Arquitetura
Projeto Ohm Ω / studio whispace + architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária Nanheps é uma escola experimental localizada no Condado de Miaoli. A escola adota uma planta circular de quatro estações, incorporando educação alimentar e agrícola, e proporciona uma experiência de aprendizado mais diversificada abrigando galinhas poedeiras aposentadas. O galinheiro original estava situado dentro de um cercado improvisado, cercado por estruturas de concreto abandonadas e montes de composto dispostos de forma caótica. Apesar da bela árvore da chuva taiwanesa da escola, a abertura visual da área estava obstruída. A falta de zonas claramente definidas e de planejamento conveniente para o uso escolar resultou na diminuição da vontade dos estudantes de entrar no galinheiro.



Como disse Louis Kahn: “A escola começou com um homem debaixo de uma árvore, que não sabia que era um professor, compartilhando sua realização com alguns que não sabiam que eram estudantes.” Se a essência do ensino e da aprendizagem tem origem em espaços sombreados onde o conhecimento é compartilhado, aspiramos a criar um ambiente onde professores, crianças e galinhas coexistam, compartilhando ideias sob o dossel das árvores. Nós realocamos o galinheiro de um canto isolado para o coração de uma área aberta, usando uma cerca de metal branco levemente curvada para formar um cercado côncavo sob a árvore da chuva taiwanesa. Ao conectar as árvores altas, a horta e a área de compostagem, criamos uma cerca em forma de ohm para o galinheiro. Dentro dessa estrutura, as crianças podem observar de perto a vida das galinhas e interagir com elas. Isso promove uma conexão mais profunda com a vida.



A planta é dividida em áreas de galinheiro, ensino de compostagem e cultivo de ervas. O galinheiro é projetado visando o conforto das galinhas e a facilidade de manutenção pelos alunos. Na área de compostagem, dividimos o recipiente em quatro compartimentos para diferentes estágios de compostagem, com orifícios de observação para monitoramento pelos alunos. A área de cultivo de ervas se concentra em ervas comestíveis como alecrim, sálvia, lavanda e crisântemo para educação alimentar e agrícola, aprimorando a experiência sensorial no ambiente. Para se alinhar com a grade curricular circular anual da escola, projetamos toldos para atividades que proporcionam sombra e proteção contra a chuva para reduzir a exposição excessiva ao sol no galinheiro, garantindo que as galinhas vivam em um ambiente confortável. À noite, esses toldos acomodam o uso do clube de luz noturna. O design luminotécnico utiliza iluminação indireta local para minimizar a perturbação da luz artificial no ambiente ecológico.


Além disso, consideramos o cercado do galinheiro como uma interface interativa. O cercado incorpora várias instalações interativas, como áreas de alimentação e abastecimento de água, áreas para pendurar etiquetas com nomes de galinhas e interações com suportes de ovos, entre outros, transformando o cercado não apenas em uma barreira, mas também em uma nova interface para a aprendizagem ecológica. Através desta renovação, ocorreram mudanças significativas nos padrões de comportamento dos alunos. A mudança mais significativa é a disposição recém-descoberta deles em se aproximar das galinhas, tornando mais fácil cuidar do galinheiro. A localização fixa para o acúmulo de folhas durante as sessões de limpeza semanais da escola teve um impacto profundo na educação da vida dos estudantes.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


