Guardar no Meu ArchDailyEscola Infantil Coreana Arboretum Children’s Forest / GEEUMPLUS. Foto: © Hoonkoo Lee
- Escrito por ArchDaily Team
- Publicado em 06 de Março de 2023
Compartilhar Compartilhar
Ouhttps://www.archdaily.com.br/br/996631/plantas-hexagonais-jogos-geometricos-na-composicao-arquitetonica Prancheta “COPY” copiar
Apesar de não serem encontrados na natureza, os ângulos retos são os mais utilizados pelos arquitetos. Na busca por mais funcionalidade e praticidade na construção, quadrados e retângulos surgem como a opção principal no momento de projetar. Por outro lado, diversas arquiteturas vernaculares e ancestrais adotavam arcos e plantas circulares como solução. O jogo de formas geométricas na composição arquitetônica é vasto, mas não podemos esquecer de um polígono que também se destaca nele: o hexágono.
Visto em planta, o hexágono configura uma figura de seis lados. Se ele for regular, terá todos os lados com a mesma medida conectados por um ângulo de 120º. Sua forma chama atenção pelo modo que pode trazer certa funcionalidade das linhas que surgem com os ângulos retos, mas também pela quebra de hierarquia vista em arquiteturas mais circulares. Além disso, ao ser trabalhado em módulos, apresenta um importante aporte estrutural – como é visto nas colmeias – e permite criar um ritmo distinto no espaço. Sendo assim, sua geometria é utilizada em diversos projetos, que vão da habitação à escolas, demonstrando que não apenas em planta, mas também para criar rupturas no espaço, ele pode ser uma ótima opção. Abaixo, selecionamos nove projetos que destacam o seu uso.
Habitação
Clássicos da Arquitetura: Kubuswoningen (Casas Cubo) / Piet Blom
Guardar no Meu ArchDailyKubuswoningen (Casas Cubo) / Piet Blom. Foto: © Dirk Verwoerd
“Querendo evitar uma intervenção dominante, disse ao seu cliente que iria projetá-lo ‘para que não fosse possível dizer que havia sido projetado por um arquiteto’. Este objetivo levou Blom a dividir o empreendimento habitacional em três projetos distintos: Blaaktoren, uma torre de apartamentos hexagonal com 13 pavimentos que se assemelha à forma de um lápis; Spaanse Kade, um complexo de edifícios em terraços que rodeia um pátio interno; e o Kubuswoningen, uma exploração sucessiva de casas cúbicas em uma grade em grande escala. O conselho municipal apreciou isso, pois acreditava que Roterdã precisava de mais do que apenas habitações cúbicas.”
Guardar no Meu ArchDailyPlanta Térreo – Kubuswoningen (Casas Cubo) / Piet BlomGuardar no Meu ArchDaily
Kubuswoningen (Casas Cubo) / Piet Blom. Foto: © Dirk Verwoerd
Casa Kame / Kochi Architect’s Studio
Guardar no Meu ArchDailyCasa Kame / Kochi Architect’s Studio. Foto: © Takumi Ota
“A casa tem 12 pequenos ambientes com diferentes funções. Um vazio hexagonal é inserido no centro da casa: um átrio que conecta todos os cômodos. O resultado é um interior dinâmico e complexo que oferece a experiência de estar presente em todas os espaços ao mesmo tempo.”
Guardar no Meu ArchDailyCasa Kame / Kochi Architect’s StudioGuardar no Meu ArchDaily
Casa Kame / Kochi Architect’s Studio. Foto: © Takumi Ota
Clássicos da Arquitetura: Casa Dymaxion 4D / Buckminster Fuller
Guardar no Meu ArchDailyCasa Dymaxion 4D / Buckminster Fuller. Foto: © Bettmann/Corbis via britannica.com
“Um pilar hexagonal central sustenta toda a casa. O nível térreo é livre: um piso circular configura um patio aberto e coberto. A casa desenvolve-se no segundo piso como uma expansão da forma do pilar hexagonal. Surgem ambientes trapezoidais e romboidais. Toda a configuração do edifício surge de um módulo de triângulo equilátero.”
