Arquitetura
Refúgio Doshi no Campus Vitra / Balkrishna Doshi + Khushnu Panthaki Hoof & Sonke Hoof

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O Refúgio Doshi, localizado no Campus Vitra em Weil am Rhein, é um santuário contemplativo concebido e projetado em colaboração entre o arquiteto laureado com o Prêmio Pritzker, Balkrishna Doshi, sua neta Khushnu Panthaki Hoof e o marido dela, Sönke Hoof. Inspirado na espiritualidade indiana e nas qualidades meditativas do som e do silêncio, o refúgio propõe uma jornada sensorial através do espaço e da luz — um lugar destinado à solidão, à reflexão e à transformação interior.


O projeto teve origem em uma conversa entre Rolf Fehlbaum, presidente emérito da Vitra, e Balkrishna Doshi, após a visita de Fehlbaum ao Templo do Sol de Modhera, na Índia. Inspirado por um pequeno santuário que encontrou naquele local, Fehlbaum convidou Doshi a conceber um espaço de contemplação para o Campus Vitra.


Doshi abraçou a ideia, e o que se seguiu foi um diálogo criativo e íntimo entre ele, Khushnu e Sönke, através do qual o Refúgio Doshi gradualmente tomou forma. Concebido em conjunto como uma narrativa arquitetônica de movimento e despertar, o projeto tornou-se o primeiro trabalho realizado fora da Índia por Doshi, Khushnu e Sönke — e o último em que Doshi trabalhou antes de seu falecimento, em janeiro de 2023. Desdobrando-se como um caminho sinuoso e descendente, o refúgio convida à exploração tanto física quanto metafísica: os visitantes percorrem paredes curvas que ressoam com sons sutis de gongos e flautas, evocando uma profunda sensação de transição interior.

De acordo com Khushnu Panthaki Hoof, “durante o processo de projeto, foram exploradas várias iterações do caminho e do modelo. Uma versão apresentava dois caminhos entrelaçados, que lembravam a Doshi um sonho que ele teve com duas cobras entrelaçadas. Intuitivamente, Sönke e eu tomamos isso como um sinal e desenvolvemos o projeto em torno dessa ideia. Para nós, a visão das cobras simbolizava renovação e transformação, temas que ressoavam com o espírito do refúgio. Assim, os caminhos entrelaçados se tornaram tanto uma expressão espacial quanto simbólica de despertar e renovação, guiando os visitantes em uma jornada de descoberta”.

A paisagem sonora, integrada por meio de reentrâncias acústicas ocultas, acompanha o visitante ao longo do percurso e culmina em uma câmara circular de contemplação. Dentro desse espaço de forma orgânica, um tanque de água da chuva, dois bancos de pedra semicirculares e um gongo central compõem uma atmosfera meditativa. A luz penetra por uma abertura no teto e se reflete em uma mandala de metal martelada à mão, produzida na Índia, projetando padrões delicados que dançam pelo espaço.

A estrutura é construída em aço XCarb® forjado e moldado — um material inovador e de baixas emissões, generosamente doado pela ArcelorMittal. Sua pátina quente e em constante transformação harmoniza com a paisagem natural, enquanto a geometria sinuosa convida a múltiplas perspectivas e a experiências sensoriais em contínua mudança.

O refúgio incorpora o processo de despertar e ascender por meio do som e do movimento. Como observa Khushnu, “o som ressoa através do corpo, dissolvendo a fronteira entre o eu e a estrutura. O próprio volume torna-se um instrumento vivo, responsivo e transformador.”


Os arquitetos deliberadamente se abstiveram de atribuir ao refúgio um rótulo singular. Ele se apresenta, em vez disso, como um espaço em aberto para contemplação, convidando à solidão, desorientação e encontro, uma jornada que espelha as dimensões invisíveis do ser. Através de sua visão compartilhada, Balkrishna Doshi, Khushnu Panthaki Hoof e Sönke Hoof deram forma a uma experiência que transcende a arquitetura: um refúgio de tranquilidade e ressonância espiritual dentro da paisagem em evolução do Campus Vitra.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa H – La Cañada V / Parada Cantilo Estudio

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Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no bairro “La Cañada” sobre um lote de grandes dimensões que tem a particularidade de ser vizinho a um córrego, gerando uma pronunciada inclinação em direção ao mesmo. O projeto tem como foco as necessidades programáticas determinadas por um único habitante e a análise do local a ser ocupado.



Esta edificação se encontra em outro momento da vida da cliente, onde suas paixões decidem a maneira de viver e compreender o espaço. A leitura, a escrita e a vegetação são o ponto de partida para o desenvolvimento projetual.


