Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência HL foi concebida como um pequeno pavilhão urbano, ocupando a esquina de um bairro jardim exclusivamente residencial de São Paulo. O partido de implantação obedece a dois critérios complementares: criar um pavilhão independente – leve e suspenso do solo – e integrar espaços internos e externos para tirar o melhor proveito possível da área do lote.
Para tanto, propusemos uma plataforma de fora a fora do terreno, suspensa 60 cm do solo, que acolhe os espaços mais significativos da residência, como áreas de convívio, suíte principal e os espaços de serviço. A posição desta plataforma configura dois pátios ajardinados que se articulam com os espaços internos por meio de varandas cobertas em toda a extensão do pavilhão.
Um volume suspenso, sobre a cobertura da plataforma, abriga o segundo dormitório da residência. Este dormitório funciona como estúdio independente, na medida em que acolhe tanto o espaço de trabalho quanto o de dormir, além de banheiro completo e acesso a um jardim localizado na cobertura da plataforma.
O sistema construtivo adotado reforça o partido proposto, de pavilhão leve e suspenso. A estrutura é metálica, de perfis W com conexões soldadas na fábrica e parafusadas no canteiro; os fechamentos são predominantemente compostos por componentes industrializados, como painéis de alta densidade e caixilhos de alumínio; os sistemas de piso, forro e cobertura adotam os mesmos critérios, privilegiando sistemas leves produzidos na fábrica (fora do canteiro) e montados na obra.
Por fim, adotou-se um sistema de sombreamento e proteção solar composto por painéis de tecido retráteis, que reforçam a leveza e o caráter mutável da volumetria, que pode se transformar de acordo com as condições ambientais – como a posição do sol – e as possibilidades de relação pretendidas entre os espaços internos e externos.