Arquitetura
Plano Cabana de Bambu: Bolinho de Arroz / Cheng Tsung FENG Design Studio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O artista taiwanês Cheng Tsung Feng desenvolveu o “Plano Cabana de Bambu”, uma série de obras arquitetônicas em pequena escala construídas principalmente com bambu, inspiradas nos modos tradicionais de embrulhar alimentos. A primeira instalação do projeto, intitulada Plano Cabana de Bambu: Bolinho de Arroz, está localizada ao longo de uma trilha em meio a uma floresta de bambu no distrito de Lugu, no condado de Nantou. A estrutura oferece um espaço sombreado de descanso para os caminhantes que passam pelo local.




A forma da cabana remete ao gesto tradicional de embrulhar um bolinho de arroz: duas folhas de bambu são colocadas na palma da mão, recheadas com os ingredientes, e então dobram-se naturalmente sob o peso e o formato da mão, formando uma estrutura curva e envolvente.


Feng traduziu esse processo delicado para a linguagem arquitetônica. Ele dispôs várias tiras de bambu em paralelo, dobrando-as para criar um espaço envolvente. No centro, uma pequena porção é levemente elevada, formando uma minúscula janela. O piso de madeira elevado cria uma fenda e uma sombra entre a estrutura e o solo, conferindo leveza e um aspecto lúdico à cabana. O piso convida os visitantes a sentar, cochilar ou fazer um piquenique em seu interior. No telhado, dois painéis artesanais impermeáveis, de tom âmbar, foram instalados. Sua superfície texturizada difunde a luz e produz um brilho quente e oleoso que remete ao arroz glutinoso, criando uma atmosfera acolhedora e saborosa dentro da estrutura.


Partindo da ideia de embrulho alimentar, a Cabana de Bambu convida as pessoas a entrar em um enorme bolinho de arroz glutinoso — como se estivessem envoltas pelas palmas das mãos e pelas folhas de bambu, num abraço feito de cultura alimentar, memória gustativa e materialidade natural.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Las Margaritas / Trópico Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na intervenção em uma casa tradicional antioquenha, localizada no sudoeste do estado colombiano, em um território montanhoso e de clima quente.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