A ideia de uma estufa dentro do programa se traduziu como um grande vazio localizado no coração da residência que estipula a organização espacial, separando a área privada da pública, sendo a biblioteca a que consolida a borda longitudinal que faz as vezes de ponte entre ambas as zonas. Ao mesmo tempo, acompanhando os diferentes usos ao longo do habitáculo e em resposta à orientação, a área de serviço ocupa a frente da casa, o que permite uma materialidade mais densa, mediando entre a vida urbana e o fundo do terreno. Além disso, obstrui os grandes ventos provenientes do sul.

Diante da proximidade ao afluente, a inclinação natural em direção ao mesmo demandava a necessidade de um nivelamento das bordas e acessos à residência. Como solução para essa problemática, tomou-se a decisão de extrair a matéria-prima do terreno, concedendo um remate particular em forma de espelho d’água.

No que diz respeito à construção, determinou-se uma edificação de caráter híbrido consolidada a partir de um esqueleto metálico soldável que, além de agilizar a obra, permite aprofundar as relações com o local e estabelecer um ritmo no percurso pela residência. O tijolo, a madeira e o vidro são os materiais predominantes no desenvolvimento da casa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Museu de Artes da Universidade de Princeton / Adjaye Associates

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- Área:
13565 m²
Fabricantes: Terrazzo & Marble, Unknown (Removed)


Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Artes da Universidade de Princeton tem um novo lar audacioso no coração do campus, projetado por Adjaye Associates com Cooper Robertson atuando como arquiteto executivo. Concebido como um “campus dentro do campus”, o novo museu dobra o tamanho de seu antecessor, mantendo-se enraizado no local histórico, reforçando seu papel central na vida universitária e seu lugar como um centro cultural para a comunidade mais ampla.

Localizado centralmente entre a Elm Drive e a Chapel Drive ao longo do McCosh Walk, o novo museu de 13.565 metros quadrados e três andares se inspira no patrimônio arquitetônico de Princeton. Aproveitando a permeabilidade do campus, o projeto rompe a massa em nove pavilhões interconectados que ressoam com os edifícios circundantes. Organizado em torno de dois eixos principais — norte-sul e leste-oeste —, o museu foi concebido de modo a alinhar-se à circulação natural do campus, garantindo sua integração orgânica à vida cotidiana da universidade, mesmo fora do horário de visitação. No térreo, dois amplos “corredores de arte” atravessam o edifício, conectando-o aos fluxos existentes do campus e permitindo que partes do museu permaneçam vivas e acessíveis mesmo quando as galerias estão fechadas.

As galerias se organizam como uma sequência de volumes intercalados por espaços intermediários que emolduram vistas para os marcos da universidade, a paisagem e as esculturas ao ar livre. O conjunto responde ao declive natural do terreno, descendo suavemente para criar terraços, pátios abertos e áreas de convivência capazes de acolher eventos com públicos que variam de 200 a 2.000 pessoas. O projeto paisagístico preserva as árvores ao longo do McCosh Walk, relocando exemplares significativos sempre que possível e incorporando novos terraços verdes que conectam o museu à topografia e ao tecido do campus.


O projeto enfatiza a transparência e o engajamento, explorando aberturas profundas que funcionam como lentes de luz, poços de iluminação e percursos abertos que estabelecem conexões contínuas entre arte, paisagem e comunidade. As escolhas de materiais e os tratamentos de fachada foram cuidadosamente calibrados para captar a luz em diferentes direções, fazendo com que o edifício se transforme ao longo do dia. O exterior combina painéis de agregados de pedra — alternando superfícies ásperas e polidas — com esquadrias de bronze e vidro triplo, compondo uma pele arquitetônica vibrante. O resultado é uma construção texturizada, porosa e responsiva, cuja materialidade reforça o diálogo entre permanência e mutabilidade.

No interior, vigas estruturais de madeira laminada colada (glulam) e materiais de tonalidade quente conferem tangibilidade e escala humana a espaços centrais como o Hall de Entrada, o Hall da Grande Escadaria e o Salão Nobre. Os acabamentos de terrazzo e madeira refletem o mesmo rigor aplicado à fachada, ancorando a experiência do visitante na materialidade e permanência.

O projeto é uma resposta a uma visão curatorial ambiciosa que prioriza o contato cultural, a troca e a narração de histórias. Noventa e cinco por cento do espaço da galeria está localizado em um único nível, reunindo a coleção de alcance global de Princeton de maneiras que desafiam as hierarquias tradicionais de exibição, interrompendo narrativas convencionais da história da arte.


A disposição convida a novos encontros através da geografia, cronologia e cultura. O armazenamento visível, as alturas de pé-direito variadas e as vistas emolduradas permitem que os visitantes vislumbrem obras a partir das zonas de circulação e de fora, dissolvendo o limiar tradicional entre o museu e o campus.

