Podcasts imobiliária as pessoas muitas vezes falam sobre o que foi feito, além de possibilidades, novas perspectivas e casos de sucesso do setor
Quem nunca pegou em ouvir um podcast? Seja para conhecimento, entretenimento ou até mesmo para abafar os ruídos externos, o consumo de programas de áudio é cada dia mais longo. E como o mercado imobiliário (e, mais especificamente, seu incorporador) pode se apropriar da prática?
Bem, é mais fácil do que soa. Entenda melhor no artigo de hoje!
O que é um podcast?
Podcast é um programa veicular no formato de áudio. Ele é consumido sob demanda, ou seja, assim como a série da Netflix, determinado podcast se torna disponível em uma plataforma, e cabe ao usuário optar por ou não consumi-lo.
E por falar em plataforma, há locais específicos para veicular um podcast. Entre os mais conhecidos estão o Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e Castbox. Além disso, um mesmo podcast pode ser veiculado através de diferentes plataformas, o que contribui para que mais pessoas tenham acesso a conteúdos no espaço que julgarem melhor.
Os podcasts são geralmente feitos em episódios, assim como a série. Esses episódios podem ser sequenciais, quando abordam um mesmo tema contado em partes diversas, ou independentes, quando lidam com temas diferentes.
Como surgiu o podcast?
De acordo com Unesco, o podcast começou no início dos anos 2000, em 2004, das emissoras de rádio em si. Com o advento da internet e a necessidade de se modernizar, as estações de rádio passaram a disponibilizar os seus programas online para que pudessem ser acessados conforme a conveniência do ouvinte.
O que popularizou o podcast?
Uma das principais razões para a popularidade do podcast é sua possibilidade de consumo cruzado, ou seja, realizado enquanto praticava outra atividade. Pesquisa feita pelo Ibope e divulgada pela revista Terra (2022) mostra que 44% dos brasileiros consomem podcast enquanto realizam tarefas domésticas, 38% enquanto usam a internet e 24% enquanto trabalham ou estudam.
Podcast e mercado imobiliário
Dizia que podcast e mercado imobiliário comunicar-se é não forçar a barra, muito pelo contrário.
O mercado imobiliário tem uma visão tradicionalista muito conectada de si mesmo. De tal forma, entendê-lo como parte de um contexto de inovação, produção de conhecimento, e tecnologia às vezes é bastante difícil.
Mas a verdade é que, sim, o mercado imobiliário pode ser um agente ativo nas mudanças e inovações do setor. E, para isso, o podcast chega como uma alternativa rentável, prática e bastante proveitável para unir o setor imobiliário à produção de conteúdo inovador.
Como os podcasts podem gerar conhecimento para o setor?
podcasts imobiliários costumam falar sobre o que foi feito de curso. Mas eles não se resumem a isso: Eles também amam falar sobre possibilidades, novas perspectivas e cases de sucesso do setor.
Tudo isso gera novos conhecimentos e insights incríveis para o ouvinte-incorporando. Você quer um bom exemplo? Ouça este episódio do podcast do CV na Prática, no qual você fala sobre o “futuro dos pretours do mercado imobiliário”:
Como os podcasts influenciam estratégias na indústria?
O mercado imobiliário é imenso, seus jogadores são inúmeros e suas estratégias são as mais diversas. Podcasts permitem que você aprenda com quem você conhece e aplique o que você acha melhor em sua própria estratégia.
Um podcast sobre alto padrão pode trazer inspiração para um incorporador embutido em meados padrão. Da mesma forma, uma estratégia aplicada a incorporadoras que atendam ao programa CVA pode suprida uma necessidade da incorporadora de luxo. Por que não?
Nenhuma estratégia é única, todos podem ser repurados para outros segmentos, profissionais, cenários e nichos.
Como os podcasts se tornam uma fonte de lucro no setor?
Agora, saímos do escopo de consumo dos podcasts para a sua produção. Afinal, não é o suficiente para consumir referências, é importante se tornar o criador de conteúdomesmo.
O podcast que seu incorporador deve criar, no entanto, não está em nada como aqueles que deve consumir. O seu público é o consumidor final, o cidadão que sonha com a casa própria ou quem quer investir em imóveis. Portanto, é com ele que ele deve se comunicar.
Primeiro, saiba sobre o que falar
Há muitas possibilidades de assunto em um podcast de imóvel para consumidores finais. A ideia, aqui, é que você consiga resolver o maior número possível de problemas, para que o ouvinte tenha seu podcast (e você, consequentemente) como uma marca confiável.
Isso fará com que ele pense em você ao pensar em comprar um novo imóvel.
Para engajar o ouvinte, solucionar problemas e se impor enquanto uma autoridade sobre o assunto “compra imóveis”, vale a pena falar sobre, por exemplo, sobre:
- Documentos necessários para comprar o primeiro imóvel;
- Quais os critérios para comprar uma casa para o programa Minha Casa Minha Vida;
- Quais são os principais juros e taxas ao comprar um imóvel;
- Já é possível investir em um imóvel no metaverso?;
- Casos de sucesso: o que seu cliente tem a dizer?
Então saiba como estruturar seu podcast de imóvel
Todo podcast precisa de uma estrutura, mas isso não significa que você deve gastar rios de dinheiro em investimento. Um podcast inicial precisa de pouca coisa e, desde que tenha bom conteúdo e divulgação assertiva, ele pode acreditar que trará resultado.
Você precisará de:
- Um host (alguém que é o “cara” do podcast e estar presente em todos os episódios);
- Um título;
- Um microfone de qualidade;
- Um ambiente tranquilo;
- Um ou mais convidados por episódio (para dialogar com o host);
- Um script semi-estruturado por episódio.
Ter isso, seu podcast já é ótimo. Por lidar com uma conversa orgânica e fluida, é normal que alguns podcasts não tenham cortes e editais elaborados. Mas, se achar que é necessário, realize breves edições nos episódios.
Seu podcast está pronto para ir ao ar!
Eu quero ouvir um podcast para me inspirar: o que você indica?
O que não falta no mercado imobiliário é podcast. Como eu falei anteriormente, engana quem acha que o setor é avesso à tecnologia. A verdade é que muitos jogadores já chegaram com tudo nessa onda!
Confira uma lista de podcasts imobiliários para saber:
Curado as dicas? Agora eu quero ver você colocá-los na prática! Você pode e deve inserir-se no mercado de inovação para vender mais. As oportunidades estão em todos os lugares, basta se apropriar delas!
Para descobrir sobre o mercado imobiliário, a gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o blog do CV e siga-nos no Instagram!