Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio de casas de Campo, no interior de São Paulo, a Residência F3 foi implantada em um terreno de formato retangular com declive acentuado.
Com o objetivo de vencer esse desnível de forma suave e acomodar a casa ao perfil natural do terreno, optamos por recuar o volume principal da casa mais para a porção central do terreno, criando um grande jardim frontal que vence parte do declive e proporciona um acesso convidativo para a entrada principal.
Nesse sentido, o nível térreo do projeto fica alguns metros abaixo do nível da rua e acomoda toda a área social da casa, garagem, área de serviços, cozinha, sala de jogos e piscina. A área de serviços e garagem ficam separadas do corpo principal da casa, na porção frontal a esquerda do terreno acompanhando o declive de forma que ficaram totalmente escondidas sob um teto verde que se mescla com o jardim. Já os ambientes sociais, living, jantar e varanda ficam na porção central do terreno e são totalmente envidraçados, permitindo total interação com o jardim e a vista. O jardim frontal e os brises de madeira da fachada ajudam a garantir a privacidade com relação à rua, além de trazer um visual incrível para o living.
O programa da casa foi pensado para uso de veraneio de uma família grande, com avós filhos e netos. Para acomodar toda a família e convidados, optamos por criar um pavimento superior com sete suítes e uma sala de cinema, deixando a área íntima separada e o térreo mais livre com áreas abertas de jardim.
O estilo arquitetônico do projeto é contemporâneo, com a predominância de linhas retas, grandes berais, ambientes integrados e muita conexão entre os ambientes internos e externos através de grandes panos de vidro em posições estratégicas para valorizar as visuais do jardim. Os acabamentos escolhidos priorizam os materiais naturais como madeira tauari, granito itaúnas e pedra moledo, elementos que trazem aconchego em contraponto com os materiais mais industriais como caixilhos em alumínio, vidros e berais em ACM preto.
Na área externa, um amplo deck de granito faz a conexão da varanda com a piscina que se debruça para a vista com sua borda infinita. A piscina tem sua porção mais retangular com prainha e spa mais próximas do deck e uma raia lateral se projeta em direção a casa até o acesso do vestiário e sauna. Um grande muro de pedra moledo trás toda a privacidade com relação ao vizinho lateral para a área social da casa, além de ser o embasamento estrutural que sustenta o grande vão livre da varanda de aproximadamente 14 metros de extensão.
Para possibilitar essa leveza visual e os grandes vãos na área social do térreo, o pavimento superior foi executado em steel frame, proporcionando maior leveza estrutural e também aproveitando as boas características termo-acústicas e sustentáveis desse método construtivo.