Arquitetura
Percurso Pedonal e Ciclável Loures Riverfront / Topiaris Landscape Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa inicial do projeto Loures Riverfront foi completar a continuidade intermunicipal pedonal e ciclável, ligando Lisboa a Vila Franca de Xira, e consolidar um importante plano estratégico que visa implementar um percurso contínuo ao longo da Frente Ribeirinha do Tejo na Área Metropolitana de Lisboa.


Pretendeu-se também incentivar a ligação a partir das zonas urbanas de Loures, isoladas por infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. Como resultado, este percurso pedonal e ciclável constitui uma importante infraestrutura de mobilidade com um impacto significativo na atual matriz de deslocações diárias, contribuindo para a redução das emissões de CO2 e afetando positivamente a vida das comunidades.

Uma análise da área do projeto revelou uma paisagem surpreendente: um mosaico de ecossistemas naturais nas proximidades de uma zona altamente urbanizada. A poucos minutos de bairros densamente povoados, é possível encontrar lodaçais, pântanos salgados e canaviais nativos, todos sustentando uma gama diversificada de habitats de flora e fauna.


O projeto buscou unir o foco inicial em mobilidade com a oportunidade de criar uma passarela exclusiva. Esse caminho não serviria apenas como uma rota de circulação e recreação, mas também como uma plataforma para pesquisa, interpretação da natureza e educação pública, aumentando a conscientização do público sobre a importância dos ecossistemas estuarinos, da conservação da biodiversidade e do gerenciamento dos oceanos.


Em vez de proporcionar uma viagem rápida do ponto A ao ponto B, o projeto foi concebido para incentivar uma experiência mais lenta do ambiente. Ele convida os visitantes a observar os pássaros, descansar com vista para o rio e mergulhar nos sons do pântano. O percurso da ribeira de Loures estende-se por 6,2 km ao longo da margem direita do rio Tejo. Inspirada nas linhas de drenagem sinuosas, a trilha evita linhas retas em favor de um caminho suave e curvilíneo que permite a observação dos habitats de diferentes perspectivas.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


