Ponte manchada: para o que serve, como é construído-Sienge

Ponte manchada: para o que serve, como é construído-Sienge

O que é ponte estaiada, pra que serve e como é construída?

A ponte manchada é um tipo de estrutura onde as cargas do tabuleiro-para onde passam veículos e pedestres-são transferidas por uma série de cabos tensionados ancorados em uma torre vertical. Tal torre em forma de mastro, por sua vez, transfere as cargas para as fundações, promovendo a estabilidade e a segurança estrutural ao conjunto.

Este método construtivo permite que você consiga pontes extensas com visuais arrojados, o que geralmente os torna cartões-postais nos locais onde são construídos. Além do seu diferencial estético, essas pontes oferecem uma solução técnica eficiente para bater grandes vans e são amplamente utilizadas em áreas onde a construção de pontes tradicionais pode ser inviável ou custosa.

Mas de onde vem as participações de pontes de nome? Na verdade, ela decorre do método construtivo utilizado nesse tipo de estrutura. O termo “estaiada” refere-se aos cabos de aço tensionados que suportam a placa da ponte, conectando-a às torres verticais. Esses cabos, chamados de art, são responsáveis por suportar o peso da ponte e transferir as cargas para as torres e, posteriormente, para as fundações.

O uso da arte é uma característica distintiva das pontes encenadas em relação a outros tipos de pontes.

imagem06-06-2023-16-06-24Método construtivo de ponte manchada permite obter estruturas extensas com visuais arrojados, que geralmente se tornam cartões postais nos lugares onde são construídos

Pontes de manchas: como eles são projetados e construídos

As pontes manchadas são estruturas de pensamento e desenvolvidas desde o século 16, na Itália. As versões modernas, no entanto, só ganharam escala após a Segunda Guerra Mundial, com a construção da Ponte Strömsund, na Suécia, entre 1953 e 1955.

Hoje, as pesquisadas e o repositório de conhecimentos sobre essas estruturas já estão amplamente espalhado no mundo. Veja abaixo os detalhes do ciclo de construção de uma ponte encenada.

Agendamento e projeto

A construção de uma ponte encenada inicia-se com um extenso planejamento e projeto, que levam em consideração uma série de fatores, incluindo a topografia do local, o ambiente circundante, o tráfego esperado e as cargas estruturais que a ponte terá que suportar.

O projeto passa, de forma ampla, pelas seguintes etapas:

  • Cálculo de cargas;
  • Análise estrutural global;
  • Análise dos diagramas de forças resultantes;
  • Analisos de esforços sísmicos;
  • Projeto da diretoria;
  • Projeto do mastro;
  • Projeto dos cabos e das fixações;
  • Análise da etapa construtiva;
  • Reposicionamento e ruptura de cabos;
  • Análise dos esforços sob uso;
  • Projeto das fundações.

Elementos estruturais

Os principais componentes de uma ponte estagnada são:

  • As torres, mastros ou pilares são o principal ponto de apoio da ponte, de onde os cordões de sustentação estão ancorados. Podem ter seção em I, H, A, Diamante, Y invertida ou X.
  • As onas (cabos de sustentação) são elementos rastreados, dispostos em formato de gama ou harpa, que conectam os tabuleiros à torre onde estão ancorados, distribuindo as cargas da estrutura.
  • A bordo da ponte constitui a área para o tráfego de veículos e / ou pedestres, e pode ser constituído por uma série de secções de concreto (ou de deck de aço).
  • As fundações recebem as cargas dos mastros e distribui-las no solo.

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As pontes manchadas podem ser construídas com você dispostas simetricamente em dois lados do mastro, ou de apenas um lado. Ele pode ser composto, também, por vários mastros para que uma extensão maior esteja transpondo no solo.

Materiais utilizados

Os materiais mais comumente utilizados na construção de pontes manchadas incluem concreto armado, aço de alta resistência, cabos de aço e, em alguns casos, compósitos. A escolha do material depende de uma série de fatores, incluindo durabilidade, resistência, custo e disponibilidade. O concreto reforçado é frequentemente usado para construir a lousa da ponte e os mastros devido à sua resistência à compressão. O aço de alta resistência é usado para os mesmos, que são cruciais para a estabilidade da ponte.