Guardar no Meu ArchDailyDesenhos – Casa Dymaxion 4D / Buckminster Fuller. Imagem: © The Estate of R. Buckminster Fuller, via rhonalpes-tourism.com
Equipamentos culturais
Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos
Guardar no Meu ArchDailyOrquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos. Foto: © Sergio Gomez
“No projeto a escala micro (orgânica) foi organizada através de leis flexíveis e padrões geométricos (uma colmei/um tecido celular), permitindo definir a criação de um módulo nas plantas denominado ”flor-árvore”, composta por sete hexágonos. Sua repetição flexibiliza o crescimento e a expansão do projeto, o controle, a organização do programa e a geometria do terreno.”
Guardar no Meu ArchDailyPlanta Modelo – Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR ArquitectosGuardar no Meu ArchDaily
Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos. Foto: © Camilo Orozco
Museu dos Cisnes e da Ciência / Rurban Studio
Guardar no Meu ArchDailyMuseu dos Cisnes e da Ciência / Rurban Studio. Foto: © Tianzhou Yang
“Dois sistemas sobrepostos, uma grade equilateral e uma grade hexagonal, compõem o espaço interior. A grade hexagonal define partições para um pequeno espaço fechado; a grade equilateral maior flui livremente acima da galeria aberta. Ambas as estruturas estão expostas acima das paredes parciais, apresentando continuidade e consistência espacial aos visitantes.”
Guardar no Meu ArchDailyPlanta – Museu dos Cisnes e da Ciência / Rurban StudioGuardar no Meu ArchDaily
Museu dos Cisnes e da Ciência / Rurban Studio. Foto: © Tianzhou Yang
Gallery Pavillion / Atelier JQTS
Guardar no Meu ArchDailyGallery Pavillion / Atelier JQTS. Foto: © Diana Quintela
“GALLERY é um projecto sobre a experiência física e sensorial. (…) Tem um conjunto de 18 salas triangulares (com dimensões idênticas, mas relações internas distintas) que apela a uma promenade labiríntica até à grande sala hexagonal de maior altura através do qual podemos observar o Oceano Atlântico.”
Guardar no Meu ArchDailyPlanta – Gallery Pavillion / Atelier JQTSGuardar no Meu ArchDaily
Gallery Pavillion / Atelier JQTS. Foto: © Diana Quintela
Escolas
Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON
Guardar no Meu ArchDailyEscola Community Canvas / pk_iNCEPTiON. Foto: © Yash Katariya
“Foi desenvolvida como uma parede única curva em vez de várias pequenas curvas que garantiam a utilização do espaço também para atividades comunitárias. Essa origem também responderia à sala de aula hexagonal existente, fornecendo conectividade e facilidade de movimento.”
Guardar no Meu ArchDailyPlanta – Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiONGuardar no Meu ArchDaily
Isométrica – Escola Community Canvas / pk_iNCEPTiON
Escola Infantil Coreana Arboretum Children’s Forest / GEEUMPLUS
Guardar no Meu ArchDailyEscola Infantil Coreana Arboretum Children’s Forest / GEEUMPLUS. Foto: © Hoonkoo Lee
“A estrutura hexagonal simboliza as abelhas que desempenham um importante papel catalisador no ecossistema, ao mesmo tempo em que alimenta a “imaginação ecológica” das crianças através dos vários módulos.”
Guardar no Meu ArchDailyPlanta – Escola Infantil Coreana Arboretum Children’s Forest / GEEUMPLUSGuardar no Meu ArchDaily
Escola Infantil Coreana Arboretum Children’s Forest / GEEUMPLUS. Foto: © Hoonkoo Lee
Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo
Guardar no Meu ArchDailyColégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo. Foto: © Onnis Luque
“Um sistema de 19 módulos de planta hexagonal é construído em divisórias ocas contendo as salas de aula as quais geram um corredor perimetral que promove o isolamento térmico e pressuriza o ar. Essa espécie de pórtico, por sua vez, provoca uma circulação e um espaço para atividades semi-abertas. Os módulos, ao se entrelaçarem uns com os outros, são desfasados entre si para gerar pátios poliédricos que definem uma paisagem de pequenas vilas ou módulos de diferentes alturas que procuram a luz natural e as correntes de ar através de claraboias.”
Guardar no Meu ArchDailyPlanta – Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías PeredoGuardar no Meu ArchDaily
Colégio Maria Montessori Mazatlán / EPArquitectos + Estudio Macías Peredo. Foto: © Onnis Luque