Arquitetura
Residência Highland Park / Alterstudio Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1 m²
Ano:
2018
Fabricantes: ABC Carpet & Home, All Wood Cabinetry, Artefacto, B&B Italia, B.lux, Bybee Stone, Carl Hansen and Son, Cassina, Cerámica Suro, Cooktop, Delta, Espasso, GamFratesi, Garibaldi Glass, Glazing Vision, Holland Marble, Juno, Knoll International, Lapalma, Le Porc Shop, +10-10

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Highland Park apresenta uma contraproposta às mansões em estilo Tudor contemporâneo e aos castelos franceses desse sofisticado bairro de Dallas. Em um terreno sem elementos naturais marcantes ou árvores, e com vizinhos próximos em ambos os lados, o projeto de três níveis cria um ambiente extraordinário para a vida em família e para a arte. A nova e impressionante paisagem disfarça a garagem e convida a ocupar o espaço de maneiras inéditas e inesperadas.


Um volume puro de calcário paira na linha de construção, dobra-se para definir um espaço privado e avança em balanço 10 metros sobre a entrada. Atrás dele, um edifício separado abriga a galeria, reforçando a atmosfera de recolhimento e oferecendo um cenário cuidadosamente calibrado para uma significativa coleção rotativa de arte. Um aterro baixo de pedras, plantado com gramíneas nativas, cactos e arbustos, separa a residência da rua.

Desde a chegada, o percurso cria uma sequência de expectativas, revelando espaços surpreendentes à medida que o visitante percorre o terreno. No interior, o olhar é conduzido ora horizontalmente em direção à paisagem, ora mais profundamente para dentro da casa repleta de arte. A sala de estar de pé-direito duplo é escavada no volume de pedra, revelando um espaço de amplitude inesperada, enquanto painéis de vidro curvo e grandes portas retráteis incentivam a transição contínua entre o edifício e o jardim.


Acabamentos rústicos e refinados se combinam em todo o projeto: aço em acabamento natural contrasta com painéis de calcário de Indiana cuidadosamente compostos; ladrilhos artesanais e pedras vulcânicas esmaltadas de Guadalajara se unem a marcenaria em nogueira e metais em aço inox.

A circulação no térreo acontece junto às paredes envidraçadas, enfatizando a conexão com a natureza. Uma parede de 12 metros de portas de vidro de correr integra a sala de estar e jantar, de pé-direito duplo, ao jardim posterior, onde grandes terraços de concreto se destacam. A cozinha e a sala de refeições ficam no ponto de encontro entre o jardim da frente, a lateral do terreno e o pátio interno. No pavimento superior estão os dormitórios: uma longa galeria separa os quartos infantis da suíte principal.

Um volume térreo independente, coberto por trepadeiras, abriga a galeria, o escritório da galeria, a área de apoio à piscina e uma suíte para hóspedes. No interior, o espaço expositivo de 4,2 metros de pé-direito e 100 m² contrasta com a riqueza de materiais e texturas da casa e dos jardins. Ali, o ambiente é abstrato e dedicado à arte, com pisos de concreto, paredes brancas e três grandes claraboias que iluminam naturalmente o espaço.

Detalhada com precisão em cada parte, a casa de 1.152 m² oferece, ao mesmo tempo, uma presença material tangível e uma base abstrata contra a qual se destacam as transformações da natureza, da arte e da vida social.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


