O governo Lula (PT) é aprovado por 46,2% dos eleitores brasileiros. Outros 49,6% desaprovam a atual gestão do petista. Os resultados foram divulgados pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira 24.
O levantamento indica que Lula mantém uma base de apoiadores muito parecida com a que tinha durante a campanha eleitoral.
O presidente é, por exemplo, melhor avaliado entre as mulheres do que entre os homens. São 52,3% de aprovação no eleitorado feminino, ante 39,5% no índice registrado entre os homens. A reprovação se inverte: 57,3% dos homens desaprovam o atual governo, contra apenas 42,7% das mulheres.
Lula também registra melhores resultados entre os mais jovens e entre os eleitores faixa etária com idade superior aos 60 anos. Na primeira, 59,8% aprovam o trabalho petista. Na segunda, são 55,2% os que indicam classificação positiva.
Os piores resultados, por faixa de idade, estão entre nas faixas médias. De 25 a 34 anos, Lula tem 54,8% de reprovação. No grupo imediatamente acima, de 35 a 44 anos, a desaprovação chega a 55,8%. Já entre os que têm de 45 a 59 anos, Lula não é bem visto por 55,1%.
A pesquisa divulga, ainda, os índices por escolaridade e religião.
No primeiro caso, Lula vai melhor entre os que estudaram apenas até o Ensino Fundamental. No grupo, a aprovação é de 56,5%. O pior resultado, por sua vez, está nos que possuem Ensino Superior, em que o presidente soma 59,2% de reprovação.
Por religião, assim como era nas eleições, Lula vai bem entre os católicos e mal entre os evangélicos. São 51,0% de aprovação no primeiro grupo e 62,8% de desaprovação no segundo. O recorte, aliás, é o que dá o pior desempenho para o atual governo.
Veja abaixo a íntegra dos resultados:
Pouco mais adiante na pesquisa, o instituto também separa os resultados por região. Lula tem a maior aprovação no Nordeste (56,9%) e o pior desempenho no Sul (60,3% de desaprovação). No Norte e Centro-Oeste os índices são de 37,6% e 58,1%, respectivamente. No Sudeste, são 45,1% de aprovação e outros 50,4% de reprovação.
A pesquisa
O instituto ouviu, neste levantamento, 2020 eleitores em 26 Estados e Distrito Federal e em 160 municípios brasileiros. As entrevistas foram realizadas entre os dias 27 de abril e 1º de maio. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Essa margem pode variar em cada um dos recortes. Leia abaixo a íntegra da pesquisa:
Administracao-Federal-Nacional_Maio24