Grandes Obras

Pequeno e poderoso: o alimento que controla o colesterol e fortalece os ossos

Pequeno e poderoso: o alimento que controla o colesterol e fortalece os ossos




Pequena semente recomendada por médicos é fácil de ser consumida nas refeições Pequeno e poderoso o alimento que controla o colesterol e fortalece os ossos
Getty Images
Um ingrediente versátil que pode ser adicionado em diversas receitas no seu dia a dia. Ele é pequeno, mas bem poderoso: o gergelim. Recomendada pela ala médica, essa semente traz inúmeros benefícios para a saúde. Quem tem diagnóstico de osteoporose e quem precisa ficar de olho no colesterol pode (e deve) consumir esse alimento.
LEIA TAMBÉM
Existem vários tipos de gergelim no mercado, mas todos são da mesma família e com benefícios semelhantes. Entre as principais propriedades é que ele tem abundância em gorduras boas e fibras.
É o que explica Patricia Axer Vieira Batista, nutricionista da Rede Mater Dei de Saúde. “O gergelim é rico em gorduras insaturadas, que auxiliam no bom manejo do perfil lipídico do sangue. Ele ajuda a aumentar o colesterol bom, impactando positivamente a saúde cardiovascular”, detalha.
“As fibras presentes no gergelim são aliadas do controle glicêmico, minimizando os picos de glicose. A ingestão de fibras é fundamental para a saúde intestinal e prevenção do câncer de intestino”, completa.
Incluir o ingrediente nas refeições não é difícil. Versátil, pode ser consumido do café da manhã ao jantar. Um jeito prático é polvilhar nas saladas, sobre os vegetais crus ou cozidos. Também fica ótimo com iogurte ou frutas.
“Outra possibilidade é misturar no arroz e confere, inclusive, uma certa crocância ao prato. Pode também ser salpicado em sopas e caldos, ou usado na sua versão triturada: em forma de tahine, que pode ser misturado em panquecas e omeletes”, sugere a nutricionista.
Fonte de cálcio, essa semente minúscula também tem forte poder na saúde óssea e articulações do nosso corpo. “Especialmente o gergelim preto é rico em cálcio, sendo um alimento interessante para indivíduos portadores de osteoporose, em destaque mulheres na menopausa”, diz Patrícia.
“Além do cálcio, ele contém magnésio, fósforo e zinco, minerais também importantes para a formação e manutenção óssea”, finaliza.
Na última semana, o gergelim virou destaque no noticiário internacional. O motivo? Brasil e China assinaram um acordo histórico para exportação de gergelim. Por aqui, o Mato Grosso responde por mais de 46% da produção e gergelim e poderá aumentar sua produção.



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *