suprematismo russo, com ênfase na justaposição de formas geométricas primárias em diferentes orientações e tensões visuais. Essa influência orienta a disposição fragmentada dos volumes sob uma malha ortogonal aberta, conferindo ao conjunto uma leitura abstrata e dinâmica. A espacialidade resultante permite múltiplas percepções do edifício conforme o deslocamento no entorno.

Localizado no bairro do Brooklin, de perfil predominantemente residencial, o pavilhão adota uma implantação horizontal, respeitando o gabarito baixo do entorno. A ocupação evita massas volumétricas e prioriza a fluidez visual, criando uma presença arquitetônica discreta e acolhedora. O projeto propõe uma leitura de leveza e silêncio formal, integrando-se à malha urbana com naturalidade.

Embora inicialmente previsto como espaço comercial, o edifício foi projetado para abrigar também exposições culturais rotativas, funcionando como uma infraestrutura urbana de uso misto. A arquitetura propõe um espaço acessível à comunidade, articulando funções públicas e privadas sem hierarquia formal. O pavilhão atua como dispositivo ativador do espaço urbano, com potencial para receber arte, comércio e convivência.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


