Porto Alegre está recebendo a primeira edição do Brasil Tennis Open. Até o próximo domingo, o torneio, que faz parte do calendário mundial da ATP Challenger Tour, está sendo disputado na Associação Leopoldina Juvenil, na sede Marquês do Herval, no bairro Moinhos de Vento. O evento busca colocar tenistas brasileiros e internacionais em lugares importantes do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Com entrada gratuita, a expectativa da organização é receber cerca de 500 pessoas por dia.
Dos jogadores já confirmados, quatro são brasileiros: Matheus Pucinelli, João Lucas Reis, Pedro Sakamoto e Mateus Alves. Outros 17 atletas internacionais também serão atração na quadra localizada na Capital, sendo a maioria argentinos. A chave principal, no entanto, é composta por 32 atletas e 24 participam das qualificatórias, que ocorrem neste domingo (28). Haverá tanto jogos individuais, quanto em duplas.
Uma combinação entre tradicionalismo e o fomento ao tênis, é assim que o vice-presidente de Esportes do Leopoldina Juvenil, Roberto Majó, descreve a competição. “É sempre bom voltar a realizar torneios profissionais e ver as pessoas jovens jogando, porque o tênis é um esporte de alto custo”. Esta é a primeira vez, em nove anos, que o Rio Grande do Sul recebe um evento deste tamanho destinado à modalidade. Durante os sete dias, 70 atletas irão disputar a competição.
Os vencedores serão contemplados com U$ 41 mil, divididos entre os cinco melhores colocados, além de pontos para o ranking da ATP. O primeiro colocado receberá mais de U$5 mil. O torneio é apresentado pelo Santander com apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, implementada em 2006.
Desde o final do ano passado, o clube se prepara para a realização do evento, que tem um custo total de R$ 1,5 milhão e conta com o copatrocínio de, pelo menos, oito empresas, além da realização do Instituto Sports. “Já estávamos olhando Porto Alegre como uma oportunidade muito boa, com um potencial muito grande de público e desenvolver grandes atletas”, explica o diretor da associação Nelson Aerts.