Análise e cargas estruturais

Esta etapa do projeto da ponte encenada é bastante complexa, uma vez que envolve a análise de esforços de diferentes naturezas (tráfego de veículos, vento, terremotos) em estruturas com geometrias desafiadoras (tabuladores curvas, grandes vans).

A partir dos estudos técnicos iniciais e da determinação da forma da ponte, as calculistas abordam o projeto sob quatro perspectivas: análise de fase construtiva; análise estática; análise dinâmica; e verificação de estabilidade.

Construção

A construção de pontes encenadas geralmente segue o método de equilíbrio sucessivos, iniciando-se com a execução da (s) torre (s) e as ancoragens da arte. Após a construção da torre, um cabo e uma seção do tabuleiro são construídos sequencialmente em cada direção. Cada seção do tabuleiro de xadrez é pré-tensionada antes de prosseguir. O processo é repetido até que as seções da diretoria se reúnam no centro, onde estão conectadas.

Manutenção

A manutenção adequada das pontes manchadas é um aspecto crucial para garantir sua segurança e desempenho ao longo do tempo. Uma prática recomendada internacionalmente consiste em realizar a verificação regular das forças em cada uma das artes para garantir que estejam de acordo com o projeto original. Geralmente, esse cheque é realizado a cada dois anos após a construção da ponte. Posteriormente, um novo cheque ocorre entre o sexto e o oitavo ano, seguido de cheques a cada dez anos.

Pontes manchadas no Brasil

A construção de pontes encenadas no Brasil vem ganhando destaque nas últimas décadas devido à sua eficiência estrutural e apelo estético. Essas pontes são projetadas e construídas com o uso de técnicas avançadas de engenharia, materiais de alta resistência e tecnologias inovadoras.

Octávio Frias de Oliveira Bridge

Ponte estatizada localizada na cidade de São Paulo. atravessa o Rio Pinheiros e conecta a Avenida Jornalista Roberto Marine a Árvores De Pinheiros Marginais. A ponte tem duas pistas manchadas em curvas independentes de 60 ° que atravessam o Rio Pinheiros, sendo a única ponte manchada do mundo com duas pistas curvas ligadas a um mesmo mastro. Sua construção teve início em novembro de 2005 e foi inaugurada em maio de 2008.

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Anita Garibaldi Bridge

Com uma extensão de 2,8 km, a ponte na cidade de Laguna, em Santa Catarina, ostenta um trecho de 400 metros de comprimento e um trecho de 2,4 quilômetros de comprimento. Sua largura se estende por aproximadamente 25 metros. Trata-se da primeira ponte manchada em uma curva suspensa por um plano de arte. O projeto da ponte utilizou técnicas inovadoras de construção civil, como a introdução de um ônibus de árvores (EBRD), importado de Portugal, que possibilitou a execução de cada trecho da ponte em apenas quatro dias, quando o prazo inicial previa uma semana para cada segmento.

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Ponte Jornalista Phelippe Daou

Mais Conhecida como Ponte do Rio Negro, é uma estrutura impressionante que atravessa o Rio Negro, ligando as cidades de Manaus e Iranduba, no Amazonas. É atualmente a maior ponte encenada do Brasil. Sua seção suspensa por cabos no vão central tem 400 metros de comprimento, enquanto que a largura geral da ponte é de 20,70 metros no trecho convencional e de 22,60 metros na parte manchada. O mastro central sustenta duas vans de 190 metros em cada direção. Com um formato de losango, a estrutura é dividida em três partes: um cone invertido abaixo da tábua, um cone acima da lousa e o topo do mastro. Esta configuração aerodinâmica foi adotada para minimizar o atrito com o vento e evitar a ocorrência de ressonância ondulada.

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Ponte Estadual do Sesquicentenário Mestre João Isidoro França

Foi projetada em comemoração aos 150 anos da cidade de Teresina, no Piauí. Inaugurada em março de 2010, essa ponte se tornou um dos pontos turísticos mais importantes da capital piauiense. Com uma envergadura de 363 metros, ela é formada por seis vans, sendo três construídas por meio do método de equilíbrio sucessivo e outras três utilizando o processo convencional. A ponte é apoiada por 35 art. Um destaque especial é o mast exclusivo usado para a estaiação, que abriga um Almirante a uma altura de quase 100 metros.

