Arquitetura
Planta beisebol: a suculenta que falta na sua casa

A Euphorbia obesa é compacta, geométrica e fascinante – uma verdadeira joia botânica que parece ter sido tirada de outro planeta A Euphorbia obesa, conhecida no Brasil como planta beisebol, é uma maravilha botânica que, embora à primeira vista possa parecer uma escultura minimalista, é na verdade uma espécie com uma história fascinante. Seus cuidados simples e benefícios fazem dela uma das suculentas mais desejadas e icônicas.
O que é a planta beisebol e qual é sua história?
A planta beisebol, ou Euphorbia obesa, é uma suculenta endêmica da região do Cabo Setentrional, na África do Sul. Com seu formato redondo, marrom-esverdeado e listras transversais avermelhadas opacas, esta suculenta chama muito a atenção.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Planta beisebol e as suas ramificações
Getty Images
O nome científico, aliás, refere-se ao seu formato peculiar com esferas robustas. Esta espécie, descoberta no séc. 19 possui um crescimento lento e sua natureza a tornaram presente, porém despercebida, em muitos jardins botânicos.
Um fato curioso é que é mais fácil encontrá-lo em um habitat que não é o seu natural, devido à coleta excessiva e sua reprodução complicada. Da mesma forma, algo que muitas pessoas não sabem é que ela também é uma planta dióica – ou seja, existem exemplares masculinos e femininos e ambos são necessários para produzir sementes.
Apesar de ser chamada de “planta balão” em espanhol, ela ganhou o nome de “planta beiseiball” no Brasil por sua semelhança com a bola usada no jogo
Getty Images
Cuidados com planta beisebol
Se você é uma daquelas pessoas que, não importa o quanto tente, não consegue manter suas plantas vivas, temos boas notícias: a planta beisebol é uma espécie quase indestrutível. Ela é perfeita para iniciantes, pessoas ocupadas ou qualquer pessoa que ame plantas.
Luz
Esta linda espécie de suculenta adora luz solar, obviamente não em excesso. Por isso, vai bem lugares com luz indireta, ou que tome apenas o sol direto da manhã. Se você mora em uma região com muito calor, é recomendável manter a sua planta longe do sol do meio-dia, pois ela pode causar queimaduras.
Planta beisebol é uma suculenta super resistente para jardineiros iniciantes
Getty Images
Rega
A planta beisebol pode sobreviver à sede, mas não ao excesso de água. Durante a primavera e o verão, procure regar o substrato somente quando você perceber que ele está quase seco. Já no outono e inverno reduza a rega a zero (uma vez por mês ou até menos).
Substrato e vaso
É importante que você use uma mistura específica para cactos para cuidar desta espécie ou, se preferir, usar seu próprio substrato com terra para vasos + areia grossa ou areia perolada. Mas atenção: o recipiente precisa ser fácil de drenar. É recomendado também utilizar um vaso de barro ou cerâmica com furos para evitar acúmulo de água.
Temperatura e umidade
Esta suculenta fica extremamente feliz quando está em temperaturas entre 20 e 30 graus. Também é importante levar em conta que, embora suporte uma temperatura de até 10 graus, ela sofre com o frio.
Se você mora em climas úmidos, tenha em mente que, por ser uma planta que não gosta de muita água, ela precisa de um espaço bem ventilado.
Tome cuidado!
Como muitas plantas de sua família, sua seiva branca é tóxica. Dessa maneira, evite que esta seiva entre em contato com os olhos ou seja ingerida. Deixe os pets e as crianças longe da espécie.
Uma mini planta beisebol
Getty Images
Os melhores lugares para posicioná-la
A planta beisebol, por ser pequena e versátil, pode ser usada como decoração em praticamente qualquer lugar bem iluminado. Confira algumas ideias:
Dentro de casa
Ela vai bem sobre a mesa de jantar, mas também pode ser posicionada na cozinha ou até mesmo no banheiro, principalmente se tiver luz natural, dando um toque único e moderno.
Na área externa
Entre varandas ensolaradas, terraços ou jardins, ela vai bem ao lado de outras suculentas – e dá aquele toque especial ao seu paisagismo.
Benefícios de ter uma planta beisebol em casa
Embora já tenhamos compartilhado seus cuidados e história com você, também vale ressaltar que, além de sua beleza hipnótica, ela tem benefícios que vão além de sua aparência. Alguns estudos mostraram que ter plantas por perto pode melhorar o humor, reduzir o estresse e até aumentar a concentração. Além disso, como muitas outras suculentas, ajuda a melhorar a qualidade do ar, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio.
A Planta beisebol é uma planta única para qualquer amante da botânica, minimalista e estética. Se você está procurando uma espécie fácil de cultivar e com muita personalidade, a Euphorbia obesa é uma excelente opção.
*Matéria publicada originalmente na AD México y Latinoamérica.
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