O programa do museu apoia o ensino, a pesquisa e a prática criativa em todos os níveis. O térreo abriga espaços públicos e educacionais com salas de aula para estudo de objetos, “laboratórios de criatividade”, salas de seminários e auditórios, enquanto os andares superiores contêm galerias, estúdios de conservação, escritórios e um café na cobertura com áreas de assentos internas e externas. O hall flexível recebe palestras, performances e reuniões comunitárias em múltiplas configurações, ampliando o papel do museu como um local para diálogo e troca.

Sustentabilidade – O novo edifício alcança a certificação LEED Gold e se alinha com o Plano de Sustentabilidade da Universidade de Princeton para emissões líquidas de carbono zero até 2046. Tecnologias sustentáveis foram incorporadas desde o início do projeto, possibilitando metas de desempenho que vão além dos padrões atuais. Uma envoltória de alto desempenho, com isolamento reforçado e janelas triplamente envidraçadas em “lentes” estruturais com quebras térmicas, garante controle térmico eficiente e estabilidade ambiental. Sistemas avançados de climatização e umidade mantêm condições ideais de conservação para a coleção. O museu é setorizado para operação seletiva, permitindo que determinadas áreas permaneçam abertas de forma independente, reduzindo o consumo de energia e mantendo o edifício ativo ao longo do dia e também à noite.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Salão Central Eborense / ateliermob

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Descrição enviada pela equipe de projeto. O Salão Central Eborense é um espaço cultural público localizado no coração do centro histórico de Évora, dentro da área designada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Com uma rica história de intervenções arquitetônicas — a mais significativa delas realizada por Francisco Keil do Amaral em 1945 —, o edifício permaneceu fechado e severamente deteriorado a partir da década de 1980, apesar de sua escala monumental e presença urbana simbólica.

Em 2017, após um processo de seleção competitivo, o ateliermob foi nomeado para liderar o projeto de reabilitação do edifício. Dois desafios principais moldaram o programa preliminar: a relocalização da entrada principal para o Pátio do Salema — concebida como um catalisador para a revitalização deste espaço urbano único — e a conceção de um auditório flexível, adequado às práticas artísticas e performativas contemporâneas.

Ao longo dos anos, escavações arqueológicas permitiram a integração de uma sala de ensaios subterrânea, refletindo as dimensões do palco principal. O projeto inverte a orientação original do edifício, reposicionando a entrada e o palco para otimizar a circulação. A partir da nova entrada, os visitantes podem acessar um espaço de ensaios, uma livraria-café aninhada na icônica forma curva do edifício e um terraço na cobertura que oferece vistas panorâmicas da cidade.

Dada a sua relevância cultural e urbana — e a sua contribuição para a candidatura bem-sucedida de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 —, o projeto envolveu um amplo envolvimento da comunidade, incluindo reuniões participativas com partes interessadas locais, profissionais e cidadãos. As obras de renovação começaram em abril de 2020, pouco depois do início do confinamento devido à COVID-19, e o edifício reabriu em setembro de 2024.

O novo foyer central, acessível a partir do Pátio do Salema, torna-se o coração do fluxo interno do edifício. Mantendo um acesso secundário a partir da Rua de Valdevinos, ambas as entradas estão agora ligadas através de um átrio comum. O piso térreo reorganizado inclui camarins, espaços de apoio aos artistas, áreas de bilheteira e vestiário, casas de banho e um bar.

Graças a campanhas arqueológicas anteriores, o espaço de ensaio enterrado foi construído sem a necessidade de novas escavações. Ele replica a área do palco e inclui acesso independente para apresentações mais intimistas. O auditório blackbox é o núcleo do programa do edifício. Em comparação com o salão original, sua capacidade foi reduzida pela metade para permitir máxima flexibilidade. Um sistema de assentos retráteis e uma grade técnica de vão total permitem múltiplas configurações, suportando uma ampla gama de expressões artísticas contemporâneas.


A inversão das áreas do palco e dos bastidores destaca a característica arquitetônica mais marcante do edifício: um espaço de canto com pé-direito triplo e iluminação natural que agora abriga o café-biblioteca e a circulação vertical, conectando-se aos mezaninos dos andares superiores e culminando em um telhado panorâmico.

Externamente, o edifício preserva o seu caráter histórico: as fachadas são rebocadas em tons originais, a alvenaria combina com os materiais existentes e a nova estrutura do telhado metálico é coberta com telhas tradicionais de terracota. No interior, uma paleta sóbria de preto, branco e cinza define as áreas públicas, enriquecidas por materiais locais como a cortiça. Acabamentos acústicos e em madeira envolvem a sala preta e as salas de ensaio, enquanto os acessos verticais são realçados com detalhes em vermelho vivo.

Fonte: Archdaily
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