Arquitetura
Projeto Weavefield / studio whispace + architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: HAZZO Furniture Lab

Descrição enviada pela equipe de projeto. No fluxo das marés do tempo, a arquitetura testemunha transformações, assumindo novos papéis dentro de um mesmo lugar. Situado em um campus de escola primária, o projeto ocupa um raro edifício residencial bem preservado do início do século XX — construído originalmente durante o período colonial japonês — hoje inserido em um ambiente educacional contemporâneo. Antes uma moradia modesta, o espaço passa a abrigar uma sala de aula dedicada ao trançado de taboa. Em vez de restaurar uma relíquia, o projeto estabelece um diálogo entre história e vida cotidiana, criando um terceiro espaço entre a memória e o uso.



Como linha de frente da transmissão cultural do trançado de taboa, o espaço integra exposições, mobiliário e instalações feitas com taboa. As atividades de ensino se desenvolvem em meio ao aroma da gramínea, envolvendo visão, tato e olfato para aprofundar a memória. Mesas baixas, projetadas especificamente para o trançado e ajustadas ao caráter espacial e à escala humana do ambiente, promovem uma conexão singular entre os alunos e o contexto local.

O projeto tem início com uma escada de aço e um sistema de sinalização que articulam as diferenças de nível entre o interior e o exterior. Ajustes no piso elevado removível ampliam a flexibilidade espacial, enquanto as funções expositivas dão continuidade à lógica de armazenamento da antiga moradia japonesa. As exibições do trançado de taboa evocam memórias do cotidiano, estabelecendo uma ponte entre cenários do passado e narrativas contemporâneas.

Os materiais incluem tijolos aparentes, cujas superfícies são polidas no piso, transformando materiais tradicionais em planos suaves e expressivos que transportam antigas memórias para a vida atual do campus. O projeto de iluminação reforça a mudança narrativa do estático para o fluido. Faixas de luz circulares, suspensas abaixo da tela divisória, interrompem grades rígidas e esculpem percursos luminosos contínuos, suavizando bordas e criando uma atmosfera aberta e interativa, adequada ao aprendizado e à troca. Materiais que antes carregavam silenciosamente os ritmos da vida cotidiana agora se revelam como parte do aprendizado e do crescimento das crianças, passando a habitar o espaço como expressão do presente em meio a tempos em transformação.

Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


