Arquitetura
Residência BRM / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada às margens de um canal na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, a Residência BRM se dissolve na paleta de cores abundante da natureza ao redor. Projetada para uma família que adora receber amigos, a casa evoca, através dos seus materiais, o espírito do verão: o brilho do sol, a areia da praia e o frescor do mar.

O acesso à residência pode ser dado por terra (pela fachada da rua), ou pelo mar (através do píer). Ao chegar pela entrada principal, o visitante é banhado pela luz natural que entra através de longos rasgos no forro de madeira, e pode compreender visualmente todo o conceito do projeto: desde a concepção, a nossa cliente sempre foi muito participativa e certeira na sua visão. Ela queria uma casa em tons claros, que trouxesse referências tropicais não apenas na arquitetura, mas também na escolha das cores, texturas e detalhes. Juntos, optamos pelo uso de uma madeira e piso em tom mais claro, o que trouxe uma leveza visual à residência.


Dividido em dois pavimentos, o programa se distribui da seguinte forma: no térreo, uma generosa área social – com estar, jantar, varanda gourmet, piscina, academia e duas salas íntimas, além das suítes de hóspedes. Um jardim interno funciona como transição entra a sala de estar e a sala de jantar, que por sua vez se abrem para a área externa e para o canal.

No pavimento superior estão as suítes da família. Uma laje ajardinada permitiu a criação de um terraço, que pode ser acessado pela circulação comum ou pela suíte master, e cuja privacidade é garantida por um cuidadoso paisagismo.

As fachadas da casa são envoltas por madeira accoya clara, enquanto brises de pedra ajudam na proteção solar. Com uma implantação em L, buscamos orientar a vista para o canal e as montanhas ao redor. Com intuito de gerar dinamismo espacial, projetamos volumes independentes e propositalmente desalinhados, contribuindo para a privacidade dos hóspedes. Uma cobertura com estrutura em malha xadrez unifica os volumes, na qual beirais vazados foram desenhados para serem eventualmente tomados por trepadeiras.

É importante mencionar o trabalho muito próximo e extremamente minucioso que foi desenvolvido pela equipe de interiores e decoração juntamente com a cliente para a definição de cada peça de mobiliário, cada tecido, cada cor e cada textura. A Residência BRM é como uma joia, esculpida por muitas mãos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


