Arquitetura
Reforma do Forte da Crismina / barbiniarquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O forte da Crismina é um dos três fortes do século XVIII da antiga linha de defesa da costa de Cascais, edificados na sequência do conflito entre Portugal e Espanha. Esta estrutura fortificada é principalmente um espaço vazio, delimitado por muros em pedra, parcialmente deteriorados pela erosão eólica e outros fenómenos atmosféricos. Estes muros têm alturas e espessuras diferentes, definindo um polígono irregular.

A intervenção envolve, em primeiro lugar, a consolidação do limite construído e, em segundo lugar, a construção de um equipamento de um só piso em vidro e pedra dentro do recinto, com o objetivo de redefinir uma nova sintaxe espacial. O novo volume atinge a altura máxima das paredes ao seu redor contribuindo a reforçar o seu papel de miradouro e marco territorial.


O programa é polivalente e inclui um único espaço aberto para eventos privados. O espaço exterior entre o edifício e as paredes existentes é composto por três pátios descobertos, um virado a sul, o segundo virado a nascente, e o terceiro a poente, aberto em direção ao Oceano Atlântico e aos principais ventos dominantes.

A área tem uma importância ecológica e paisagística invulgar, integrada na falésia cortada por enseadas rochosas, praias arenosas e pequenas praias de seixos. Do ponto de vista vegetal, a área apresenta espécies vegetais raras com valor científico, envolvendo algumas endemias, como armeria pseudoarmeria ou Armeria welwitschii entre outras.

Neste contexto, a intervenção paisagística centra-se em áreas livres de cobertura vegetal, com trilhos antigos, zonas de travessia e limites perimetrais, apontando para recuperar a capacidade do sistema.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


