Grandes Obras

Primeiro evento de 2024 do Mapa Econômico do RS será na próxima terça em Rio Grande

Primeiro evento de 2024 do Mapa Econômico do RS será na próxima terça em Rio Grande


O primeiro evento de 2024 do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, promovido pelo Jornal do Comércio desde o ano passado, ocorrerá na próxima terça-feira, dia 7 de maio. A cidade escolhida para dar a largada nesta segunda etapa do projeto é Rio Grande.

Durante o encontro, serão debatidos os desafios e as oportunidades da Região Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Estado. No palco, estarão Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon e da Câmara do Comércio de Rio Grande; Torquato Ribeiro Pontes Netto, vice-presidente regional da Fiergs; e Rafael Avancini, presidente do Hospital Monporto. A mediação ficará a cargo do editor-chefe do JC, Guilherme Kolling.

“A cada edição, além do painel regional, publicamos um conteúdo especial, com o detalhamento da economia dessas regiões. Cabe observar que a economia está sempre em transformação. Por isso, o trabalho do Mapa Econômico segue em 2024, mostrando as mudanças nas regiões e, de forma comparativa, trazendo novos indicadores”, explica Kolling, sobre a renovação do Mapa.

Como foi a edição de 2023

TÂNIA MEINERZ/JC

Em 2023, o Jornal do Comércio encarou o desafio de apresentar um panorama das cadeias produtivas no Estado, pois é um trabalho que está em linha com a trajetória de 90 anos do veículo. Em sua primeira temporada, o projeto saiu do papel com centenas de entrevistas de empresários, economistas, dirigentes de entidades de classe e gestores públicos. Também teve análise de dados, consulta a relatórios de entidades empresariais e de órgãos governamentais.

A segunda fonte de informação fundamental foi colhida in loco, em cinco encontros em diferentes partes do Estado, onde foram ouvidas lideranças regionais de diferentes setores, sobre desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico. Desta forma, o JC descobriu as demandas locais para que o Estado possa crescer. O RS foi dividido em cinco grandes regiões, de acordo com proximidade geográfica e semelhanças econômicas: Regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste; Regiões Central, Vales, Jacuí Centro e Alto Jacuí; Regiões Norte, Noroeste e Missões; Regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e Caí; e Regiões Metropolitana, Vale do Sinos, Centro-Sul e Litoral.

No ano passado, os eventos foram realizados em Pelotas (23 de junho), Santa Cruz do Sul (3 de agosto), Passo Fundo (13 de setembro), Caxias do Sul (24 de outubro) e Porto Alegre (20 de novembro). 

Como será a agenda de 2024

7/5 – Rio Grande

18/- Santa Maria

25/7 – Erechim

17/9 – Bento Gonçalves

7/11 – Porto Alegre



Fonte: Jornal do Comércio

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *