Arquitetura
Rota Histórica da Antiga Muralha de Fongshan / MAYU architects

![]()
![]()
![]()
![]()

Arquitetos:
MAYU architects- Área:
9999 m²
Ano:
2023

Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga cidade do Condado de Fongshan, considerada a cidade amuralhada preservada mais antiga de Taiwan, testemunha mais de dois séculos de transformações socioeconômicas. Em consonância com o objetivo do cliente de regenerar o local, foi implantada uma passarela elevada que assegura impacto visual e físico mínimo, ao mesmo tempo em que promove uma forma contemporânea de exploração. Com um desenho versátil, a passarela adapta-se às diferentes condições ao longo da muralha e articula múltiplos elementos de design em uma única estrutura linear.



A fase atual concentra-se no trecho entre o Portão Leste e o Portão Norte. Essa área distingue-se pela presença de edifícios e árvores que se entrelaçam com os vestígios da muralha. Para respeitar a “zona de proteção do patrimônio”, que restringe intervenções em um raio de 10 metros, a passarela foi implantada de forma aproximadamente paralela à muralha, acompanhando sua altura. Em determinados pontos, sua largura e elevação aumentam, criando espaços de permanência que permitem aos visitantes explorar e contemplar trechos ocultos da muralha.


Historicamente, a abertura da Rua Shengli, em 1928, desmontou parte da muralha e dividiu a Gueishan (Montanha da Tartaruga). Há, atualmente, um interesse local em restabelecer essa conexão como forma de restaurar o feng shui do lugar. Nesse ponto, a passarela se estende por meio de duas vigas de 30 metros que atravessam a Rua Shengli, unindo novamente a Gueishan fragmentada. Os quatro pontos de apoio entre as pontes e a montanha foram implantados de acordo com os padrões de altura viária e respeitando as linhas de contorno do terreno, minimizando o impacto da intervenção. A estrutura se articula às trilhas existentes, configurando um percurso contínuo de exploração.



A passarela é caracterizada por corrimãos metálicos em tom marrom-escuro, que evocam de forma sutil as ameias por meio do efeito de difração, ao mesmo tempo em que harmonizam com as cores do entorno. A seção transversal da ponte integra corrimãos, painéis perfurados, piso em pedra, iluminação e calhas, enquanto coberturas, escadas, paredes e plataformas são incorporadas em pontos específicos para diversificar as experiências. Esses elementos orientam e enriquecem a trajetória dos visitantes ao longo do percurso. Além disso, a construção modular da passarela possibilita sua futura extensão na Fase Dois, conectando o Portão Leste ao Portão Sul.
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


