O Tribunal Superior Eleitoral divulgou, nesta segunda-feira 17, os valores que cada partido vai receber do fundo eleitoral. Maior bancada da Câmara de Deputados, o PL lidera o repasse, com 886,8 milhões de reais em recursos.
O PT vem em seguida, com 619,8 milhões de fundo eleitoral. Em seguida aparece o União Brasil e o MDB, com 536,5 milhões e 404,3 milhões de reais, respectivamente.
Ao todo, 29 partidos receberão 4,9 bilhões de reais, valor estabelecido pelo Congresso Nacional para gastos com a corrida eleitoral deste ano.
Ao final do pleito, os partidos deverão apresentar a prestação de contas detalhada, que será examinada e votada pelo plenário do Tribunal.
Quanto cada partido vai receber
|
Critérios de distribuição do fundo eleitoral
Os recursos são distribuídos conforme os seguintes critérios, definidos pela lei nº 13.487/2017:
- 2% igualmente entre todos os partidos;
- 35% divididos entre aqueles que tenham pelo menos um representante na Câmara dos Deputados, na proporção do percentual de votos obtidos na última eleição geral para a Câmara;
- 48% divididos entre as siglas, na proporção do número de representantes na Câmara, consideradas as legendas dos titulares; e
- 15% divididos entre os partidos, na proporção do número de representantes no Senado Federal, com base nas legendas dos titulares.