Arquitetura
Quando é seguro visitar Petra, na Jordânia?

Tudo o que os viajantes precisam saber após as inundações repentinas no sul da Jordânia Petra, a antiga cidade esculpida em penhascos de arenito no sul da Jordânia, é um dos pontos turísticos mais visitados do país. Outrora um próspero centro comercial nabateu, hoje é um Patrimônio Mundial da UNESCO, mais conhecida por Al-Khazneh (O Tesouro), acessado por uma estreita passagem rochosa chamada Siq. Para além de seu monumento mais reconhecido, Petra se estende por uma vasta paisagem desértica de tumbas, trilhas e caminhos montanhosos – um cenário tão dramático quanto exposto às forças da natureza.
No domingo, 5 de maio de 2025, Petra foi afetada por uma inundação repentina causada por fortes chuvas na região. Naquele momento, cerca de 1.785 turistas estavam dentro do sítio arqueológico. Protocolos de emergência foram ativados imediatamente, e todos os visitantes foram evacuados com segurança, sem ferimentos. A Autoridade da Região de Desenvolvimento e Turismo de Petra (PDTRA, na sigla em inglês) suspendeu temporariamente a venda de ingressos e fechou o local para garantir a segurança pública.
No entanto, no distrito vizinho de Shoubak, a cerca de 25 km de Petra, uma mulher belga e seu filho morreram após serem surpreendidos por uma inundação repentina enquanto faziam trilha em Wadi al-Nakhil com um grupo guiado. Os demais integrantes do grupo – incluindo os outros dois filhos da mulher – foram resgatados com segurança. As autoridades confirmaram posteriormente que as duas mortes ocorreram fora dos limites de Petra.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
É seguro visitar Petra?
Petra é bem conservado, conta com equipes treinadas e procedimentos de emergência estabelecidos
Getty Images
Resumidamente, sim – Petra é um destino seguro para visitar. O local é bem conservado, conta com equipes treinadas e procedimentos de emergência estabelecidos. As autoridades jordanianas agiram com rapidez e eficácia durante o incidente recente, evacuando todos os turistas em Petra sem ferimentos.
No entanto, a geografia de Petra – com seus cânions estreitos, leitos de rios secos e terreno elevado – a torna vulnerável a inundações repentinas durante chuvas intensas. Embora eventos assim sejam pouco frequentes, podem ocorrer de forma súbita. Por isso, é importante que os viajantes acompanhem a previsão do tempo com antecedência e sigam as atualizações locais de segurança ao chegarem. As autoridades responsáveis pela venda de ingressos costumam fechar o sítio em casos de risco climático.
Qual é a melhor época para visitar Petra?
A geografia de Petra possui cânions estreitos, leitos de rios secos e terreno elevado
Getty Images
Os melhores períodos para visitar Petra são a primavera (de março a maio) e o outono (de setembro a novembro), quando as temperaturas são amenas e as condições climáticas costumam ser estáveis. Essas estações intermediárias também oferecem condições mais confortáveis para caminhadas e exploração do local durante o dia.
O inverno (de dezembro a fevereiro) traz temperaturas mais baixas, mas também maior risco de chuvas e inundações, especialmente nos vales estreitos e arredores. Já o verão é extremamente quente e menos indicado para caminhadas longas em áreas expostas. Viajantes que planejam visitar Petra no inverno ou nos meses de transição devem sempre verificar a previsão do tempo com antecedência e, se possível, optar por reservas flexíveis.
*Matéria publicada originalmente na Condé Nast Traveller
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


