Arquitetura
Reforma de Apartamento em Madri / midori arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no bairro madrilenho de Malasaña, a pequena moradia de apenas 30 m2 reunia todas as potencialidades para se tornar um lar singular. Localizada no último andar de um edifício centenário, beneficiava-se da entrada de luz natural por meio de um pátio interior relativamente amplo. Já na fachada voltada para a rua, contava apenas com duas pequenas aberturas junto ao teto, posicionadas acima do telhado inclinado do edifício. Sob essa cobertura, estendia-se um espaço com pé-direito reduzido, acesso desconfortável e iluminado apenas por uma pequena claraboia.


O projeto reconhece esse potencial e busca torná-lo evidente. A principal intervenção consiste na criação de uma sala o mais generosa e contínua possível. Elimina-se o estreito corredor de acesso à cozinha, permitindo uma geometria mais regular para o espaço, que passa a contar também com uma nova abertura voltada para o pátio interno. A cozinha se integra à sala como um único móvel, reforçando a continuidade espacial. O forro é removido, revelando a estrutura original de vigas de madeira da cobertura, o que confere maior amplitude ao ambiente e equilibra as dimensões reduzidas da área social.


Ao redor desse espaço central, e como se fossem anexos ou satélites, distribuem-se os demais ambientes. O banheiro passa a ocupar integralmente a área antes compartilhada com a cozinha. O quarto se abre para a sala, preservando a intimidade por meio de painéis dobráveis, e é elevado para criar um amplo espaço de armazenamento sob a cama. Por fim, o que antes era um espaço residual e desconfortável transforma-se no melhor ambiente da moradia: o sótão se integra totalmente à sala como uma ampliação do espaço principal e, com a ampliação da claraboia, passa a inundar o apartamento de luz natural, sendo percebido quase como uma varanda. O espaço sob o telhado, anteriormente utilizado como armário e acessado pelo sótão, também se abre para a sala e se converte em um nicho destinado ao estudo ou ao trabalho.

A sala, finalizada em tons brancos e neutros, cede protagonismo às vigas que a coroam. Os ambientes adjacentes permanecem ocultos por meio de fechamentos móveis: uma porta deslizante garante a privacidade do banheiro, um fechamento sanfonado isola o quarto e uma cortina oculta o espaço do sótão e o nicho de estudo. Quando esses elementos se abrem, a neutralidade do branco dá lugar a uma paleta de cores vibrantes — o azul intenso do revestimento do banheiro, o amarelo luminoso do espaço de armazenamento do quarto e o verde vivo do sótão —, que evoca uma sensação de calma associada ao exterior e oferece vistas para o céu de Madri.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


