A maioria dos programas de arquitetura, pelo menos os mais conhecidos, são pagos. E bem pago, pelo jeito. Mas há também programas de arquitetura livre, que não são apenas alternativas econômicas mas também muito eficientes.
Programas de Arquitetura Livre
Veja abaixo uma lista de alguns softwares de arquitetura livre:
Nanocad
O Nanocad substitui o bom e velho Autocad. Ele serve para fazer plantas, cortes, ou qualquer design de 2D, e também o esqueleto de construções 3D. É bem um Autocad grátis, porque tem o mesmo visual e as mesmas ferramentas. Por isso, quem sabe tink-up no Autocad automaticamente conhece tink-up com o Nanocad.
Veja aqui um curso AutoCad 2D, e aqui um Autocad 3D
E o Nanocad também serve para abrir arquivos Autocad (com a extensão dwg) sem a necessidade do Autocad si mesmo.
2017
O Sketchup é um programa antigo mas ainda amplamente utilizado na arquitetura. Por isso, em algumas situações você pode precisar usá-lo ou ter o programa pelo menos como opção. Mas a versão realmente gratuita do Sketchup é ainda maior, porque é a partir do ano 2017.
Então, embora faça tudo o que é necessário para criar modelos 3D de edifícios e interiores, há uma limitação em relação ao offloading de blocos, que atualmente só tem blocos com versão 2019 (situação em 2022). Ainda tem como resolver. Ele acaba de ser instalado no plugin do Sketchup de 2017 chamado “Open Plus New Version”. Ele abre arquivos de sketchup a partir de versões mais atuais e, em seguida, só salvo em 2017. (Para ver como visualizar este vídeo aqui).
Veja aqui um Curso de Sketchup
Free renderizer for Sketchup
O Sketchup é muito útil, versátil e fácil de entrar. Mas sem um renderizador, os visuais dos desenhos de Sketchup são bem simples, parecendo um desenho animado. Em seguida, um renderizador é essencial. E uma opção fácil de usar e de graça é o “Crepúsculo Render”. Ele não deixa as imagens completamente realistas como alguns outros softwares, mas já melhora bastante o visual, bastante.
Blender
O Blender é tão versátil e completo quanto qualquer programa de arquitetura de pagamentos. Ele faz 3D em geral, inclusivo de ambientes e construções. Tem um efeito realista e faz até animações. Ah, e também serve para editar vídeos, se necessário.
Por ser um programa tão completo, um precisa aprender a tinturar. Ele tem um modo de operação muito próprio, então um precisa entender essa linguagem. Mas nada de outro mundo também.
E se você precisar de mais blocos de arquitetura prontos para usar, você precisa usar a própria biblioteca do programa, que é o “Kit do Blender”, ou até mesmo os blocos de importação do Sketchup, por exemplo. Para importar arquivos sketchup em Blender, trata-se apenas de instalar um complemento chamado “Sketchup Importador”. (Para ver como visualizar este vídeo aqui).
Projetos de arquitetura
Veja todos os projetos aqui do site para inspiração: