Grandes Obras

PSOL pede à PGR que investigue sete deputados acusados de fake news sobre o RS – CartaExpressa – CartaCapital

PSOL pede à PGR que investigue sete deputados acusados de fake news sobre o RS – CartaExpressa – CartaCapital



A bancada do PSOL na Câmara encaminhou uma representação à Procuradoria Geral da República contra sete parlamentares apontados como autores de fake news no contexto da crise vivida pelo estado do Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas.

Os autores pedem que sejam investigados os deputados federais: Filipe Martins (PL-TO), Jonildo José de Assis (União Brasil – MT), Gilvan Aguiar Costa (PL-ES), Paulo Bilynnkyj (PL-SP), Caroline Rodrigues de Toni (PL-SC), Ulysses Freitas Pereira de Araújo (União Brasil-AC) e Eliéser Girão Monteiro Filho (PL-RN).

Os citados, sustentam os parlamentares, estiveram envolvidos na veiculação de informações falsas, como a de que caminhões com doações estariam sendo barrados em fiscalizações no Rio Grande do Sul.

“O mais grave, no entanto, é o efeito final da rede de desinformação que é armada pelos denunciados. A confusão gerada por informações falsas e ou distorcidas chega à ponta – a população – e se desdobra em danos diretos às pessoas atingidas pelas enchentes no estado, seja por meio da difusão de pânico, seja por meio da inibição das doações ou da desorganização nos processos de triagem e distribuição dos donativos”, grafam os autores da representação.

O pedido é para que a PGR ofereça a denúncia ao Supremo Tribunal Federal e implique os acusados em crimes como os de calúnia e difamação.

A representação é assinada pelos deputados federais Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Luciene Cavalcante da Silva (PSOL-SP), Tarcísio Motta de Carvalho (PSOL-RJ), Luiza Erundina de Sousa (PSOL-SP), Talíria Petrone Soares (PSOL-RJ), Túlio Gadêlha Sales de Melo (PSOL-PE), Erika Hilton (PSOL/SP), Francisco Rodrigues de Alencar Filho (PSOL/RJ), Henrique dos Santos Vieira Lima (PSOL-RJ) e Célia Nunes Correa (PSOL-MG).



Fonte: Carta Capital

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *