- Área:
500 m²
Ano:
2024
“Nhà Tú Garden” destaca-se por sua localização única, servindo como ponto de encontro entre áreas residenciais e industriais. O conceito de integração foi estabelecido como a principal diretriz de design para o projeto. Com a intenção de criar um ponto focal “verde” para a área, o arquiteto propôs a ideia de um “pequeno jardim” dentro de um “grande jardim”.
Design em Camadas – O espaço principal é moldado como uma grande caixa, com uma altura proporcional aos prédios gerais da oficina nas proximidades. O centro é escavado para criar um jardim tropical ao ar livre. Da entrada da rua até a área do jardim, há uma interação de elementos “humano-água-vegetação”. Uma piscina infinita que se estende pela fachada frontal serve como elemento regulador, reduzindo a radiação de calor da rua para dentro do edifício. Todas as elevações são estruturadas em duas camadas.
A camada externa é um sistema de sombreamento de bambu com uma camada de amortecimento (vazios, pátios, varandas, etc.) e paredes perimetrais. O espaço de jantar ao ar livre utiliza o “hàng ba” (uma característica comum na arquitetura do sul do Vietnã) para fornecer isolamento acústico e térmico para o espaço interior principal, seguido por um fosso e um vazio servindo como camada amortecedora ao redor do bloco principal do edifício. A área de jantar interna, com assentos dispostos em direção ao centro, garante que todos os cantos do restaurante tenham acesso ao jardim.
Espaço Multifuncional – Para atender a dois grupos de usuários, pequenos e grandes eventos, o arquiteto criou um espaço adicional de jantar VIP que é multifuncional. Utilizando as funções de abertura-fechamento-rotatividade de portas de vidro, o espaço pode mudar flexivelmente sua função para atender às necessidades de uso. A área central do jardim é projetada como uma caverna de claraboia, organizando um ecossistema tropical e abraçando elementos naturais (sol, chuva, vento, etc.). Quando fechado, o jardim se assemelha a uma cena em miniatura animada. Quando aberto, o jardim se transforma em uma pequena floresta, trazendo a brisa natural e a luz para o prédio. As posições das portas abertas também são calculadas para reduzir o impacto dos ventos quentes e secos e aumentar as brisas frescas.
Indígena – Moderno e Tradicional – O plano de construção combina novas técnicas industriais com a habilidade artesanal tradicional dos artesãos locais. A estrutura principal utiliza quadros de aço pré-fabricados, uma solução de construção de oficinas industriais próximas. As paredes de tijolo são finalizadas com pintura texturizada com pincel. O piso de concreto é finalizado com cimento rolado e polido com um pincel para criar uma superfície natural. O teto de estrutura de aço é finalizado com painéis de bambu tecidos, que são interconectados manualmente. As áreas do bar e dos banheiros usam tijolos de barro tradicionais como detalhes. O edifício se assemelha a um museu de habilidades artesanais. O proprietário do restaurante tem coletado e encomendado itens de oficinas locais, desde móveis até utensílios de mesa, cortinas, etc., todos usando materiais naturais e artesãos locais de todo o Vietnã.