Durante o encontro, serão debatidos os desafios e as oportunidades da Região Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Estado. No palco, estarão Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon e da Câmara do Comércio de Rio Grande; Torquato Ribeiro Pontes Netto, vice-presidente regional da Fiergs; e Rafael Avancini, presidente do Hospital Monporto. A mediação ficará a cargo do editor-chefe do JC, Guilherme Kolling.
“A cada edição, além do painel regional, publicamos um conteúdo especial, com o detalhamento da economia dessas regiões. Cabe observar que a economia está sempre em transformação. Por isso, o trabalho do Mapa Econômico segue em 2024, mostrando as mudanças nas regiões e, de forma comparativa, trazendo novos indicadores”, explica Kolling, sobre a renovação do Mapa.
Como foi a edição de 2023
Em 2023, o Jornal do Comércio encarou o desafio de apresentar um panorama das cadeias produtivas no Estado, pois é um trabalho que está em linha com a trajetória de 90 anos do veículo. Em sua primeira temporada, o projeto saiu do papel com centenas de entrevistas de empresários, economistas, dirigentes de entidades de classe e gestores públicos. Também teve análise de dados, consulta a relatórios de entidades empresariais e de órgãos governamentais.
A segunda fonte de informação fundamental foi colhida in loco, em cinco encontros em diferentes partes do Estado, onde foram ouvidas lideranças regionais de diferentes setores, sobre desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico. Desta forma, o JC descobriu as demandas locais para que o Estado possa crescer. O RS foi dividido em cinco grandes regiões, de acordo com proximidade geográfica e semelhanças econômicas: Regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste; Regiões Central, Vales, Jacuí Centro e Alto Jacuí; Regiões Norte, Noroeste e Missões; Regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Paranhana e Caí; e Regiões Metropolitana, Vale do Sinos, Centro-Sul e Litoral.
No ano passado, os eventos foram realizados em Pelotas (23 de junho), Santa Cruz do Sul (3 de agosto), Passo Fundo (13 de setembro), Caxias do Sul (24 de outubro) e Porto Alegre (20 de novembro).
Como será a agenda de 2024
7/5 – Rio Grande
18/- Santa Maria
25/7 – Erechim
17/9 – Bento Gonçalves
7/11 – Porto Alegre