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Ponte Newton Navarro

Estrutura localizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Ela tem papel fundamental na conexão dos bairros da Zona Norte de Natal e dos municípios litorâneos do norte aos bairros da Zona Leste de Natal, litoral sul e outras regiões da cidade, atravessando o Rio Potengi. Ele detém aproximadamente 2,713 km de extensão, sendo cerca de 500 metros sustentados por cabos de aço presos a dois blocos centrais de 110 metros de altura, enquanto o restante é apoiado por vans convencionais. A altura da pista na faixa central chega a 55,10 metros, equivalente a um prédio de 18 andaras. A ponte é sustentada por 144.

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Pontes manchadas no mundo

A construção de pontes encenadas tornou-se uma tendência mundial, com vários países ao redor do mundo investindo neste tipo de estrutura. Essas pontes são apreciadas por sua combinação única de funcionalidade e beleza arquitetônica.

O viaduto de Millau

A ponte manchada multi-vans completados em 2004, atravesse o gorge do vale do Tarn, no sul da França. Concebido pelo engenheiro Michel Virlogeux e pelo arquiteto Norman Foster, é a ponte mais alta do mundo, com uma altura estrutural de 336,4 metros (topo do mastro P2). A plataforma rodoviária tem 2.460 metros de comprimento e 32 metros de largura, compreendendo oito vans, sendo as seis vans centrais medindo 342 metros e as duas vans externas medindo 204 metros. A ponte é apoiada por sete mastros. Em cada um deles estão ancorados 11 pares de arte.

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O Arthur Ravenel Jr. Ponte

Ponte encenada sobre o Rio Cooper, em Carolina do Sul, EUA, ligando o centro de Charleston ao Monte Pleasant. Com um vão principal de 471 metros, é a terceira ponte manchada de comprimento entre as Américas. A ponte foi inaugurada em 2005, um ano antes do prazo final e dentro do orçamento. Possui duas torres em forma de diamante, cada uma com 175 metros de altura, e o tabuleiro está suspenso 57 metros acima do rio por 128 cabos individuais. A estrutura da ponte é projetada para resistir a furacões, terremotos e colisões de navios, e inclui uma ciclovia e uma caminhoca para pedestres.

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Ponte Centenária

Ponte que percorre o Canal do Panamá, foi construído para complementar a congestionada Ponte das Américas e substituí-la como rota Pan-Americana Highway. Ao ser inaugurado em 2004, tornou-se a segunda travessia permanente do canal. Projetada para resistir a terremotos, a ponte manchada apresenta uma gama principal de 420 metros e duas torres com 184 metros de altura.

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Erasmo Bridge

Também chamado de Erasmusbrug, esta ponte manchada basculante cruza o rio Nieuwe Maas, no centro de Rotterdam, Na Holanda. Inaugurada em 1996, a ponte foi batizada em homenagem a um proeminente humanista cristão renascentista também conhecido como Erasmo de Roterdã. Com uma torre assimétrica de 139 metros de altura, a ponte é conhecida como “A Cisne”. Possui uma seção basculante de 89 metros de comprimento para a passagem de navios. A Ponte Erasmus é o marco mais importante de Roterdã e faz parte do logótipo oficial da cidade.

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Puente de la Mujer

Aquela ponte de pedestre no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires, na Argentina, é um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, até mesmo autor do Museu do Amanhã, famoso ponto turístico carioca. A ponte manchada é do tipo trave em balanço, que gira 90 graus para permitir a passagem de embarcações. Seu mastro de aço com núcleo de concreto tem uma forma característica “agulha”, com cerca de 34 metros de altura e 39 ° inclinação. Nele eles ancoram 19 são que sustentam o go central.

Conclusão

As pontes manchadas são estruturas audaciosas e eficientes que utilizam cabos de sustentação tensionados para transferir as cargas do tabuleiro para torres verticais. Essas pontes oferecem soluções técnicas eficientes para conquistar grandes vans, tornando-se marcos arquitetônicos e cartões postais nos locais onde são construídos.

O planejamento e o projeto minucioso, a escolha de materiais adequados e a análise estrutural são passos fundamentais na construção dessas pontes. Além disso, a manutenção regular é essencial para garantir a sua segurança e desempenho ao longo do tempo.

As pontes encenadas, no Brasil e no mundo, representam exemplos notáveis deste tipo de estrutura, combinando funcionalidade e beleza arquitetônica.

Construção Civil